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Tipo do documento: Dissertação
Título: Comportamentos ergonômicos em ambientes esportivos para crianças: estudo e recomendações para profissionais de Educação Física
Título(s) alternativo(s): Ergonomic behaviors in sports environments for children: study and recommendations for Physical Education professionals
Autor: Almeida, Marcelo Ramos 
Primeiro orientador: Lopes, Andrei Guilherme
Primeiro membro da banca: Bublitz, Frederico Moreira
Segundo membro da banca: Gomes, Marcius de Almeida
Resumo: A prática regular de atividade física desde a infância poderá proporcionar ao ser humano hábitos saudáveis capazes de ser mantidos durante as demais fases da vida, entretanto, uma alta prevalência de inatividade física desde o começo da vida tem sido preocupação mundial, de acordo com o American College of Sports Medicine (ACSM) e a Organização Mundial da Saúde (OMS). Crianças constituem um público que possui dimensões físicas e características comportamentais bem diferentes em relação aos adultos, dessa forma, precisam de um olhar mais atendo no que diz respeito à necessidade de maior segurança para realizar atividades físicas com eficiência, eficácia e com menores riscos de acidentes. Nesse sentido, é importante que os ambientes onde são realizadas práticas esportivas possam oferecer o máximo de segurança, minimizar riscos de acidente, além da necessidade de constituir-se em um local agradável e funcional. Assim, o presente estudo analisou ambientes esportivos, em que crianças realizam exercício físico, considerando as necessidades ergonômicas esperadas para oferecer mais segurança e praticidade. Os sujeitos da pesquisa foram os profissionais que acompanham o público infantil em suas atividades. O estudo foi realizado no município de Barreiras – Bahia, em espaços como: sala de musculação, box de crossfit e clube de natação. Trata-se de um estudo qualitativo em que foi realizada uma revisão integrativa e, para a coleta dos dados, com base na literatura pesquisada, foi utilizada a observação sistemática dos ambientes e da realização de algumas práticas esportivas, como também a aplicação de questionário a dez professores/as, acerca de conhecimento teórico e prático sobre ergonomia e percepção de aspectos ergonômicos do espaço onde trabalham. Foi observado que existe uma carência de estudos sobre o tema na literatura e que seria válido para os profissionais de Educação Física desenvolver um “olhar” mais criterioso para as questões ergonômicas no ambiente esportivo para o público infantil. Foram verificadas incompatibilidades ergonômicas nos equipamentos esportivos dos locais pesquisados para o público infantil. Ao término do estudo, além do relatório final, foi produzido um Guia de intervenção ergonômica em ambientes esportivos para crianças, visando contribuir para um melhor esclarecimento dos profissionais acerca de assuntos relacionados a ergonomia para crianças em diversos ambientes esportivos
Abstract: Regular practice of physical activity since childhood may provide human beings with healthy habits capable of being maintained during the other phases of life, however, a high prevalence of physical inactivity since the beginning of life has been a worldwide concern, according to the American College of Sports Medicine (ACSM) and the World Health Organization (WHO). Children constitute a public that has very different physical dimensions and behavioral characteristics in relation to adults, thus, they need a more attentive look with regard to the need for greater safety to perform physical activities efficiently, effectively and with less risk of accidents In this sense, it is important that the environments where sports are carried out can offer maximum safety, minimize the risk of accidents, in addition to the need to be a pleasant and functional place.Thus, the present study analyzed sports environments, in which children perform physical exercise, considering the expected ergonomic needs to offer more safety and practicality. The research subjects were professionals who accompany the child audience in their activities. The study was carried out in the municipality of Barreiras - Bahia, in spaces such as: weight room, crossfit box and swimming club. This is a qualitative study in which an integrative review was carried out and, for data collection, based on the researched literature, systematic observation of the environments and the performance of some sports practices was used, as well as the application of a questionnaire to ten teachers / as, about theoretical and practical knowledge about ergonomics and perception of ergonomic aspects of the space where they work. The results of this research observed that there is a lack of studies on the topic in the literature and that it would be valid for Physical Education professionals to develop a more careful “look” for ergonomic issues in the sports environment for children. Several ergonomic incompatibilities were found in the sports equipment in the locations surveyed for children. At the end of the study, in addition to the final report, a Guide to ergonomic intervention in sports environments for children was produced, aiming to contribute to a better clarification by professionals about subjects related to ergonomics for children in different sports environments.
Palavras-chave: Ergonomia
Ambientes esportivos
Prática esportiva
Crianças
Área(s) do CNPq: ENGENHARIA DO PRODUTO::ERGONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTS
Citação: ALMEIDA, Marcelo Ramos. Comportamentos ergonômicos em ambientes esportivos para crianças: estudo e recomendações para profissionais de Educação Física. 2021. 118f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4225
Data de defesa: 31-Mar-2021
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