Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4211
Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação da fibra do sisal como adsorvente de corante têxtil, presente em águas residuárias do processo de tingimento
Autor: Crispiniano, Fellipe Farias
Primeiro orientador: Vieira, Fernando Fernandes
Primeiro membro da banca: Cavalcante, Geralda Gilvania
Segundo membro da banca: Oliveira, Líbia de Sousa Conrado
Terceiro membro da banca: Almeida, Marcelo Maia de
Resumo: O presente trabalho buscou produzir um adsorvente alternativo a partir da fibra do Sisal. O material foi lavado e seco em estufa em duas temperaturas distintas, 60°C e 80°C. O efeito da temperatura de secagem do Sisal foi avaliado por meio do planejamento fatorial 2³. O material foi ativado com ácido clorídrico (HCl) e hidróxido de sódio (NaOH) com concentração de 0,1 mol.L^-1 . Os adsorventes foram caracterizados por espectroscopia de infravermelho com transformação de Fourier (FT – IR) e o Ponto de Carga Zero (PCZ). O efeito das variáveis massa do adsorvente, concentração do corante, pH, tempo de contato e agitação, foram analisados por meio do planejamento Box-Behnken. A cinética e a isotermas de adsorção foram estudadas para cada sistema adsorvente adsorbato. Foi aplicado um teste estatístico para verificar se há diferença entre o material in natura e o modificado quimicamente. Os resultados da cinética de adsorção, foram modelados por regressão não linear empregando o modelo de Pseudoprimeira ordem e Pseudosegunda ordem. Os resultados de equilíbrio, foram modelados por regressão linear, onde, se utilizou os modelos de Langmuir, Freundlich e Sips. A cinética de secagem mostrou ser mais rápida na temperatura de 80°C, onde o equilíbrio foi alcançado em 18 min. Os dados da cinética de secagem, se ajustou bem ao modelo de Newton e Midilli. O teste estatístico F, afirma que os modelos foram significativos e pode ser útil para fins preditivos. O planejamento fatorial 2³, mostrou que a temperatura de secagem é significativa para o processo de adsorção. O planejamento Box-Behnken mostrou que as variáveis de controle são significativas para o processo de adsorção. A cinética de adsorção seguiu uma cinética de Pseudosegunda ordem e a capacidade máxima de adsorção para o material in natura, ativado com HCl e NaOH foram 14,76 mg.g^-1 , 18,30 mg.g^1 e 3,58 mg.g^-1 , respectivamente. O modelo de Freundlich, teve os maiores valores de R² e razão teste F, sendo este o modelo que melhor representou os dados de equilíbrio de adsorção. Conclui-se que a fibra do Sisal é um material atrativo para ser utilizado como bioadsorvente na adsorção de corante sintético.
Abstract: The present work sought to produce an alternative adsorbent from the Sisal fiber. The material was washed and dried in an oven at two different temperatures of 60°C and 80°C. The effect of Sisal's drying temperature was evaluated by factor planning 2³. The material was activated with hydrochloric acid (HCl) and sodium hydroxide (NaOH) with a concentration of 0,1 mol.L^-1 . The adsorbents were characterized by Fourier transform infrared spectroscopy (FT - IR) and Zero Load Point (PCZ). The effect of the variables adsorbent mass, dye concentration, pH, contact time and agitation were analyzed through Box-Behnken planning. The adsorption kinetics and isotherms were studied for each adsorbent system. The adsorption kinetics followed a Pseudo-second order and the maximum adsorption capacity for the material in natura, activated with HCl and NaOH were 14.76 mg.g^-1 , 18.30 mg.g^-1 and 3.58 mg.g^1 , respectively. The Freundlich model had the highest R² values and F test ratio, being this the model that best represented the adsorption equilibrium data. It is concluded that Sisal fiber is an attractive material to be used as a bioadsorbent in the adsorption of synthetic dye.
Palavras-chave: Secagem
Corante têxtil
Sisal
Adsorção
Drying
Textile dye
Sisal
Adsorption
Área(s) do CNPq: ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental - PPGCTA
Citação: CRISPINIANO, Fellipe Farias. Avaliação da fibra do sisal como adsorvente de corante têxtil, presente em águas residuárias do processo de tingimento. 2020. 107f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental - PPGCTA) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4211
Data de defesa: 19-Fev-2020
Aparece nas coleções:PPGCTA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fellipe Farias Crispiniano.pdfPDF - Fellipe Farias Crispiniano2.94 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.