Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4195
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Wanderson José Rodrigues do-
dc.contributor.advisor1Silva, Alesssandro Frederico da-
dc.contributor.referee1Silva, Ana Paula Bispo da-
dc.contributor.referee2Germano, Marcelo Gomes-
dc.contributor.referee3Dantas, Joseclécio Dutra-
dc.date.accessioned2022-03-10T13:08:02Z-
dc.date.issued2019-10-31-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Wanderson José Rodrigues do. Uma proposta de ensino numa perspectiva histórico-experimental: A pilha de volta. 2019. 91f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4195-
dc.description.resumoPesquisas na área de ensino tem destacado a necessidade de contextualizar o ensino de física, em oposição à apresentação de conteúdos de forma acumulativa e as equações matemáticas muitas vezes expostas de forma desvinculadas do contexto. Diante desse panorama, essa pesquisa tem como objetivo principal desenvolver uma sequência didática cuja proposta está vinculada à atividade experimental com viés problematizador, aliado a História da Ciência. O episódio histórico escolhido tem como alicerce os estudos de Luigi Galvani (1737-1798) acerca das contrações musculares em rãs quando submetidas ao fenômeno supostamente definido de eletricidade animal. Após Volta (1745- 1827) realizar vários testes, com algumas modificações, ele percebe que a eletricidade estava ligada aos metais e não aos músculos das rãs, concentrando suas ideias nos metais utilizados. Com intenção de defender suas hipóteses ele desenvolve alguns instrumentos que, não levaram a aceitação geral de suas proposituras. Com isso ele elabora um empilhamento de discos, intitulado de pilha, que obteve efeitos mais consideráveis que os instrumentos anteriores, sendo premissa para desenvolvimento das pilhas atuais. Em seguida descrevemos as experiências vivenciadas em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola da cidade de Itatuba-PB, bem como, os resultados obtidos. Por fim, expomos nossas considerações finais acerca do trabalho desenvolvido.por
dc.description.abstractResearch in teaching has highlighted the need to contextualize the teaching of physics, as opposed to the cumulative presentation of content and the often exposed mathematical equations detached from context. Given this scenario, this research aims to develop a didactic sequence whose proposal is linked to experimental activity with problematizing bias, allied to the History of Science. The chosen historical episode is based on the studies of Luigi Galvani (1737-1798) about frog muscle contractions when subjected to the supposedly defined phenomenon of animal electricity. After Volta (1745-1827) performed several tests, with some modifications, he realized that electricity was linked to the metals rather than the frog muscles, concentrating his ideas on the metals used. In order to defend his hypotheses he develops some instruments that did not lead to the general acceptance of his propositions. With this he elaborates a stacking of discs, called the stack, which had more considerable effects than the previous instruments, being a premise for the development of current batteries. Then we describe the experiences of a third year high school class of a school in the city of Itatuba-PB, as well as the results obtained. Finally, we present our final considerations about the work developed.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2022-03-10T12:51:46Z No. of bitstreams: 1 PDF - Wanderson José Rodrigues do Nascimento.pdf: 2537102 bytes, checksum: 577a79335c5f913fa070ad557e330f31 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2022-03-10T13:05:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Wanderson José Rodrigues do Nascimento.pdf: 2537102 bytes, checksum: 577a79335c5f913fa070ad557e330f31 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-10T13:08:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Wanderson José Rodrigues do Nascimento.pdf: 2537102 bytes, checksum: 577a79335c5f913fa070ad557e330f31 (MD5) Previous issue date: 2019-10-31eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEFpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistória da Ciênciapor
dc.subjectPilha de Voltapor
dc.subjectHistory of Scienceeng
dc.subjectStack of Turneng
dc.subjectExperimentaçãopor
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.titleUma proposta de ensino numa perspectiva histórico-experimental: A pilha de voltapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wanderson José Rodrigues do Nascimento.pdfPDF - Wanderson José Rodrigues do Nascimento2.48 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.