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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4119
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Efeito do exercício físico com videogame ativo sobre os biomarcadores de estresse oxidativo em adolescentes com sobrepeso ou obesidade |
Autor: | Silva, Rayli Maria Pereira da |
Primeiro orientador: | Simões, Mônica Oliveira da Silva |
Primeiro membro da banca: | Carvalho, Danielle Franklin de |
Segundo membro da banca: | Portela, Alyne da Silva |
Resumo: | Introdução: O sobrepeso e obesidade são definidos pelo acúmulo anormal de gordura corporal, podendo trazer prejuízos na saúde dos indivíduos, a prática regular de exercícios físicos torna se essencial para prevenir o ganho excessivo de peso e a obesidade. Dentre os mecanismos relacionados a patogênese das doenças crônicas não transmissíveis estão as alterações no metabolismo oxidativo, esta indica uma associação entre a quebra da homeostasia do metabolismo oxidativo. Estresse oxidativo é o desequilíbrio entre a produção de substâncias oxidantes e as defesas antioxidantes, como aumento na produção de Espécie Reativa de Oxigênio, podendo resultar em danos celulares e teciduais. Objetivo: investigar o impacto do exercício físico sobre biomarcadores do estresse oxidativo em adolescentes com sobrepeso ou obesidade. Métodos: estudo de intervenção quase-experimental, realizado com 46 adolescentes na faixa etária de 15 a 19 anos, através de atividade de intervenção com videogame ativo durante cinquenta minutos, três vezes na semana, por um período de oito semanas, entre junho e dezembro de 2016, em duas escolas públicas no município de Campina Grande-PB. Foram avaliadas as variáveis socioeconômicas, demográficas e os biomarcadores do estresse oxidativo (capacidade antioxidante total e malonaldeído). Foi realizada análise descritiva e utilizou-se o boxplot para avaliar a distribuição dos dados, testes de hipóteses Shapiro-Wilks (p=0,05) e comparadas através do teste t de Student (p<0,001, para análise do malonaldeído foi usado teste t (p=0,048). Resultados: houve diminuição da capacidade antioxidante total e aumento no malonaldeído nas amostras pós intervenção. Os adolescentes apresentaram capacidade antioxidante insuficiente para proteger o organismo da produção de espécies reativas de oxigênio, causados pelo exercício físico com videogame ativo, que podem estar atrelados a outras causas externas como sedentarismo, alimentação, aumento do cortisol, que ao realizar atividade física devido ao aumento do consumo de oxigênio houve a falha nos mecanismos antioxidantes. Conclusão: é necessário que os adolescentes continuem a realizando atividade física regularmente para que seja elevado os mecanismos antioxidantes, reduzindo os efeitos do estresse oxidativo. |
Abstract: | Introduction: Overweight and obesity are defined by the abnormal accumulation of body fat, which can cause damage to the health of individuals, the regular practice of physical exercises becomes essential to prevent excessive weight gain and obesity. Among the mechanisms related to the pathogenesis of chronic non-communicable diseases are changes in oxidative metabolism, which indicates an association between the breakdown of oxidative metabolism homeostasis. Oxidative stress is the imbalance between the production of oxidizing substances and antioxidant defenses, such as increased production of Reactive Oxygen Species, which can result in cellular and tissue damage. Objective: to investigate the impact of physical exercise on oxidative stress biomarkers in overweight or obese adolescents. Methods: quasi experimental intervention study, carried out with 46 adolescents aged 15 to 19 years, through intervention activity with active video game for fifty minutes, three times a week, for a period of eight weeks, between June and December 2016, in two public schools in the municipality of Campina Grande-PB. Socioeconomic and demographic variables and biomarkers of oxidative stress (total antioxidant capacity and malonaldehyde) were evaluated. Descriptive analysis was performed and the boxplot was used to assess the distribution of data, Shapiro-Wilks hypothesis tests (p = 0.05) and compared using the Student t test (p <0.00) 1, to analyze the malonaldehyde was used t test (p = 0.048). Results: there was a decrease in the total antioxidant capacity and an increase in malonaldehyde in the post-intervention samples. The adolescents showed insufficient antioxidant capacity to protect the body from the production of reactive oxygen species, caused by physical exercise with an active video game, which may be linked to other external causes such as physical inactivity, food, increased cortisol, which when performing physical activity due to increased oxygen consumption there was a failure in antioxidant mechanisms. Conclusion: it is necessary that adolescents continue to perform physical activity regularly so that the antioxidant mechanisms are increased, reducing the effects of oxidative stress. |
Palavras-chave: | Obesidade Jogos de vídeo Atividade física Adolescentes Video games Physical activity Teens Obesity |
Área(s) do CNPq: | SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - PPGSP |
Citação: | SILVA, Rayli Maria Pereira da. Efeito do exercício físico com videogame ativo sobre os biomarcadores de estresse oxidativo em adolescentes com sobrepeso ou obesidade. 2020. 66f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - PPGSP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4119 |
Data de defesa: | 18-Nov-2020 |
Aparece nas coleções: | PPGSP - Dissertações |
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