Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4080
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCabral, Vilmara Luiza Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3051872908899438por
dc.contributor.advisor1Azerêdo, Maria Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0309471026419288por
dc.contributor.referee1Azerêdo, Maria Alves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0309471026419288por
dc.contributor.referee2Almeida, José Joelson Pimentel de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8166150091846962por
dc.contributor.referee3Barbosa, José Lamartine da Costa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6154502536150355por
dc.contributor.referee4Alves, Francisca Terezinha Oliveira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0846172626929325por
dc.date.accessioned2022-01-25T12:45:50Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2020-03-30-
dc.identifier.citationCABRAL, Vilmara Luiza Almeida. Saberes Docentes em Matemática Mobilizados no processo de Formação de Professores em um Curso Normal de Nível Médio. 2022. 135 folhas. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/4080-
dc.description.resumoA presente dissertação, desenvolvida na linha Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Mestrado Profissional pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) teve como objetivo discutir saberes docentes em Matemática no processo de formação inicial em um curso Normal de Nível Técnico. Essa escolha justifica-se pela preocupação com a formação Matemática ofertada na escola Normal e seus impactos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, uma vez que muito egressos se inserem no mercado profissional da cidade. O presente trabalho teve fundamentação teórica pautada em Tardif (2010), Shulmam (2005) que discutem os saberes profissionais, e Curi (2004) que investigou a formação Matemática nos Anos Iniciais, dentre outros autores. Nossa proposta metodológica teve princípio norteador ancorado na pesquisa qualitativa, exploratória e de estudo de caso. O estudo teve como sujeitos de pesquisa dois professores da escola normal, ambos lecionando no 3º e 4º ano na modalidade Magistério Normal, no turno noite, usando-se como técnicas de coleta de dados a análise documental, a entrevista, a observação participante que corroboraram os objetivos da pesquisa. A análise dos dados coletados está alicerçada em três categorias de acordo com nosso referencial teórico, sendo Categoria 1 - Saber pedagógico, Categoria 2 - Saber do conteúdo, Categoria 3 - Saber da experiência, com as quais discutiremos dados coletados. Os resultados nos permitiram traçar um panorama de como ocorre a formação de Magistério em nível Médio acerca de Matemática voltada aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Apresentamos, como produto educacional, juntamente à pesquisa, uma cartilha a ser divulgada na Escola Normal pesquisada.por
dc.description.abstractThe present dissertation, developed in the line Teacher Training of the Postgraduate Program in Science and Mathematics Teaching - Professional Master's at the State University of Paraíba (UEPB) aimed to discuss teaching knowledge in Mathematics in the process of initial training in a Normal course. of Technical Level. This choice is justified by the concern with the Mathematics training offered at the Normal School and its impacts on the Initial Years of Elementary School, since many graduates are inserted in the professional market of the city. The present work had a theoretical foundation based on Tardif (2010), Shulmam (2005) who discuss professional knowledge, and Curi (2004) who investigated Mathematics training in the Early Years, among other authors. Our methodological proposal had a guiding principle anchored in qualitative, exploratory and case study research. The study had as research subjects two teachers from the normal school, both teaching in the 3rd and 4th year in the Normal Teaching modality, in the night shift, using document analysis, interview, participant observation as data collection techniques, which corroborated the research objectives. The analysis of the collected data is based on three categories according to our theoretical framework, being Category 1 - Pedagogical knowledge, Category 2 - Content knowledge, Category 3 - Experience knowledge, with which we will discuss collected data. The results allowed us to draw an overview of how the formation of Teachers in High School occurs about Mathematics aimed at the Initial Years of Elementary School. We present, as an educational product, together with the research, a booklet to be disseminated in the Normal School researched.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Concluinte Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2022-01-18T15:16:51Z No. of bitstreams: 2 VILMARA LUIZA ALMEIDA CABRAL - DISSERTAÇÃO OK.pdf: 3177706 bytes, checksum: ab723963cf653b9310157e7d1a77f1e0 (MD5) TERMOS DE CONFIRMAÇÃO E AUTORIZAÇÃO .pdf: 556530 bytes, checksum: ad2a8d47f10d957ff3e22e36b849f311 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2022-01-24T11:58:55Z (GMT) No. of bitstreams: 2 VILMARA LUIZA ALMEIDA CABRAL - DISSERTAÇÃO OK.pdf: 3177706 bytes, checksum: ab723963cf653b9310157e7d1a77f1e0 (MD5) TERMOS DE CONFIRMAÇÃO E AUTORIZAÇÃO .pdf: 556530 bytes, checksum: ad2a8d47f10d957ff3e22e36b849f311 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-25T12:45:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 VILMARA LUIZA ALMEIDA CABRAL - DISSERTAÇÃO OK.pdf: 3177706 bytes, checksum: ab723963cf653b9310157e7d1a77f1e0 (MD5) TERMOS DE CONFIRMAÇÃO E AUTORIZAÇÃO .pdf: 556530 bytes, checksum: ad2a8d47f10d957ff3e22e36b849f311 (MD5) Previous issue date: 2020-03-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectSaberes docentespor
dc.subjectInitial formationeng
dc.subjectNormal educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleSaberes docentes em Matemática mobilizados no processo de formação de professores em um curso normal de nível médiopor
dc.title.alternativeMathematics teaching knowledge mobilized in the process of teacher training in a normal high school courseeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VILMARA LUIZA ALMEIDA CABRAL - DISSERTAÇÃO OK.pdfPDF - Vilmara Luiza Almeida Cabral3.1 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
TERMOS DE CONFIRMAÇÃO E AUTORIZAÇÃO .pdfPDF - Termos de depósito543.49 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.