Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3964
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Entre o prazer e o sofrimento psíquico de professores que lidam com alunos com necessidades educacionais especiais |
Autor: | Mendes, Anna Patrícia Barros |
Primeiro orientador: | Silva, Edil Ferreira da |
Primeiro membro da banca: | Medeiros, Carolina Silva de |
Segundo membro da banca: | Pessoa, Manuella Castelo Branco |
Resumo: | O processo de reestruturação produtiva provocou transformações no universo do trabalho, o que gerou novas formas de relações e modalidades de trabalho, influenciando, significativamente, na saúde e na qualidade de vida do trabalhador. Nesta óptica, a escola passou a ter novas demandas e exigências no processo de formação das crianças e jovens e, consequentemente, a atividade do/a professor/a se modificou. Sendo assim, mediante os padrões neoliberais postos, o docente em sua profissão assumiu diversas tarefas enquanto educador, cabendo a ele engendrar a partir de sua experiência as formas de lidar com as demandas e exigências em seu fazer. Inseridas nessas demandas estão os alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), as quais suscitam dos/as professores/as ações específicas, que perpassam a avaliação, a metodologia, a estratégia de ensino e olhar diferenciado destes. Atrelado as metamorfoses do mundo do trabalho, aparece no cenário global no âmbito da saúde coletiva a crise sanitária com a Pandemia do Covid-19, modificando o trabalho e, consequentemente o fazer do/a trabalhador/a, Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo analisar o prazer e sofrimento dos professores da sala regular do Ensino Fundamental Anos Finais (6° ao 9° ano) com o trabalho junto aos alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) das escolas privadas do município de Campina Grande. Para isso, utilizou como arcabouço teórico-metodológico a Psicodinâmica do Trabalho (PDT), tratando se, pois, de um estudo qualitativo. Para a coleta de dados foram realizadas a aplicação de um questionário sociodemográfico e os encontros coletivos de discussão, via Google Meet. Para os encontros coletivos de discussão, contamos com a participação de 07 (sete) professores. Os resultados apontaram discrepância quanto às prescrições e o real do trabalho em contexto remoto e junto aos alunos com NEE. Diante dos constrangimentos e variabilidades do trabalho, os docentes experienciaram vivências de sofrimento, porém de modo criativo. Para minimizar os efeitos danosos do sofrimento os/as professores/as utilizaram ações defensivas, possibilitando que eles se mantivessem ativos na atividade. Através dos espaços de fala e de escuta e do fortalecimento dos coletivos de trabalho oportunizaram a dinâmica do reconhecimento, a cooperação e a ajuda mútua constituindo fonte de prazer para os/as professores/as. Espera-se que os resultados da pesquisa possam subsidiar ações em políticas públicas, voltadas para o fazer do profissional docente, além de orientar pesquisas subsequentes em temáticas correlatas. |
Abstract: | The productive restructuring process caused changes at workplaces, which generated new kinds of relationships and work modalities, significantly influencing the health and quality of worker’s life. In this perspective, the school started to have new demands and requirements in the process of training children and young people and, consequently, the teacher's activity changed. Thus, through the neoliberal standards established, the teacher in its profession took on several tasks as an educator, and it was up to it to engender from its experience , the ways to deal with the demands and requirements at work. Included in these demands are students with special educational needs (SEN), which raise specific actions from teachers, which permeate their assessment, methodology, teaching strategy and differentiated view. Linked to the working metamorphoses, the sanitary crisis with the Covid-19 pandemic appears in the global scenario in the context of collective health, modifying the work and, consequently, the work of the worker, who had to review their norms and values to be able to face the activity under the new pandemic configuration. In this sense, the present study aims to analyze the pleasure and suffering of teachers at regular classrooms of Elementary School Final Years (6th to 9th grade) working with students with special educational needs (SEN) from private schools in the city of Campina Grande. For this, the Psychodynamics of Work (PDT) was used as a theoretical methodological framework, thus being a qualitative study. For data collection, the sociodemographic questionnaire and collective discussion meetings were carried out via Google Meet. Due to the pandemic context, the meetings took place virtually. For the collective discussion meetings, we had the participation of 07 (seven) teachers. The results showed a discrepancy in terms of prescriptions and actual work in a remote context and with students with SEN. Faced with the constraints and variability of the work, teachers experienced suffering, but in a creative way. In order to minimize the harmful effects of suffering, teachers used defensive actions, allowing them to remain active in the activity. Through the strengthening of work groups, which were fundamental for the development of knowledge/doing of teachers, they created opportunities for the dynamics of recognition, cooperation and mutual help, constituting a source of pleasure for teachers. It is expected that the research results can support actions in public policies, aimed at the performance of the teaching professional, in addition to guiding further researches on related themes. |
Palavras-chave: | Psicodinâmica do trabalho Sofrimento psíquico Professores Necessidades educacionais especiais |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPS |
Citação: | MENDES, Anna Patrícia Barros. Entre o prazer e o sofrimento psíquico de professores que lidam com alunos com necessidades educacionais especiais. 2021. 109f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3964 |
Data de defesa: | 28-Set-2021 |
Aparece nas coleções: | PPGPS - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termos de Depósito da BDTD | Termos de Depósito da BDTD | 250.61 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
PDF - Anna Patrícia Barros Mendes | PDF - Anna Patrícia Barros Mendes | 1.06 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.