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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBailão, Letícia Lacerda-
dc.contributor.advisor1Camêlo, Edwirde Luiz Silva-
dc.contributor.advisor-co1Barros, Sibelle Maria Martins de-
dc.contributor.referee1Silva, Josevânia da-
dc.contributor.referee2Loss, Alessandra Brunoro Motta-
dc.date.accessioned2021-12-21T13:50:23Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2021-08-04-
dc.identifier.citationBAILÃO, Letícia Lacerda. Estresse e coping em estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Médio. 2021. 97. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3960-
dc.description.resumoO presente trabalho buscou identificar estressores, sintomas e níveis de estresse de estudantes do terceiro ano do Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim) de um dos campus do IFPB, bem como identificar as estratégias de enfrentamento utilizadas por este alunado. Trata-se de um estudo de abordagem quanti-quali, de caráter exploratório e descritivo. A amostra foi constituída por 46 estudantes voluntário do terceiro ano dos cursos Etim, que se dispuseram a responder aos seguintes instrumentos da pesquisa: questionário aberto, Escala de Estresse para Adolescentes (ESA) e a Escala Modo de Enfrentamento de Problemas (EMEP). Para análise dos dados das escalas, foi seguida as orientações metodológicas dos instrumentos e para a análise qualitativa foi empregada a análise de conteúdo de Bardin. No primeiro estudo, que teve como objetivo identificar os sintomas de estresse entre os estudantes e os estressores encontrados no ambiente escolar, constatou-se que os sintomas mais prevalentes de estresse foram os relacionados ao fator Interpessoal e Cognitivo, a fase do estresse predominante entre os estudantes refere-se ao fatores Resistência e Exaustão. A saudade dos colegas de sala, a ausência da escola e dificuldades de contato com professores, foram os estressores mais frequentes relatados pelos estudantes do Etim durante o período das aulas remotas. O segundo estudo, buscou identificar as estratégias de enfrentamento, a partir da Escala Modo de Enfrentamento de problemas. A análise dos dados apontou que as estratégias focadas no problema e na busca por práticas religiosas e pensamentos fantasiosos foram as mais utilizadas pelos discentes. Foi constatado que os estudantes com renda familiar maior que quatro salários mínimos utilizam as estratégias do fator Busca por Suporte Social mais do que estudantes com renda inferior. Os dados deste artigo apontam para as dificuldades de relacionamento e, consequentemente, de obter apoio vivenciado pelos estudantes da amostra. Tais dados apontam para a importância que os estudantes delegam as relações interpessoais ao ponto de, a ausência dela comprometer a qualidade de ensino e acarretar problemas, como o estresse. Assim, ambos os artigos refletem a necessidade de olhar com criticidade o ensino remoto e refletem os desafios e as repercussões que a Pandemia do Covid-19 trouxe para a educação.por
dc.description.abstractThis study sought to study the process of coping with the stress among students in the third year of Integrated Technical High School (Etim) of the Federal Institute of Paraíba (IFPB). Therefore, this work endeavored to identify stressors, symptoms and stress levels of these students, as well as to identify the coping strategies used by these students. This is a quali-quantitative, exploratory and descriptive study. The quantitative sample consisted of all students from the three classes of the third year of the Etim courses, who were willing to answer the following research instruments: open questionnaire, Adolescent Stress Scale (ESA) and the Mode of Coping with Problems Scale (EMEP). In view of the Covid-19 pandemic, data collection was obtained in a virtual form. Thus, for the analysis of data from the scales, the methodological guidelines of the instruments were followed. For the analysis of qualitative data, Bardin's content analysis was used. In the first study, which aimed to identify the symptoms of stress among students and the stressors found in the school environment, it was found that the most prevalent symptoms of stress were those related to the Interpersonal and Cognitive factor, and the predominant stress phase among the students refers to the Resistance and Exhaustion factors. Missing classmates, absence from school and difficulties in contacting teachers were the most frequent stressors reported by Etim students during the period of remote classes. The second study, through the Problem Coping Mode Scale, sought to identify coping strategies. Data analysis indicated that problem-focused strategies and the search for religious practices and fanciful thoughts were the most used by students. It was found that students with a family income higher than four minimum wages use the strategies of the Search for Social Support factor more than students with lower income. The data in this article point to the difficulties, faced by students of this sample, in relationships and, consequently, in obtaining support. These data reveal the importance of student’s interpersonal relationship to the point that its absence compromises the quality of teaching and causes problems, such as stress. Thus, both articles reflect the need to look critically at remote learning and reflect the challenges and repercussions that the Covid-19 Pandemic has brought to education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Concluinte Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2021-09-23T15:31:02Z No. of bitstreams: 2 Leticia_dissertação_formatado (2).pdf: 1115134 bytes, checksum: b0a57bb49e64b24af10c973bee254688 (MD5) documentojuntado.pdf: 247691 bytes, checksum: e7271cc18c97aaabb2395dea53efa843 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2021-09-23T16:59:57Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Leticia_dissertação_formatado (2).pdf: 1115134 bytes, checksum: b0a57bb49e64b24af10c973bee254688 (MD5) documentojuntado.pdf: 247691 bytes, checksum: e7271cc18c97aaabb2395dea53efa843 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-21T13:50:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Leticia_dissertação_formatado (2).pdf: 1115134 bytes, checksum: b0a57bb49e64b24af10c973bee254688 (MD5) documentojuntado.pdf: 247691 bytes, checksum: e7271cc18c97aaabb2395dea53efa843 (MD5) Previous issue date: 2021-08-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPSpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectEstressepor
dc.subjectAdaptação psicológicapor
dc.subjectEstudantespor
dc.subjectEnsino remotopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleEstresse e coping em estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Médiopor
dc.typeDissertaçãopor
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