Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3885
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTavares, Fernando Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Santiago, Zélia Maria de Arruda-
dc.contributor.referee1Onofre, Eduardo Gomes-
dc.contributor.referee2Correia, Karina Guedes-
dc.date.accessioned2021-11-24T23:58:03Z-
dc.date.issued2021-03-22-
dc.identifier.citationTAVARES, Fernando Rodrigues. Pedagogia visual nas aulas de ciências com surdos: Práticas inclusivas da professora e do intérprete de Libras. 2021. 139f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3885-
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa situações didáticas pautadas na Pedagogia Visual, adotadas pela professora de Ciências e o intérprete de Libras direcionadas ao ensino com alunos surdos. A metodologia da pesquisa adota a abordagem qualitativa por possibilitar a compreensão de detalhes e significados, possibilitando interpretações e inferências sobre os resultados. As técnicas de pesquisas utilizadas foram a entrevista e a observação sistemática com dois estudantes surdos, uma professora de Ciências e um intérprete de Libras. A partir da predominância da oralização nas aulas de ciências e a dificuldade dos alunos surdos no conteúdo sobre animais vertebrados aplicou-se uma proposta didático-pedagógica em videoaula, contendo o referido conteúdo para alunos surdos e ouvintes, interpretado em Libras. Os resultados revelam que a prática pedagógica com alunos surdos deve ser ressignificada em parceria com a professora de Ciências, o intérprete de Libras e os alunos surdos, pois enfrentam dificuldades em adotar estratégias de ensino, comunicação e avaliação baseadas nos princípios teórico-metodológicos da Pedagogia Visual. Na maioria das vezes as aulas são hegemônicas pautadas na oralização, neste caso, entendendo-se que os alunos surdos aprendem da mesma forma que os ouvintes. Considera-se que existem indícios da Pedagogia Visual, através de algumas aulas com o uso de elementos visuais. A videoaula contribuiu para fortalecer a compreensão do uso dos recursos didáticos da Pedagogia Visual nas aulas de ciências com alunos surdos em parceria com a professora e o intérprete de Libras no ensino do conteúdo Animais Vertebrados com alunos surdos, assim como a avaliação de suas aprendizagens.por
dc.description.abstractThis research analyzes didactic situations based on Visual Pedagogy, adopted by the Science teacher and the Libras interpreter directed to teaching with deaf students. The research methodology adopts a qualitative approach as it allows the understanding of details and meanings, allowing interpretations and inferences about the results. The research techniques used were the interview and systematic observation with two deaf students, a science teacher and a Libras interpreter. Based on the predominance of oralization in science classes and the difficulty of deaf students in the content about vertebrate animals, a didactic-pedagogical proposal was applied in video class, containing the referred content for deaf and hearing students, interpreted in Libras. The results reveal that the pedagogical practice with deaf students must be reframed in partnership with the Science teacher, the interpreter and the deaf students, as they face difficulties in adopting teaching, communication and evaluation strategies based on the theoretical and methodological principles of Visual Pedagogy. Most of the time the classes are hegemonic based on oralization, in this case, it is understood that deaf students learn in the same way as listeners. It is considered that there are signs of Visual Pedagogy, through some classes with the use of visual elements. The video class contributed to strengthen the understanding of the use of Visual Pedagogy teaching resources in science classes with deaf students in partnership with the teacher and the Libras interpreter in teaching Vertebrate Animals content with deaf students, as well as the assessment of their learning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2021-09-21T12:27:59Z No. of bitstreams: 2 PDF - Fernando Rodrigues Tavares.pdf: 2464417 bytes, checksum: 288af67302e3151a6146dfc6565aad30 (MD5) Produto - Fernando Rodrigues Tavares.pdf: 659049 bytes, checksum: c8b8f9735c1861d8b39fa7b2ca8ff386 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2021-11-11T20:16:21Z (GMT) No. of bitstreams: 2 PDF - Fernando Rodrigues Tavares.pdf: 2464417 bytes, checksum: 288af67302e3151a6146dfc6565aad30 (MD5) Produto - Fernando Rodrigues Tavares.pdf: 659049 bytes, checksum: c8b8f9735c1861d8b39fa7b2ca8ff386 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-24T23:58:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 PDF - Fernando Rodrigues Tavares.pdf: 2464417 bytes, checksum: 288af67302e3151a6146dfc6565aad30 (MD5) Produto - Fernando Rodrigues Tavares.pdf: 659049 bytes, checksum: c8b8f9735c1861d8b39fa7b2ca8ff386 (MD5) Previous issue date: 2021-03-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPedagogia visualpor
dc.subjectAlunos surdospor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectAulas de ciênciaspor
dc.subjectDeaf studentseng
dc.subjectVisual Pedagogyeng
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.subjectScience classeseng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titlePedagogia visual nas aulas de ciências com surdos: Práticas inclusivas da professora e do intérprete de Libraspor
dc.title.alternativeVisual pedagogy in Science classes with the deaf: Inclusive practices of the teacher and the Libras interpretereng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernando Rodrigues Tavares.pdfPDF - Fernando Rodrigues Tavares2.41 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto - Fernando Rodrigues Tavares.pdfProduto Educacional - Fernando Rodrigues Tavares643.6 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.