Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3815
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Nádia Fernanda Martins de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6094053403686822por
dc.contributor.advisor1Nascimento, Juscelino Francisco do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3532936503287691por
dc.contributor.referee1Santos, Patrícia Tuxi dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8079466991155659por
dc.contributor.referee2Melo, Josandra Araújo Barreto de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2967291086716903por
dc.contributor.referee3Ramos, Aucélia Vieira-
dc.date.accessioned2021-11-11T18:54:12Z-
dc.date.issued2021-08-18-
dc.identifier.citationARAÚJO, N. F. M. de. Letramento digital e ensino de língua portuguesa: propostas pedagógicas para a aprendizagem do surdo. 2021. 121 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3815-
dc.description.resumoEsta pesquisa caracteriza-se por abordagem qualitativa do tipo exploratório e descritiva, tendo como mote: Investigar as práticas de letramentos de professores de Língua Portuguesa no ensino de estudantes surdos do Ensino Fundamental no contexto da cultura digital, a partir das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). O aporte teórico que serviu de embasamento para este trabalho partiu de autores que discutem a) educação, identidade e cultura dos Surdos: Skliar (2015), Moura (2000), Strobel (2009), Perlin (1998, 2015); b) Letramentos: Kleiman (1995), Soares (2002, 2009), Rojo (2006, 2009, 2012); em especial, c) letramentos digitais: Ribeiro e Coscarelli, (2017), Dudeney, Hockly e Pegrum (2016); também sobre d) as TDIC no contexto educacional: Ribeiro (2018), Kenski (2012, 2013), Behrens (2006) e Masetto (2006), Moran (2015). Por conta da pandemia da Covid-19, a pesquisa foi desenvolvida de forma remota, através de diálogos virtuais, com a colaboração de cinco professoras da rede pública de Teresina – PI, que aceitam contribuir com a pesquisa de forma on-line. Os dados foram gerados através de questionário e entrevista, que mesclaram perguntas objetivas e subjetivas, buscando conhecer a concepção dos colaboradores sobre TDIC, letramentos e cultura Surda. A partir das informações disponibilizadas e da investigação acerca do conhecimento sobre práticas de letramentos das professoras de Língua Portuguesa, fomentaram na construção do produto desta pesquisa, que consistiu em um caderno pedagógico, no formato e-book, com rotas de atividades que auxiliem professores dos anos iniciais de Língua Portuguesa a desenvolverem práticas de letramento digital com os estudantes Surdos, com o intuito de potencializar a aprendizagem da língua na modalidade escrita.por
dc.description.abstractThis research is characterized by a qualitative exploratory and descriptive approach, focus on investigating literacy practices of Portuguese Language teachers while teaching Elementary School Deaf students in a digital culture context, based on the TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação). This dissertation is based on the theoretical contribution of several authors who discuss a) education, Deaf identity and culture: Skliar (2015), Moura (2000), Strobel (2009), Perlin (1998, 2015); b) Literacies: Kleiman (1995), Soares (2002, 2009), Rojo (2006, 2009, 2012); in particular, c) digital literacy: Ribeiro and Coscarelli, (2017), Dudeney, Hockly and Pegrum (2016); and also d) TDIC in the educational context: Ribeiro (2018), Kenski (2012, 2013), Behrens (2006) and Masetto (2006), Moran (2015). Due to the Covid-19 pandemic, the research was developed remotely, through virtual conversations, with the collaboration of five public school teachers in Teresina (PI). The data were generated through questionnaires and interviews, employing both objective and subjective questions, seeking to know the employees' understanding of TDIC, literacies and Deaf culture. Based on the available information and on the investigation about the Portuguese Language teachers understanding of literacy practices, we fostered the develop of the result of this research, which consisted in a pedagogical e-book format copybook, with activity routes that help Primary Portuguese language teachers to develop digital literacy practices with Deaf students, in order to enhance the language learning process in the written modality.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Concluinte Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2021-10-08T15:02:19Z No. of bitstreams: 3 Dissert_Nadia_UEPB.pdf: 1135597 bytes, checksum: dd527173f9e33b68b730f2365fdfadbf (MD5) termos assinados.pdf: 205003 bytes, checksum: e2963745ea957a01f3220db646d97d0a (MD5) Ebook Nadia_Fernanda.pdf: 51389595 bytes, checksum: 8e3099b6cac0038195c48294ec5d6d7d (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Alberto César do Nascimento Silva (allbertocns@gmail.com), reason: Depósito repetido, já ate recebeu nada consta on 2021-10-09T19:53:25Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Concluinte Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2021-10-15T01:09:32Z No. of bitstreams: 3 Dissert_Nadia_UEPB.pdf: 1135597 bytes, checksum: dd527173f9e33b68b730f2365fdfadbf (MD5) termos assinados.pdf: 205003 bytes, checksum: e2963745ea957a01f3220db646d97d0a (MD5) Ebook Nadia_Fernanda.pdf: 51389595 bytes, checksum: 8e3099b6cac0038195c48294ec5d6d7d (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciana Medeiros (luciana@uepb.edu.br) on 2021-10-29T21:03:28Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Dissert_Nadia_UEPB.pdf: 1135597 bytes, checksum: dd527173f9e33b68b730f2365fdfadbf (MD5) termos assinados.pdf: 205003 bytes, checksum: e2963745ea957a01f3220db646d97d0a (MD5) Ebook Nadia_Fernanda.pdf: 51389595 bytes, checksum: 8e3099b6cac0038195c48294ec5d6d7d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-11T18:54:12Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Dissert_Nadia_UEPB.pdf: 1135597 bytes, checksum: dd527173f9e33b68b730f2365fdfadbf (MD5) termos assinados.pdf: 205003 bytes, checksum: e2963745ea957a01f3220db646d97d0a (MD5) Ebook Nadia_Fernanda.pdf: 51389595 bytes, checksum: 8e3099b6cac0038195c48294ec5d6d7d (MD5) Previous issue date: 2021-08-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLetramento digitalpor
dc.subjectTecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDICpor
dc.subjectSurdopor
dc.subjectEnsino de língua portuguesapor
dc.subject.cnpqENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.titleLetramento digital e ensino de língua portuguesa: propostas pedagógicas para a aprendizagem do surdopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissert_Nadia_UEPB.pdfDissertação1.11 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
termos assinados.pdfTermos de Cadastramento e autorização da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações200.2 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
Ebook Nadia_Fernanda.pdfProduto Educacional Nadia F M Araujo50.19 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.