Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3778
Tipo do documento: Tese
Título: Ironia, intertextualidade e narradores-personagens excêntricos nas metaficções historiográficas de José Eduardo Agualusa: uma leitura das obras Nação crioula e A rainha Ginga
Autor: Souza Júnior, José Antônio de
Primeiro orientador: Souza, Francisca Zuleide Duarte de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo demonstrar que a escrita romanesca de José Eduardo Agualusa corresponde a uma dupla forma de resistência: a primeira surge em oposição ao discurso historiográfico produzido pelo colonizador português, o qual, a partir da histórica oficial sobre a colonização de África, pretendeu justificar diversas práticas exploratórias; a segunda forma questiona e denuncia as distorções provocadas pelo discurso nacionalista angolano pós-independência, que, com a justificativa de combater as arbitrariedades do antigo colonizador, perseguiu aqueles que discordavam de suas práticas. Para alcançarmos este objetivo, elegemos como corpus de análise, os romances de metaficção historiográfica Nação Crioula: correspondência secreta de Fradique Mendes, (1997) e A Rainha Ginga: e de como os africanos inventaram o mundo, (2014). As duas obras foram selecionadas devido ao fato de ambas estabelecerem um diálogo com a historiografia oficial e problematizarem os processos de colonização e de escravização ocorridos no Brasil e em Angola. Esclarecido o objetivo central, defendemos, nesta pesquisa, que José Eduardo Agualusa desenvolve, a partir de romances de metaficções historiográficas, críticas aos essencialismos culturais, propagados tanto por discursos nacionalistas angolanos quanto por estratégias de opressão desenvolvidas por Portugal durante o período colonial. O autor utiliza, estrategicamente, essa forma literária, pois ela permite rediscutir a história oficial a partir da literatura, na medida em que estabelece um diálogo entre realidade/ficção de modo crítico e irônico. Para alcançarmos o objetivo proposto e defendermos a tese aqui formulada, organizamos a pesquisa em quatro capítulos, os quais se fundamentam nas contribuições teóricas de alguns pensadores. Dentre eles, destacamos: Albuquerque Júnior (2007); Bastos (2007); Bhabha (1998); Bonnici (2000); Chiappini (2007); Costa Lima (1989); Decca (1997); Esteves (2010); Glissant (2005); Hutcheon (1991 e 2000); Hall (2003); Pesavento (2006); Ricoeur (1994) Shohat e Stam (1996); White (1992), entre outros. Ancorados nesse referencial teórico, desenvolvemos a tese a partir de uma metodologia que consiste na análise dos enredos dos citados textos agualusianos.
Abstract: This work aims to demonstrate that the writing of José Eduardo Agualusa represents to two forms of resistance: the first appears in opposition to the historiographical discourse produced by Portuguese colonizers, which, based on the official history of the colonization of Africa, intended to justify exploratory practices; the second form questions and denounces the distortions of the post-independence Angolan nationalist discourse, which, with the justification of fighting the injustices of the colonizer, persecuted those who disagreed with its practices. To achieve this goal, our corpus of analysis are the historiographic metafiction novels “Nação Crioula: correspondência secreta de Fradique Mendes” (1997) and “A Rainha Ginga: e de como os africanos inventaram o mundo” (2014). The two novels were selected due to the fact that both establish a dialogue with official historiography and problematize the colonization and enslavement processes that took place in Brazil and Angola. Having clarified our central goal, we defend, in this research, that José Eduardo Agualusa uses historiographical metafiction novels to develop criticisms of the cultural essentialisms propagated by the Angolan nationalist discourses and by the oppressive strategies employed by Portugal during the colonial period. The author uses this literary form strategically, as it allows re-discussing official history from literature and establishes a dialogue between reality/fiction in a critical and ironic way. In order to reach the proposed goal and defend the hypothesis formulated here, the research was organized in four chapters, which are based on the theoretical contributions of selected thinkers. Among them, the following stand out: Albuquerque Júnior (2007); Bastos (2007); Bhabha (1998); Bonnici (2000); Chiappini (2007); Costa Lima (1989); Decca (1997); Esteves (2010); Glissant (2005); Hutcheon (1991 and 2000); Hall (2003); Pesavento (2006); Ricoeur (1994) Shohat; and Stam (1996); White (1992). Anchored in this theoretical framework, we developed the thesis based on a methodology that consists of the analysis of the plots of these texts by Agualusa.
Palavras-chave: Metaficção historiográfica
Análise literária
Romance
Literatura
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Citação: SOUZA JÚNIOR, J. A. Ironia, intertextualidade e narradores-personagens excêntricos nas metaficções historiográficas de José Eduardo Agualusa: uma leitura das obras Nação crioula e A rainha Ginga. 2021. 225 f. Tese (Doutorado em Literatura e Interculturalidade) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3778
Data de defesa: 21-Jul-2021
Aparece nas coleções:PPGLI - Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE DE JOSÉ ANTÔNIO DE SOUZA JÚNIORW.pdf1.84 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
termo 1 (1).pdf326.57 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
termo 2 (1).pdf318.47 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.