Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3773
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Marília Félix Diniz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2713464803138994por
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Fabíola Mônica da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6605154818579119por
dc.contributor.referee1Silva, Marcelo Medeiros da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8642945745816768por
dc.contributor.referee2Alves, José Hélder Pinheiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2352905993796166por
dc.date.accessioned2021-07-18T17:48:02Z-
dc.date.issued2020-12-10-
dc.identifier.citationMELO, M. F. D. Vivências de formação leitora com alunos do 9º ano na Escola Francisca Leite Vitorino em Boa Vista - PB. 2020. 164 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação de Professores) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3773-
dc.description.resumoA presente pesquisa versa sobre uma experiência de leitura literária desenvolvida em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Professora Francisca Leite Vitorino, em Boa Vista-PB, a partir da leitura dos contos “Olhos d’água” de Conceição Evaristo e “Felicidade Clandestina” de Clarice Lispector, objetivando a formação do leitor na perspectiva do letramento literário. Para isso, pretendeu-se fomentar experiências de leituras e escritas, através da elaboração e do desenvolvimento de uma Sequência Básica no modelo sugerido por Cosson (2018), a fim de incentivar a sensibilidade estética através de discussões, rodas de conversa e reflexões em sala de aula. Por fim, propusemos a criação de Diários de Leituras (DL), para dinamizar o processo de escrita e a formação crítica do leitor, diante da perspectiva literária, uma vez que essa ferramenta metodológica favorece a reflexão sobre as temáticas veiculadas na leitura e a intertextualidade, presentes na composição do gênero textual/literário utilizado. Nosso interesse foi realizar um projeto com práticas que proporcionassem o crescimento intelectual do público alvo: 30 alunos, com faixa etária entre 13 e 17 anos. Nesse contexto, inserimos metodologias, guiadas por concepções outras de leitura como, por exemplo, ato e produção de sentido, para tornar o aluno um leitor competente e em potencial, consciente, apto a ler, refletir e agir criticamente na sociedade e capaz de, num processo de alteridade, colocar-se no lugar do outro, para refletir sobre o mundo, tanto a partir das discussões e reflexões em sala, quanto da construção dos Diários de Leituras. Dentre o referencial teórico de apoio às discussões, destacam-se Brasil (2017), Colomer (2007), Machado (2005), entre outros. Metodologicamente, nosso estudo é classificado como uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa. A partir da vivência das metodologias interventivas, aqui descritas, vimos a relevância de levar textos para a dinâmica de participação e de envolvimento do alunado, na busca pela interação e ampliação das discussões que o processo de leitura e de escrita podem proporcionar. Muito além do que esperávamos, as expectativas em relação à participação e ao envolvimento dos alunos foram alcançadas, quer dizer, a cada etapa, víamos o quanto esses se dedicavam e contribuíam com as aulas e a execução das atividades sugeridas. Nesse sentido, os resultados apontaram para um representativo envolvimento e uma autoidentificação, por parte dos alunos, através das leituras literárias que realizaram em sala, levando em consideração a subjetividade dos apontamentos e os momentos de compartilhamento, reflexões, diálogos e entendimentos subjacentes aos textos.por
dc.description.abstractThis research deals with a literary education experience developed in a 9th grade class of Elementary School, from the Municipal School Professora Francisca Leite Vitorino, in Boa Vista-PB, from the reading of the stories “Olhos D'água” by Conceição Evaristo and “Felicidade Clandestina” by Clarice Lispector, aiming at the formation of the reader from the perspective of literary literacy. To this end, it was intended to promote reading and writing experiences, through the elaboration and development of a Basic Sequence in the model suggested by Cosson (2018), in order to encourage critical thinking through discussions, conversation circles and reflections in the classroom. Finally, we proposed the creation of Reading Diaries (RD), to streamline the writing process and the critical formation of the reader, in the light of the literary perspective, since this methodological tool favors reflection on the themes conveyed in reading and intertextuality, present in the composition of the textual / literary genre used. Our interest was to carry out a project with practices that would provide the intellectual growth of the target audience: 30 students, aged between 13 and 17 years old. In this context, we insert methodologies, guided by other conceptions of reading such as, for example, act and production of meaning, to make the student a competent and potential reader, aware, able to read, reflect and act critically in society and capable of, in a process of otherness, putting oneself in the place of the other, to reflect on the world, both from the discussions and reflections in the classroom, as well as from the construction of the Reading Diaries. Among the theoretical framework to support the discussions, stand out Brasil (2017), Colomer (2007), Machado (2005), among others. Methodologically, our study is classified as an action research, with a qualitative approach. From the experience of the interventional methodologies, described here, we saw the relevance of bringing texts to the dynamics of student participation and involvement, in the search for interaction and expansion of the discussions that the reading and writing process can provide. Far beyond what we expected, expectations regarding student participation and involvement were met, that is, at each stage, we saw how much they were dedicated and contributed to the classes and the implementation of the suggested activities. In this sense, the results pointed to a representative involvement and self-identification, on the part of the students, through the literary readings they performed in the classroom, taking into account the subjectivity of the notes and the moments of sharing, reflections, dialogues and understandings underlying the texts.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Concluintes Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2021-07-14T00:57:05Z No. of bitstreams: 3 MARÍLIA FÉLIX DINIZ MELO DISSERTAÇÃO.pdf: 8079249 bytes, checksum: cb34036f3de9246a1a740cbf0d49fa6a (MD5) NOVO TERMO.pdf: 109470 bytes, checksum: 91d04dc8c7e46ea05c8274384d4acac8 (MD5) Termo-de-confirmacao-e-cadastramento-para-publicacao-de-TDE-da-BDTD_MARILIA.pdf: 158226 bytes, checksum: df9fc257a5f9b7188d80944724b48646 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Iris Gomes Barreto (irisgbarreto@uepb.edu.br) on 2021-07-14T14:10:52Z (GMT) No. of bitstreams: 3 MARÍLIA FÉLIX DINIZ MELO DISSERTAÇÃO.pdf: 8079249 bytes, checksum: cb34036f3de9246a1a740cbf0d49fa6a (MD5) NOVO TERMO.pdf: 109470 bytes, checksum: 91d04dc8c7e46ea05c8274384d4acac8 (MD5) Termo-de-confirmacao-e-cadastramento-para-publicacao-de-TDE-da-BDTD_MARILIA.pdf: 158226 bytes, checksum: df9fc257a5f9b7188d80944724b48646 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-18T17:48:02Z (GMT). No. of bitstreams: 3 MARÍLIA FÉLIX DINIZ MELO DISSERTAÇÃO.pdf: 8079249 bytes, checksum: cb34036f3de9246a1a740cbf0d49fa6a (MD5) NOVO TERMO.pdf: 109470 bytes, checksum: 91d04dc8c7e46ea05c8274384d4acac8 (MD5) Termo-de-confirmacao-e-cadastramento-para-publicacao-de-TDE-da-BDTD_MARILIA.pdf: 158226 bytes, checksum: df9fc257a5f9b7188d80944724b48646 (MD5) Previous issue date: 2020-12-10eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLetramento literáriopor
dc.subjectFormação leitorapor
dc.subjectContospor
dc.subjectDiário de leituraspor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleVivências de formação leitora com alunos do 9º ano na Escola Francisca Leite Vitorino em Boa Vista - PBpor
dc.title.alternativeReader training experiences with 9th grade studentes at the Francisca Leite Vitorino School in Boa Vista – PBeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARÍLIA FÉLIX DINIZ MELO DISSERTAÇÃO.pdfDISSERTAÇÃO MARÍLIA FÉLIX7.89 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
NOVO TERMO.pdfTERMO106.9 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo-de-confirmacao-e-cadastramento-para-publicacao-de-TDE-da-BDTD_MARILIA.pdfTERMO CONFIRMAÇÃO154.52 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.