Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3762
Tipo do documento: Tese
Título: Infodemia, heranças intertextualizadas e simbioses: as “Inteligências Construídas” através da biobibliografia de Fábio Fernandes no romance Os Dias da Peste
Título(s) alternativo(s): Infodemia, intertextualized inheritance and symbiosis: the "Built Intelligences" through the biobibliography of Fábio Fernandes in the novel Os Dias da Peste
Infodemia, herencias intertextualizadas y simbiosis: las "Inteligencias Construidas" a través de la biobibliografía de Fábio Fernandes en la novela Os Dias da Peste
Autor: Souto, Gabriela Barbosa de 
Primeiro orientador: Nóbrega, Elisa Mariana de Medeiros
Primeiro membro da banca: Justino, Luciano Barbosa
Segundo membro da banca: Liebig, Sueli Meira
Terceiro membro da banca: Santos, Luciane Alves
Quarto membro da banca: Silva, Rosângela Neres Araújo da
Quinto membro da banca: Nóbrega, Elisa Mariana de Medeiros
Resumo: O Movimento Cyberpunk, herdeiro da Nova Onda da ficção científica, surge nos anos 1980 como um movimento de vanguarda que rompe com o lugar comum das narrativas do gênero produzidas até então. A atitude punk aliada à sua atmosfera distópica e às tecnologias da informação, inserida em um cenário dominado política e economicamente por grandes corporações, fez um grande sucesso, influenciando narrativas não só na literatura, como também no cinema, na televisão e nos jogos digitais. Se a relação entre homens e máquinas sempre encontrou espaço na ficção científica para ser problematizada, a partir do cyberpunk esta questão se depara com um ambiente propício para os debates ontológicos ao explorar as mais variadas formas de vida, com destaque para os androides e as inteligências artificiais. O cyberpunk, enquanto subgênero literário, chegou ao Brasil quase uma década depois com as traduções de Piratas de Dados (STERLING, 1990) e de Neuromancer (GIBSON, 1991). O cyberpunk brasileiro, ao contrário das narrativas anglófonas, é repleto de particularidades e, ao fazer a sua releitura do subgênero, carrega em seus enredos características como: a pluralidade de vozes, as desigualdades socioeconômicas, a contracultura urbana, o misticismo e o esvaziamento da tecnologia, para citar algumas. Ainda nos anos 2000, o jornalista, professor, escritor e tradutor Fábio Fernandes lança seu primeiro romance, Os Dias da Peste. A narrativa, estruturada em forma de diário, relata o despertar das máquinas, que passarão a ser conhecidas como “Inteligências Construídas”, pela perspectiva do técnico em informática e professor universitário Artur Mattos. Apesar desta ser uma temática recorrente no gênero literário, o romance de Fernandes (2009) se torna singular ao usar de diferentes linhas temporais e suportes midiáticos, ao mesmo tempo em que faz uso de inúmeras referências não ficcionais, construindo uma metanarrativa que também mapeia uma parte da história da ficção científica. Se, a priori, a proposta desta tese visava explorar a relação entre os usuários humanos e as “Inteligências Construídas”, pensando nestas enquanto formas de vida artificial e autônomas que remetem às problemáticas do pós-humano, novas possibilidades analíticas se mostraram plausíveis a partir das referências intertextuais que escapam do campo ficcional. A partir do paradigma indiciário (GINZBURG, 1989), esta tese também procura investigar os indícios deixados por Fábio Fernandes ao longo da narrativa de Os Dias da Peste que indicam, através da sua estruturação e da sua referencialidade, tanto um mapeamento do gênero quanto o lugar biobibliográfico do autor, pensando nele como um herdeiro da tradição canônica da ficção científica, que rompe com o gênero a partir de seu contexto único.
Abstract: The Cyberpunk Movement, heir to the New Wave of science fiction, emerges in the 1980s as a vanguard movement that breaks with the common place of the genre narratives produced until then. The punk attitude combined with its dystopian atmosphere and information technologies, inserted in a scenario dominated politically and economically by large corporations, was a great success, influencing narratives not only in literature, but also in cinema, television and videogames. If the relationship between men and machines has always found space in science fiction to be discussed, from cyberpunk onwards, this issue faces a favorable environment for ontological debates when exploring the most varied forms of life, highlighting androids and artificial intelligences. Cyberpunk as a literary subgenre arrived in Brazil almost a decade later, with the translations of Islands on the Net (STERLING, 1990) and Neuromancer (GIBSON, 1991). Brazilian cyberpunk, unlike Anglophone narratives, is full of particularities and, when reinterpreting the subgenre, it brings in its plots characteristics such as: the plurality of voices, socioeconomic inequalities, urban counterculture, mysticism and the emptying of technology, to name a few. Still in the 2000s, the journalist, professor, writer and translator Fábio Fernandes published his first novel, Os Dias da Peste. The narrative, structured in the form of a diary, recounts the awakening of the machines, which will come to be known as “Built Intelligences”, from the perspective of the computer technician and professor Artur Mattos. Despite this being a recurrent theme in the literary genre, Fernandes' novel (2009) becomes unique when it uses different timelines and media supports, while making use of numerous non-fiction references, building a metanarrative that also maps a part of science fiction history. If, a priori, the proposal of this thesis aimed to explore the relationship between human users and "Built Intelligences", thinking of these as artificial and autonomous life forms that refer to the problematics of the post-human, new analytical possibilities proved to be plausible from of intertextual references that escape the fictional domain. Based on the indicative paradigm (GINZBURG, 1989), this thesis also investigates the evidence left by Fábio Fernandes throughout the narrative of Os Dias da Peste, which indicate, through its structure and referentiality, both a mapping of the literary genre and the biobibliographic place of the author, thinking of him as an heir to the canonical tradition of science fiction, which escapes the genre from its unique context.
El Movimiento Cyberpunk, heredero de la New Wave de la ciencia ficción, surgió en la década de los 80 como un movimiento de vanguardia que rompió con el lugar común de las narrativas del género producidas hasta el momento. La actitud punk combinada con su atmósfera distópica y las tecnologías de la información, insertadas en un escenario dominado política y económicamente por las grandes corporaciones, fue un gran éxito, influyendo en las narrativas no solo en la literatura, sino también en el cine, la televisión y los videojuegos. Si la relación entre hombres y máquinas siempre ha encontrado espacio en la ciencia ficción para problematizarse, desde el cyberpunk en adelante, esta cuestión se enfrenta a un entorno propicio para los debates ontológicos a la hora de explorar las más variadas formas de vida, con énfasis en los androides y las inteligencias artificiales. El cyberpunk, como subgénero literario, llegó a Brasil casi una década después con las traducciones de Islas em la red (STERLING, 1990) y Neuromante (GIBSON, 1991). El cyberpunk brasileño, a diferencia de las narrativas anglófonas, está lleno de particularidades y, al reinterpretar el subgénero, conlleva características como: la pluralidad de voces, las desigualdades socioeconómicas, la contracultura urbana, el misticismo y el vaciamiento de la tecnología, por nombrar algunas. Aún en la década de 2000, el periodista, profesor, escritor y traductor Fábio Fernandes lanzó su primera novela, Os Dias da Peste. La narración, estructurada en forma de diario, narra el despertar de las máquinas, que pasarán a conocerse como “Inteligencias Construidas”, desde la perspectiva del técnico informático y catedrático universitario Artur Mattos. A pesar de ser un tema recurrente en el género literario, la novela de Fernandes (2009) se vuelve única cuando utiliza diferentes líneas de tiempo y soportes mediáticos, al tiempo que hace uso de numerosas referencias de no ficción, construyendo una metanarrativa que también mapea una parte de la historia de la ciencia ficción. Si, a priori, la propuesta de esta tesis pretendía explorar la relación entre los usuarios humanos y las "Inteligencias Construidas", pensando en estas como formas de vida artificiales y autónomas que remiten a la problemática de lo poshumano, nuevas posibilidades analíticas demostraron ser plausibles a partir de referencias intertextuales que escapan al campo de la ficción. Con base en el paradigma indicativo (GINZBURG, 1989), esta tesis también busca investigar las evidencias dejadas por Fábio Fernandes a lo largo de la narrativa de Os Dias da Peste que indican, a través de su estructuración y su referencialidad, tanto un mapeo del género como de la biobibliografía. lugar del autor, pensando en él como heredero de la tradición canónica de la ciencia ficción, que rompe con el género a partir de su singular contexto.
Palavras-chave: Cyberpunk Brasileiro
Infodemia
Intertextualidade
Inteligências Construídas
Biobibliografia
Área(s) do CNPq: LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Citação: SOUTO, G. B. Infodemia, heranças intertextualizadas e simbioses: as “Inteligências Construídas” através da bibliografia de Fábio Fernandes no romance Os Dias da Peste. 2021. 168f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3762
Data de defesa: 30-Abr-2021
Aparece nas coleções:PPGLI - Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriela Barbosa de Souto. Versão final da tese - PPGLI.pdfArquivo da tese: PDF - Gabriela Barbosa de Souto2.67 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
1 - Termo de autorização de inserção de tese ou dissertação no Sistema TEDE da BDTD_Para Enviar por email [Gabriela Barbosa de Souto].docTermo de autorização de inserção de tese - BDTD - Gabriela Barbosa de Souto92.5 kBMicrosoft WordBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia
2 - Termo de confirmação e cadastramento para publicação de TDE da BDTD_Modelo [Gabriela Barbosa de Souto].docTermo de cadastramento para publicação da tese - BDTD - Gabriela Barbosa de Souto97 kBMicrosoft WordBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.