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dc.creatorSantos Júnior, José Ferreira dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3447794460981921por
dc.contributor.advisor1Barboza, Pedro Lucio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1399033210518957por
dc.contributor.referee1Almeida, José Joelson Pimentel de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8166150091846962por
dc.contributor.referee2Souza, Jamille Vilas Bôas de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3517701646136868por
dc.date.accessioned2021-06-22T15:34:06Z-
dc.date.issued2020-12-16-
dc.identifier.citationSANTOS JÚNIOR, José Ferreira dos. A análise didática de erros: Um estudo com equações do segundo grau. 2020. 100f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3759-
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é compreender o papel do erro no processo de ensino e aprendizagem de matemática. Os participantes da pesquisa foram estudantes do primeiro ano do ensino médio e professores de matemática da rede pública de ensino. Esta pesquisa é de caráter qualitativa e os dados coletados foram as produções realizadas pelos alunos a partir de quatro situações envolvendo equações do segundo grau, além das entrevistas estruturadas com os professores participantes da pesquisa. O estudo buscou evidenciar os tipos de erros cometidos pelos alunos resolvendo equações do segundo grau. Utilizamos como suporte teórico o MADE - modelo de análise didática dos erros, proposto por Torre (2007). O modelo nos oferece a possibilidade de analisar diversos tipos de erros que podem ocorrer em três momentos do processo de resolução de uma questão, ou seja, erros do momento de entrada, organização e execução. O mesmo autor nos oferece suporte teórico para fazer o tratamento didático dos erros cometidos pelos alunos, que consistem em três fases: detecção, identificação e retificação de erros. A partir das resoluções dos alunos ficou constatado o elevado índice de erros, com isso, utilizamos o tratamento didático de erros que possibilitou melhorar o desempenho dos mesmos. Foi possivel perceber que devido ao tratamento didático dos erros realizado, o cenário que antes era de diversos erros, passou a ser de uma redução significativa nos mesmos. Com os professores participantes da pesquisa, procuramos compreender suas percepções acerca do erro do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Eles compreendem que o erro é importante, porém constatamos que lhes faltam conhecimentos teóricos de como seria a melhor forma de tratar o erro do aluno em sala de aula, todavia mostram-se inquietos quando o erro é evidenciado desenvolvendo alguma estratégia que julgam ser a correta. Além do mais alguns professores percebem o erro de seus alunos, podemos evidenciar nos depoimentos dados pelos professores características que situam o erro do ponto de vista positivo e quanto negativo.por
dc.description.abstractThe aim of this study is to understand the role of error in the teaching and learning process of mathematics. The research participants were first-year high school students and public school math teachers. This research is qualitative and the data collected were the productions made by students from four situations involving high school equations, in addition to structured interviews with teachers participating in the research. The study sought to highlight the types of errors made by students solving high school equations. We used as theoretical support the MADE - model of didactic analysis of errors, proposed by Torre (2007). The model offers us the possibility to analyze several types of errors that can occur at three moments in the process of resolving an issue, that is, errors at the time of entry, organization, and execution. The same author offers us theoretical support to do the didactic treatment of errors made by students, which consist of three phases: detection, identification, and correction of errors. Based on the students' resolutions, a high rate of errors was found, with this, we used the didactic treatment of errors that made it possible to improve their performance. It was possible to realize that due to the didactic treatment of the errors carried out, the scenario that used to be of several errors, became a significant reduction in them. With the teachers participating in the research, we seek to understand their perceptions about the student's error in the teaching and learning process. They understand that the error is important, but we note that they lack theoretical knowledge of what would be the best way to deal with the student's mistakes in the classroom, but they are uneasy when the error is evidenced by developing some strategy that they believe to be the correct one. In addition, some teachers perceive the error of their students, we can evidence in the testimonies given by the teachers characteristics that situate the error from a positive and a negative point of view.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Concluintes Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2021-06-01T18:21:46Z No. of bitstreams: 1 Dissertação- Versão Final.pdf: 1664091 bytes, checksum: 9d2d543dedc8111a1917d769dcb1007b (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br), reason: Bom dia, José Ferreira, a sua submissão de dissertação na BDTD da UEPB foi recusada pelos motivos abaixo: Além do upload da dissertação, 1. Você precisa fazer o upload do "Termo de Confirmação e Cadastramento para Publicação de TDE da BDTD" preenchido e assinado pelo orientador e por você. 2. Você precisa fazer o upload do "Termo de Autorização de Inserção de Tese ou Dissertação no Sistema TEDE da BDTD" preenchido e assinado pelo orientador e por você. Ambos estão disponíveis em: http://biblioteca.uepb.edu.br/documentos/ Depois de corrigir estes problemas, basta você fazer uma nova submissão na BDTD. Grato pela atenção, Jean Azevedo Auxiliar de Biblioteca Biblioteca Central - UEPB on 2021-06-03T13:06:10Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Concluintes Mestrado (concluinte.mestrado@setor.uepb.edu.br) on 2021-06-04T03:28:20Z No. of bitstreams: 3 Dissertação- Versão Final.pdf: 1664091 bytes, checksum: 9d2d543dedc8111a1917d769dcb1007b (MD5) Termo de AUTORIZAÇÃO DE INSERÇÃO20210529_10484725.pdf: 357179 bytes, checksum: b03b12b59e6ac2306b2d6faad5a6c79d (MD5) Termo de confirmação TDE.pdf: 266042 bytes, checksum: b496fdf5f493302e8e1f8e7e86c6d042 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2021-06-04T13:33:32Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Dissertação- Versão Final.pdf: 1664091 bytes, checksum: 9d2d543dedc8111a1917d769dcb1007b (MD5) Termo de AUTORIZAÇÃO DE INSERÇÃO20210529_10484725.pdf: 357179 bytes, checksum: b03b12b59e6ac2306b2d6faad5a6c79d (MD5) Termo de confirmação TDE.pdf: 266042 bytes, checksum: b496fdf5f493302e8e1f8e7e86c6d042 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-22T15:34:06Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Dissertação- Versão Final.pdf: 1664091 bytes, checksum: 9d2d543dedc8111a1917d769dcb1007b (MD5) Termo de AUTORIZAÇÃO DE INSERÇÃO20210529_10484725.pdf: 357179 bytes, checksum: b03b12b59e6ac2306b2d6faad5a6c79d (MD5) Termo de confirmação TDE.pdf: 266042 bytes, checksum: b496fdf5f493302e8e1f8e7e86c6d042 (MD5) Previous issue date: 2020-12-16eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectEquações do segundo graupor
dc.subjectModelo Analítico de Análise de Erros - MADEpor
dc.subjectModel of didactic analysis of errorseng
dc.subjectSecond degree equationseng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleA análise didática de erros: Um estudo com equações do segundo graupor
dc.title.alternativeTeaching error analysis: A study with second degree equationseng
dc.typeDissertaçãopor
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