Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3730
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Luan do Nascimento | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0281246206432358 | por |
dc.contributor.advisor1 | Kuhlmann, Paulo Roberto Loyolla | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6773838633892645 | por |
dc.contributor.referee1 | Nobre, Fábio Rodrigo Ferreira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1488422193691291 | por |
dc.contributor.referee2 | Silva, Flávio José Rocha da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5003076014211529 | por |
dc.contributor.referee3 | Gomes, Maíra Siman | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6919553833211231 | por |
dc.date.accessioned | 2021-05-20T01:52:44Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-04 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, L. do N. O teatro para a construção da paz em Bogotá (Colômbia): a performance do teatro experimental Fontibón (2003-2016). 2020. 191f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais - PPGRI) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2020. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3730 | - |
dc.description.resumo | A arte é um elemento que possui múltiplas funções sociais (comunicativas, pedagógicas e ideológicas, por exemplo) e é justamente por meio dessas funcionalidades que ela pode ser integrada a iniciativas de construção da paz. As teorizações sobre a virada estética nas Relações Internacionais (RI) e sobre a virada local nos Estudos para a Paz (EPP), sustentadas por um posicionamento crítico descolonial, são as literaturas basilares para o desenvolvimento dessa pesquisa, que tem por objetivo compreender como o teatro tem sido utilizado para a construção da paz na Colômbia, a partir do nível local (Bogotá). A conexão entre essas duas teorizações críticas dá suporte à análise das contribuições teóricas e práticas do teatro para a construção da paz (TPP), isto é, em iniciativas que visam promover transformações em cenários de violência, tratando conflitos de modo criativo e não violento. Posto isto, será apresentado um Estudo de Caso acerca da performance para a construção da paz da Fundação Cultural Teatro Experimental Fontibón (TEF), entre 2003 e 2016, quando a utilização da metodologia do Teatro do Oprimido (TO) passou a repercutir as ações do grupo, nacional e internacionalmente. A presente investigação, portanto, é orientada por uma abordagem qualitativa, exploratória e crítica, articulada por uma perspectiva metodológica reconstrutiva que visa assimilar as convergências e divergências entre as dimensões normativas e empíricas da pesquisa. Assim sendo, a partir do método histórico genealógico, que auxilia na análise bibliográfica e na composição do Estudo de Caso, podemos compreender que o teatro tem sido utilizado pelo TEF como uma ferramenta política e pedagógica para abordar os problemas sociais da Colômbia em diversas localidades, partindo de uma perspectiva mobilizadora da sociedade civil com ênfase na participação direta e indireta de setores populares, das comunidades e dos grupos socialmente vulneráveis. Além disso, é possível perceber que o TO é uma metodologia fundamental para a performance política do TEF, embora as contribuições desse ator para a construção da paz não se restrinjam a ela, tendo em vista que outros modelos e práticas teatrais – como o teatro callejero e comparsas – também têm colaborado com o compromisso da organização em promover transformações sociais. | por |
dc.description.abstract | El arte es un elemento que tiene múltiples funciones sociales (comunicativas, pedagógicas e ideológicas, por ejemplo) y es precisamente a través de estas funcionalidades que puede integrarse con iniciativas de construcción de paz. El giro estético en Relaciones Internacionales (RI) y el giro local en Estudios para la Paz (EPP), apoyados en una posición crítica decolonial, son las literaturas básicas para el desarrollo de esta investigación, que tiene como objetivo comprender cómo se ha utilizado el teatro para la construcción de paz en Colombia, desde el nivel local (Bogotá). La conexión entre estas dos teorizaciones críticas apoya el análisis de las contribuciones teóricas y prácticas del teatro para la construcción de paz (TPP), es decir, en iniciativas que apuntan a promover transformaciones en escenarios de violencia, tratando los conflictos de manera creativa y no violenta. Dicho esto, se presentará un Estudio de Caso sobre la actuación para la construcción de paz de la Fundación Cultural Teatro Experimental Fontibón (TEF), entre 2003 y 2016, cuando el uso de la metodología Teatro del Oprimido (TO) comenzó a reflejar las acciones del grupo, a nivel nacional e internacional. La presente investigación, entonces, se guía por un enfoque cualitativo, exploratorio y crítico, articulado por una perspectiva metodológica reconstructiva que busca asimilar las convergencias y divergencias entre las dimensiones normativa y empírica de la investigación. Así, a partir del método histórico genealógico, que ayuda en el análisis bibliográfico y en la composición del Estudio de Caso, podemos entender que el teatro ha sido utilizado por el TEF como una herramienta política y pedagógica para abordar los problemas sociales de Colombia en diferentes localizaciones, desde una perspectiva movilizadora de la sociedad civil con énfasis en la participación directa e indirecta de sectores populares, comunidades y grupos socialmente vulnerables. Además, es posible percibir que el TO es una metodología fundamental para la actuación política del TEF, aunque los aportes de este actor a la construcción de paz no se limitan a ella, considerando que otros modelos y prácticas teatrales – como el teatro callejero y comparsas – también han colaborado con el compromiso de la organización de promover el cambio social. | spa |
dc.description.provenance | Submitted by Elesbão Santiago Neto (neto10uepb@cche.uepb.edu.br) on 2021-05-20T01:52:43Z No. of bitstreams: 1 PDF - Luan do Nascimento Silva.pdf: 4049531 bytes, checksum: ae1f5bda5329f3409927ebc0c9febad0 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-05-20T01:52:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Luan do Nascimento Silva.pdf: 4049531 bytes, checksum: ae1f5bda5329f3409927ebc0c9febad0 (MD5) Previous issue date: 2020-11-04 | eng |
dc.description.sponsorship | CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/9928/PDF%20-%20Luan%20do%20Nascimento%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas - CCBSA | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais - PPGRI | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Descolonialidade | por |
dc.subject | Construção da paz | por |
dc.subject | Teatro do Oprimido | por |
dc.subject | Colômbia | por |
dc.subject | Estética | por |
dc.subject | Decolonialidad | spa |
dc.subject | Construcción de paz. | spa |
dc.subject | Teatro del Oprimido | spa |
dc.subject | Colombia | spa |
dc.subject | Estética | spa |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | por |
dc.title | O teatro para a construção da paz em Bogotá (Colômbia): a performance do teatro experimental Fontibón (2003-2016) | por |
dc.title.alternative | El teatro para la construcción de la paz en Bogotá (Colombia): la representación del teatro experimental Fontibón (2003-2016) | spa |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGRI - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Luan do Nascimento Silva.pdf | Luan do Nascimento Silva | 3.95 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.