Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3729
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Programa de qualificação docente e ensino de língua portuguesa em Timor_Leste (2009-2013): dilemas e perspectivas a partir da cooperação Sul-Sul |
Título(s) alternativo(s): | Programa de formación de profesores y enseñanza de la lengua portuguesa en Timor_Leste (2009-2013): dilemas y perspectivas de la cooperación Sur-Sur |
Autor: | Silva, Thaísa Bravo-Valenzuela e |
Primeiro orientador: | Nogueira, Silvia Garcia |
Primeiro coorientador: | Pacífico, Andrea Maria Calazans Pacheco |
Primeiro membro da banca: | Nobre, Fábio Rodrigo Ferreira |
Segundo membro da banca: | Acco, Marco Antônio de Castilhos |
Terceiro membro da banca: | Pacífico, Andrea Maria Calazans Pacheco |
Resumo: | O Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa (PQLP) tem como objetivo a execução do ensino da língua portuguesa e outras atividades relacionadas à formação de docentes de diferentes níveis vinculadas a instituições de ensino timorenses, atuando, principalmente, nas áreas de formação inicial de docentes, no fomento ao ensino da língua portuguesa e no apoio ao ensino superior. Ele foi instituído, oficialmente, em 2004, resultado de um impulso pela integração educacional e cultural com os países lusófonos, que esteve em voga durante os dois mandatos do Presidente Luís Inácio Lula da Silva (2002-2010) e atravessou, ao menos, duas fases de execução: a primeira (2005-2009), de cunho exploratório, pretendeu identificar os principais desafios enfrentados pelos docentes timorenses no que diz respeito às práticas pedagógicas e à elaboração de recursos didáticos em língua portuguesa; e a segunda (2009-2013), quando passou a contar com a contribuição institucional da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para a avaliação do programa, em que os ocorre a sistematização de procedimentos e de estudos que visam contribuir para a efetiva operacionalização do PQLP. Neste sentido, optou-se pela análise desta segunda etapa, procurando, por meio de consulta aos editais e realização de entrevistas com os cooperantes brasileiros participantes do programa, compreender se a forma como ele foi operacionalizado entre os anos de 2009 a 2013 está de acordo com os preceitos da Cooperação Sul- Sul (CSS). Considera-se que o programa tenha cumprido parcialmente os preceitos da CSS. . |
Abstract: | El Programa de Calificación del Profesorado y de la enseñanza de la Lengua Portuguesa (PQLP) tiene como objetivo la puesta en práctica de la lengua portuguesa y otras actividades relacionadas con la formación de profesores de diferentes niveles vinculados a instituciones educativas de Timor-Leste (PQLP / CAPES, s /d) actuando principalmente en las áreas de formación inicial de docentes; en la promoción de la enseñanza del idioma portugués; y en el apoyo a la enseñanza superior. Fue instituido oficialmente en 2004, resultado de un impulso por la integración educativa y cultural con los países lusófonos que estuvo en práctica durante los dos mandatos del Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2002-2010) y atravesó al menos dos fases de ejecución : la primera (2005-2009), de naturaleza exploratoria, cuya intención fue identificar los principales retos de los maestros de Timor-Leste con respecto a las prácticas de enseñanza y el desarrollo de materiales de enseñanza en portugués; y la segunda (2009-2013), cuando pasó a contar con la contribución institucional de la Universidad Federal de Santa Catarina (UFSC) para la evaluación del programa, en lo cual ocurre la sistematización de procedimientos y de estudios que buscan contribuir a la efectiva operacionalización del PQLP. En este sentido, se optó por el análisis de esta segunda etapa, buscando, por medio de la consulta a los editales y por la realización de entrevistas con los cooperantes brasileños participantes del programa, comprender si la forma en que fue operado entre los años 2009 a 2013 está de acuerdo con los preceptos de la Cooperación Sur-Sur. |
Palavras-chave: | Cooperação educacional Timor-Leste Programa de qualificação em língua portuguesa Cooperación en educación Timor-Leste Programa de titulación de lengua portuguesa |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas - CCBSA |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais - PPGRI |
Citação: | SILVA, T. B.-V. e. Programa de qualificação docente e ensino de língua portuguesa em Timor_Leste (2009-2013): dilemas e perspectivas a partir da cooperação Sul-Sul. 2019. 139f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais - PPGRI) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3729 |
Data de defesa: | 2-Set-2019 |
Aparece nas coleções: | PPGRI - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Thaísa Bravo-Valenzuela e Silva.pdf | Thaísa Bravo-Valenzuela e Silva | 1.43 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.