Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3729
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Thaísa Bravo-Valenzuela e-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5770137941613208por
dc.contributor.advisor1Nogueira, Silvia Garcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1263593714592175por
dc.contributor.advisor-co1Pacífico, Andrea Maria Calazans Pacheco-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8712438126090355por
dc.contributor.referee1Nobre, Fábio Rodrigo Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1488422193691291por
dc.contributor.referee2Acco, Marco Antônio de Castilhos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6991854560368118por
dc.contributor.referee3Pacífico, Andrea Maria Calazans Pacheco-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8712438126090355por
dc.date.accessioned2021-05-19T22:07:20Z-
dc.date.issued2019-09-02-
dc.identifier.citationSILVA, T. B.-V. e. Programa de qualificação docente e ensino de língua portuguesa em Timor_Leste (2009-2013): dilemas e perspectivas a partir da cooperação Sul-Sul. 2019. 139f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais - PPGRI) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3729-
dc.description.resumoO Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa (PQLP) tem como objetivo a execução do ensino da língua portuguesa e outras atividades relacionadas à formação de docentes de diferentes níveis vinculadas a instituições de ensino timorenses, atuando, principalmente, nas áreas de formação inicial de docentes, no fomento ao ensino da língua portuguesa e no apoio ao ensino superior. Ele foi instituído, oficialmente, em 2004, resultado de um impulso pela integração educacional e cultural com os países lusófonos, que esteve em voga durante os dois mandatos do Presidente Luís Inácio Lula da Silva (2002-2010) e atravessou, ao menos, duas fases de execução: a primeira (2005-2009), de cunho exploratório, pretendeu identificar os principais desafios enfrentados pelos docentes timorenses no que diz respeito às práticas pedagógicas e à elaboração de recursos didáticos em língua portuguesa; e a segunda (2009-2013), quando passou a contar com a contribuição institucional da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para a avaliação do programa, em que os ocorre a sistematização de procedimentos e de estudos que visam contribuir para a efetiva operacionalização do PQLP. Neste sentido, optou-se pela análise desta segunda etapa, procurando, por meio de consulta aos editais e realização de entrevistas com os cooperantes brasileiros participantes do programa, compreender se a forma como ele foi operacionalizado entre os anos de 2009 a 2013 está de acordo com os preceitos da Cooperação Sul- Sul (CSS). Considera-se que o programa tenha cumprido parcialmente os preceitos da CSS. .por
dc.description.abstractEl Programa de Calificación del Profesorado y de la enseñanza de la Lengua Portuguesa (PQLP) tiene como objetivo la puesta en práctica de la lengua portuguesa y otras actividades relacionadas con la formación de profesores de diferentes niveles vinculados a instituciones educativas de Timor-Leste (PQLP / CAPES, s /d) actuando principalmente en las áreas de formación inicial de docentes; en la promoción de la enseñanza del idioma portugués; y en el apoyo a la enseñanza superior. Fue instituido oficialmente en 2004, resultado de un impulso por la integración educativa y cultural con los países lusófonos que estuvo en práctica durante los dos mandatos del Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2002-2010) y atravesó al menos dos fases de ejecución : la primera (2005-2009), de naturaleza exploratoria, cuya intención fue identificar los principales retos de los maestros de Timor-Leste con respecto a las prácticas de enseñanza y el desarrollo de materiales de enseñanza en portugués; y la segunda (2009-2013), cuando pasó a contar con la contribución institucional de la Universidad Federal de Santa Catarina (UFSC) para la evaluación del programa, en lo cual ocurre la sistematización de procedimientos y de estudios que buscan contribuir a la efectiva operacionalización del PQLP. En este sentido, se optó por el análisis de esta segunda etapa, buscando, por medio de la consulta a los editales y por la realización de entrevistas con los cooperantes brasileños participantes del programa, comprender si la forma en que fue operado entre los años 2009 a 2013 está de acuerdo con los preceptos de la Cooperación Sur-Sur.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Elesbão Santiago Neto (neto10uepb@cche.uepb.edu.br) on 2021-05-19T22:07:19Z No. of bitstreams: 1 PDF - Thaísa Bravo-Valenzuela e Silva.pdf: 1464900 bytes, checksum: 17a953c91baaec88bad1130b20aa6928 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-19T22:07:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Thaísa Bravo-Valenzuela e Silva.pdf: 1464900 bytes, checksum: 17a953c91baaec88bad1130b20aa6928 (MD5) Previous issue date: 2019-09-02eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/9926/PDF%20-%20Tha%c3%adsa%20Bravo-Valenzuela%20e%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas - CCBSApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Relações Internacionais - PPGRIpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCooperação educacionalpor
dc.subjectTimor-Lestepor
dc.subjectPrograma de qualificação em língua portuguesapor
dc.subjectCooperación en educaciónspa
dc.subjectTimor-Lestespa
dc.subjectPrograma de titulación de lengua portuguesaspa
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.titlePrograma de qualificação docente e ensino de língua portuguesa em Timor_Leste (2009-2013): dilemas e perspectivas a partir da cooperação Sul-Sulpor
dc.title.alternativePrograma de formación de profesores y enseñanza de la lengua portuguesa en Timor_Leste (2009-2013): dilemas y perspectivas de la cooperación Sur-Surpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGRI - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thaísa Bravo-Valenzuela e Silva.pdfThaísa Bravo-Valenzuela e Silva1.43 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.