Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3725
Tipo do documento: Dissertação
Título: Literatura marginal/periférica: muitas Maris, tantas Anas em Mania e vício de Mariana Felix
Autor: Almeida, Itamara Patrícia de Souza
Primeiro orientador: Bezerra, Rosilda Alves
Resumo: Esta pesquisa propõe uma abordagem sobre a literatura marginal/periférica. Compreendendo que ainda existem imprecisões e disputas para conformar o conjunto de textos e expressões artísticas oriundas das periferias do Brasil, tanto por parte dos escritores como dos críticos, adotamos para essa pesquisa a definição de Nascimento (2006), que adicionou o termo “periférica” à denominação inicial proposta por Ferréz (literatura marginal) na tentativa de diminuir a confusão entre os dois movimentos homônimos: o da década de 1970 – conhecida também por Geração do Mimeógrafo – e o do início dos anos 2000. Dedicamo-nos, especialmente, na análise de poemas de dois livros da escritora Mariana Felix: Mania (2016) e Vício (2017), principalmente aqueles que tematizam a vivência das mulheres, seus corpos, cotidiano e ancestralidade, buscamos perceber como a periferia e a urbanidade são vivenciadas, sentidas, ressignificadas e, sobretudo, representadas por uma mulher negra que se (auto)descreve em seus textos e faz esse movimento de (auto)representação, descrevendo tantas realidades de tantas outras mulheres, negras, periféricas.
Abstract: La investigación propone un enfoque sobre la literatura marginal/periférica, comprendiendo que todavía hay imprecisiones y disputas para dar forma al conjunto de textos y expresiones artísticas de las periferias de Brasil, tanto para los escritores como para los críticos, así adoptamos para esa investigación, la concepción de Nascimento (2006), que agregó el término “periférica” a la denominación inicial propuesta por Ferréz (literatura marginal, en un intento por reducir la confusión entre los dos movimientos homónimos de la década de 1970 - conocida también por Geração do Mimeógrafo – y principios de la década de 2000. Nos dedicamos, en especial, al análisis de poemas de dos libros de la escritora Mariana Felix, que son Mania (2016) e Vício (2017), principalmente aquellos que teorizan la experiencia de las mujeres, sus cuerpos, la vida cotidiana e ancestralidad, buscamos comprender cómo esta periferia, esta urbanidad es experimentada, sentida, resignificada y, sobretodo, representada por una mujer negra que se describe a sí misma en sus textos y hace ese movimiento de (auto) representación de muchas otras mujeres, negras, periféricas.
Palavras-chave: Literatura marginal/periférica
Representação feminina
Análise literária
Mulher
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Citação: ALMEIDA, I. P. de S. Literatura marginal/periférica: muitas Maris, tantas Anas em Mania e vício de Mariana Felix. 2020. 134f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3725
Data de defesa: 26-Ago-2020
Aparece nas coleções:PPGLI - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - ITAMARA PATRICIA DE SOUZA ALMEIDA.pdf1.27 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.