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Tipo do documento: Dissertação
Título: Subversão da estética barroca e marginalização Criolla na cidade letrada
Autor: Macena, Ana Paula dos Santos Claudino de
Primeiro orientador: Bezerra, Rosilda Alves
Resumo: A presente pesquisa objetiva aportar reflexões de como, no contexto latino-americano, a estética barroca desembarca tão carregada de opulência retórica e complexidades conceituais, passando a ser controlada por uma elite letrada que, se amuralha em suas restrições impostas, conformando um fechado círculo que tendenciosamente busca restringir a toda forma de literatura na qual não consegue reconhecer suas imposições. Entretanto, sendo a América um terreno fértil onde o Barroco consegue estender-se – inclusive temporalmente – o novo círculo intelectual local e criollo não apenas absorve como também acaba por subverter essa estética tão controlada pela cidade letrada. Essa subversão se dá por meio de fugas temáticas, contextos sócio-culturais externos e principalmente por representar vozes que ressoam do lado de fora dos restritos muros da cidade letrada. Consequentemente a produção intelectual criolla acaba sendo conduzida às margens do cânone literário vigente, estando durante longo tempo sob o estigma de produção menor e de pouco valor estético. Para tal intento, faremos um sucinto percurso de como a estética barroca se desenvolve e chega ao Novo Continente, baseando-nos no que aportam os estudos de Wölfflin (1986), Weisbach (1942), Hauser (1993), Walter Benjamin (1984), Hansen (2001), Iriarte (2011), entre outros de igual importância. Objetivaremos também traçar como o conceito de sujeito criollo desenvolve-se e configura-se abrindo espaços e reclamando seu lugar de direito no círculo letrado das metrópoles latinas. Lezama Lima (1993), Walter Mignolo (2007), Sarduy (1972) serão algumas das referencias teóricas que nortearão esse intento. Em seguida, sob as discussões do conceito de cidade letrada de Ángel Rama (2004), discutiremos a composição dessa cidade e como ela atuará encerrando-se em si e representando os interesses ibéricos estabelecendo assim, outro espaço de domínio e controle: o plano escriturário. Como ponto de partida, serão analisados alguns poemas dos escritores Gregório de Matos, no Brasil e Juan del Valle y Caviedes no Peru, respectivamente, representantes das colônias portuguesa e espanhola, em uma tentativa de mostrar como esses poetas antes de compor o cânone barroco-latino de hoje, passaram primeiro por um lugar marginal que os manteve silenciados durante longo tempo. Logo, por meio desse traçado teórico, pretendemos reforçar a importância da constante revisão histórico-literária que nos permita entrever que, mesmo estéticas tão anteriores como o Barroco, cada vez mais são atuais e ainda nos alcançam na modernidade. Entender esse aspecto, proporcionaria entender questões, problemáticas, conflitos e heranças contemporâneas, como também permitiria entender-nos como indivíduos que somos, filhos de uma América ainda de reflexos e tradições barrocas.
Abstract: La presente investigación objetiva aportar reflexiones de cómo, bajo el contexto latinoamericano, la estética barroca desembarca tan cargada de opulencia retórica y complejidades conceptuales, pasando a ser controlada por una élite letrada que se amuralla en sus restricciones impuestas, conformando un cerrado círculo que, tendenciosamente, busca restringir a toda forma de literaturas de las cuales no se pueda reconocer sus imposiciones. Sin embargo, mostrándose América un fértil terreno donde el Barroco logrará extenderse – incluso temporalmente – el nuevo círculo intelectual local y criollo no solamente absorbe como también acaba por subvertir esa estética tan controlada por la ciudad letrada. Esa subversión se dará por medio de fugas temáticas, contextos socio-culturales externos y, principalmente, por representar voces que resuenan de las afueras de los restrictos muros de la ciudad letrada. Por consiguiente, la producción intelectual criolla acaba siendo conducida a los márgenes del canon literario vigente, estando durante largo periodo bajo el estigma de producción menor y de poco valor estético. Para tal intento haremos un sucinto trayecto de como la estética barroca se desarrolla y llega al Nuevo Continente, basándonos en lo que aportan los estudios de Wölfflin (1986), Weisbach (1942), Hauser (1993), Walter Benjamin (1984), Hansen (2001), Iriarte (2011), entre otros de igual relevancia. Objetivaremos también trazar como el concepto de sujeto criollo se desenvuelve y se configura, abriendo espacios y reclamando su lugar de derecho en el círculo letrado de las metrópolis latinas. Lezama Lima (1993), Walter Mignolo (2007), Sarduy (1972) son algunas de las referencias teóricas que nortearán ese intento. En seguida, bajo las discusiones del concepto de ciudad letrada de Ángel Rama (2004), discutiremos la composición de esa ciudad y como ella actuará encerrándose en si y representando intereses ibéricos, estableciendo así, otro espacio de dominio y control: el plan escriturario. Como punto de partida serán analizadas alguns poemas de los escritores Gregorio de Matos, en Brasil y Juan del Valle y Caviedes en Peru, respectivamente representantes de las colonias portuguesa y española, en una tentativa de mostrar cómo estos poetas antes de componer el canon barroco-latino de hoy, pasaron primero por un lugar de marginal, que los mantuvo silenciados durante largo tiempo. Así, por medio de ese trazado teórico, pretendemos reforzar la importancia de la constante revisión histórico-literaria que nos permita entrever que, mismo estéticas tan anteriores como es el caso del Barroco, cada vez más son actuales y todavía nos alcanzan en la modernidad. Entender ese aspecto no solamente proporcionaría entender cuestionamientos, problemáticas, conflictos y herencias peculiares a nuestra contemporaneidad, como también permitiría entendernos como individuos que somos, hijos de una América aún de reflejos y tradiciones barrocas.
Palavras-chave: Estética barroca
Barroco
Criollos
Marginalização
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Citação: MACENA, A. P. dos S. C. de. Subversão da estética barroca e marginalização Criolla na cidade letrada. 2020. 93 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3720
Data de defesa: 25-Ago-2020
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