Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3717
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAngelo , Monique Viana de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9119864596999847por
dc.contributor.advisor1Martins, Iara Ferreira de Melo-
dc.date.accessioned2021-05-12T14:23:10Z-
dc.date.issued2021-03-04-
dc.identifier.citationAngelo , Monique Viana de Oliveira. O gênero multimodal tiras sob a perspectiva dos multiletramentos: uma proposta de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental II. 2021. [145 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, [Guarabira], 2021.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3717-
dc.description.resumoEste trabalho postula como objetivo geral apresentar uma sequência didática nos moldes de Lopes-Rossi (2011), envolvendo o gênero multimodal tiras sob a perspectiva dos multiletramentos. A referida sequência é voltada para turmas de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal na cidade de Araçagi/PB. Nessa perspectiva, a base teórica principal para nossa proposta utiliza as teorias e pesquisas de Kleiman (2010), Rojo (2013), Street (1984; 2007), no tocante aos aspectos dos letramentos e multiletramentos, Bakhtin (1997) e Marcuschi (2008) na fundamentação do gênero, Dioníso (2006), Kress & Van Leeuwen (2006) acerca da multimodalidade, bem como, Ramos (2017) e Rama; Vergueiro (2009), sobre o gênero tiras, em consonância com os documentos oficiais PCN (1998) e BNCC (2018). Para tal, desenvolveremos uma sequência didática, tomando como parâmetro as concepções de Lopes-Rossi (2011). Considerando o cenário contemporâneo marcado pela multimodalidade dos textos e pelas diferentes linguagens, justifica-se o trabalho com tiras, pois as mesmas, além de se constituírem em valiosas ferramentas educacionais atrativas aos alunos, são ricas em recursos que possibilitam diferentes leituras na promoção dos multiletramentos. Sendo assim, almejamos que o trabalho com leitura/escrita através das tiras, viabilize a nossa proposta promovendo a formação crítica cidadã dos sujeitos envolvidos num cenário hipermoderno.por
dc.description.abstractThis work postulates as general objective to present a didactic sequence based on the research of Lopes-Rossi (2011), involving the multimodal genre strips from the perspective of multiliteracies. This sequence is aimed at 9th grade classes of elementary school at a municipal public school in the city of Araçagi / PB. In this perspective the main theoretical basis for our proposal uses the theories and researches of Kleiman (2010), Rojo (2013), Street (1984; 2007), on the aspects of literacies and multiliteracies, Bakhtin (1997) and Marcuschi (2008) in the rationale of the genre, Dioníso (2006), Kress & Van Leeuwen (2006) about multimodality, as well as Ramos (2017) and Rama; Vergueiro (2009), about the genre strips, in consonance with the official documents PCN (1998) and BNCC (2018). To this, we will develop a didactic sequence, taking Lopes-Rossi's (2011) conceptions as a parameter. Considering the contemporary scenario marked by the multimodality of the texts and the different languages, working with strips is justified, as they, in addition to being valuable educational tools attractive to students, are rich in resources that allow different readings in the promotion of multiliteracies. Therefore, we hope that the work with reading / writing through the strips, makes our proposal viable promoting the critical formation of the subjects involved in a hypermodern scenario.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Milena Ferreira Monteiro (milenamonteiro@servidor.uepb.edu.br) on 2021-05-12T14:23:00Z No. of bitstreams: 2 PDF - Monique Viana de Oliveira Angelo.pdf: 2688008 bytes, checksum: d9f58bb3ade57b4c8b40d58fd239156b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Milena Ferreira Monteiro (milenamonteiro@servidor.uepb.edu.br) on 2021-05-12T14:23:10Z (GMT) No. of bitstreams: 2 PDF - Monique Viana de Oliveira Angelo.pdf: 2688008 bytes, checksum: d9f58bb3ade57b4c8b40d58fd239156b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-12T14:23:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 PDF - Monique Viana de Oliveira Angelo.pdf: 2688008 bytes, checksum: d9f58bb3ade57b4c8b40d58fd239156b (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2021-03-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/9881/PDF%20-%20Monique%20Viana%20de%20Oliveira%20Angelo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASpor
dc.relation.referencesANGELO, Monique Viana de Oliveira. O gênero multimodal tiras sob a perspectiva dos multiletramentos: uma proposta de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental II. 2021. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras (PROFLETRAS), Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/-
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectLíngua Portuguesapor
dc.subjectMultiletramentospor
dc.subjectTiraspor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleO gênero multimodal tiras sob a perspectiva dos multiletramentos: uma proposta de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental IIpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Monique Viana de Oliveira Angelo.pdfDISSERTAÇÃO2.63 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons