Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3688
Tipo do documento: Dissertação
Título: A confissão da leoa, de Mia Couto: relações de poder, territorialização e devir-mulher-leoa
Autor: Cunha, Deise Luci Silva
Primeiro orientador: Rosa, Susel Oliveira da
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar na obra A confissão da leoa (2012), de Mia Couto, as maneiras pelas quais as relações de poder, o devir-mulher-leoa e a resistência feminina são construídos na narrativa. Para tanto, será realizado um percurso que evidencie a opressão oriunda dos homens nativos e os quadros de violência psicológica, física e sexual contra as personagens femininas, em especial, à invasão de seu corpo enquanto metáfora do território invadido. A partir dessa análise, é possível justificarmos que o devir-mulher-leoa é uma das formas que as personagens da obra encontram para minar a opressão masculina. Para esse fim, Mariamar, Hanifa Assulua e Naftalinda criam alianças, desterritorializam-se e se dizem as leoas por capturarem os mecanismos de defesa dos felinos. Tomam-se como fundamentação teórica a este estudo os pressupostos de Hall (2013), Appiah (1997), Mata (2007), Foucault (1979), Maciel (2016), Deleuze e Guattarri (2011).
Abstract: El presente estudio tiene como objetivo analizar en la obra A confissão da leoa (2012), de Mia Couto, las maneras por las cuales las relaciones de poder, devir-mujer-leona e la resistencia femenina son construidos en la narrativa. Para tanto, será realizada una ruta que evidencie la opresión oriunda de los hombres nativos e los datos de violencia psicológica, física e sexual contra los personajes femeninos, en especial, la invasión de su cuerpo mientras metáfora del territorio invadido. A partir de ese análisis, es posible justificarnos que el devir-mujer-leona es una de las formas que los personajes de la obra encuentran para minar la opresión masculina. Para ese fin, Mariamar, Hanifa Assulua e Naftalinda crean alianza, se desterritorializan e se dicen las leonas por capturarem el instinto de defensa de los felinos. Se toman como fundamentación teórica a este estudio los presupuestos de Hall (2013), Appiah (1997), Mata (2007), Foucault (1979), Maciel (2016) e Deleuze e Guatarri (2011).
Palavras-chave: Análise literária
Relações de poder
Resistência feminina
Opressão masculina
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Citação: CUNHA, D. L. S. A confissão da leoa, de Mia Couto: relações de poder, territorialização e devir-mulher-leoa. 2018. 97f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI). - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3688
Data de defesa: 19-Set-2018
Aparece nas coleções:PPGLI - Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - DEISE LUCI SILVA CUNHA.pdf1.06 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.