Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3667
Tipo do documento: Dissertação
Título: Futebol e literatura na aula de educação física: possibilidades transdisciplinares em uma escola pública em João Pessoa - PB
Autor: Castro, Laís Santos
Primeiro orientador: Silva, Marcelo Medeiros da
Resumo: O presente estudo teve por objetivo promover uma proposta transdisciplinar de ensino através da recepção de textos literários sobre futebol nas aulas de Educação Física, partindo da hipótese de que o consórcio entre futebol e literatura pode constituir-se como uma possibilidade didática, pedagógica, cultural e humanista em alternativa aos padrões biológico-técnicos comumente utilizados para o ensino do futebol como um conteúdo dentre os existentes na área dos esportes a serem ensinados na escola. Uma vez que, nos textos literários o futebol é representado considerando a multiplicidade de suas relações com a sociedade, a cultura e os sujeitos, por meio da recepção das narrativas, nossa proposta dirigiu-se a conduzir os/as alunos/as a uma leitura autônoma, reflexiva e questionadora sobre o futebol ressignificando a prática pedagógica com este conteúdo na escola. Este trabalho foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Liliosa de Paiva Leite, no município de João Pessoa-PB, tendo como colaboradores dezenove estudantes de ambos os sexos com idades entre 15 e 19 anos da segunda série do Ensino Médio, do ensino regular em tempo integral. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e natureza exploratória, delineada por meio de uma pesquisa-ação. Os instrumentos da coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas, observação participativa e registros no diário de campo. Quanto à análise destes dados, orientamo-nos pelo paradigma interpretativista, utilizando as narrativas dos atores que compuseram nossa amostra como via de acesso à compreensão dos sentidos e significados que foram atribuídos por eles ao futebol, à leitura, à literatura e à experiência de que participaram como colaboradores. Este trabalho teve como produto uma sequência didática, em cuja elaboração bem como nas reflexões e análises ao longo da nossa investigação científica, foram utilizadas as orientações teóricas e metodológicas de estudioso como: Antunes (2004), Guterman (2009), Damatta (1994), Hall (1997), Eagleton (2003) Bourdieu (1983, 1989 e 2002), Betti (2009 e 2017), Darido (2001 e 2007), Altman (2015), Neira (2014 e 2018), Jauss (1994), Cosson (2014) e Lajolo (2004). Assim, ao correlacionarmos o conhecimento teórico-científico à estruturação de ações práticas com o futebol num prisma sociológico, antropológico e cultural, esperamos, com este estudo, ter colaborado com a reflexão sobre as contribuições pedagógicas da recepção dos textos literários sobre futebol na aula de Educação Física, com a ressignificação deste conteúdo no currículo da Educação Física Escolar, com a reconfiguração do papel e do lugar desta disciplina e no projeto político pedagógico da escola e com o fomento à qualificação e à valorização do professor de Educação Física.
Abstract: The present study aimed to promote a transdisciplinary teaching proposal through the reception of literary texts about soccer in Physical Education classes, based on the hypothesis that the consortium between soccer and literature may constitute a didactic, pedagogical, cultural and humanist possibility as an alternative to the biological-technical standards commonly used for teaching soccer as a content among those existing in the area of sports to be taught at school. Since, in literary texts, soccer is represented by considering the multiplicity of its relations with society, culture and subjects, through the reception of narratives, our proposal was directed to lead students to an autonomous, reflective and questioning reading about soccer resignifying the pedagogical practice of this content at school. This study was carried out at Escola Cidadã Integral Professora Liliosa de Paiva Leite, in the city of João Pessoa-PB, having as collaborators nineteen full-time High School students of both genders, between 15 and 19 years old. It is a research with a qualitative approach and exploratory nature, outlined through an action research. The instruments of data collection were semi-structured interviews, participant observation and records in the field diary. As for the analysis of the data, we guided ourselves by the interpretive paradigm, using the narratives of the students who composed our sample as a way of accessing the understanding of the senses and meanings attributed by them to soccer, reading, literature and the experience of who participated as collaborators. This study had as a result, a didactic sequence, whose elaboration as well as the reflections and analyzes throughout our scientific investigation, used the theoretical and methodological orientations of the scholars, such as, Antunes (2004), Guterman (2009), Damatta (1994), Hall (1997), Eagleton (2003) Bourdieu (1983, 1989 e 2002), Betti (2009 e 2017), Darido (2001 e 2007), Kunz (1994), Neira (2014 e 2018), Jauss (1994), Cosson (2014) e Lajolo (2004). Thus, by correlating theoretical and scientific knowledge with the structuring of practical actions with soccer in a sociological, anthropological and cultural prism, we hope, with this study, to have collaborated with the reflection on the pedagogical contributions of the reception of literary texts about soccer in Physical Education class, the reframing of this content in the Physical Education curriculum, the reconfiguration of the role and place of this subject and in the political pedagogical project of the school, and the promotion of the qualification and valorization of the Physical Education teacher.
Palavras-chave: Ensino de educação fisica
Letramento literário
Futebol
Transdisciplinaridade
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: CASTRO, L. S. Futebol e literatura na aula de educação física: possibilidades transdisciplinares em uma escola pública em João Pessoa - PB. 2020. 262 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3667
Data de defesa: 11-Set-2020
Aparece nas coleções:PPGLI - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO-LAÍS SANTOS CASTRO.pdf44.94 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.