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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Josimere Maria da-
dc.contributor.advisor1Nóbrega, Geralda Medeiros-
dc.date.accessioned2020-10-29T13:31:02Z-
dc.date.issued2020-02-20-
dc.identifier.citationSILVA, Josimere Maria da. Hermilo Borba Filho: escrita do corpo, performance da escrita e resistência em “Um cavalheiro da segunda decadência”. 2020. 233f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3650-
dc.description.resumoEste trabalho volta-se para a tetralogia Um Cavalheiro da Segunda Decadência, do pernambucano Hermilo Borba Filho e tem como objetivo expor um estudo deste longo projeto no tocante ao modo hermiliano de fazer literatura. São quatro volumes narrados em primeira pessoa por um homem que também é escritor e lança mão de uma grande e urgente empreitada que é registrar a história de vida que o circunda. No entanto, o narrador opta por abrir mão do puro registro dos acontecimentos passados e desliza entre ficção e realidade construindo um enredo em que ressoam algumas vozes que se entrelaçam. Interessa-nos, portanto, partindo dessa necessidade de transformar as experiências vividas em acontecimentos narrados, compreender os caminhos escolhidos para dar conta desse projeto. Partimos, inicialmente, de uma possível ‘performance da escrita’ sugerida no final da tetralogia, quando o leitor descobre que o grande projeto do narrador, na verdade, é aquele que está em suas mãos, dando a impressão de que ele dividiu tarefa de escrever com o autor que assina a capa dos livros. Outro ponto de apoio para este trabalho é a maneira como o narrador experimenta os acontecimentos narrados: mais que se munir de uma voz narrativa, Borba coloca seu corpo no centro do acontecimento e o explora entre dores e prazeres, como que para atestar as experiências vividas, colocando o seu corpo em evidência por toda a tetralogia, o que possibilita pensar que os acontecimentos narrados foram antes registrados em sua carne. O protagonismo do corpo, no entanto, divide espaço com a grande preocupação do narrador que é fazer com que seus escritos sejam compreendidos pelo leitor. Borba Filho sai em defesa da popularização da arte e, pela voz do narrador, persegue a ideia de que um texto nada significa se sua linguagem não for acessível ao leitor e deixa clara sua intenção de renovar o romance brasileiro. Ao final, portanto, talvez possamos afirmar que o grande projeto de Borba Filho é um projeto literário comprometido com a ética e com o humano e que, dada a sua composição, coloca-se além dos modelos clássicos descritos pelos estudos da teoria literária. Assim, impõe-se aqui a necessidade de pensar, a partir da tetralogia, as relações de aproximação entre literatura, ética e política no projeto literário hermiliano.por
dc.description.abstractThe study object of this paper is the tetralogy entitled Um Cavalheiro da Segunda Decadência, by Hermilo Borba Filho, the writer from Pernambuco, Brazil. The main purpose of this study is to expose this project focusing on this writer’s literary creation features. This project includes four volumes of a first-person narrative written by someone who craves a big and urgent assignment, which is to register his life testimony. However, the narrator does not just register past events, but permeates fiction and reality by elaborating a plot that intertwines several voices. Therefore, considering such a need to turn these lived experiences into narrated events, the main concern here is to understand the ways chosen by this writer in order to handle his project. First, this paper approaches a possible ‘writing performance’ suggested by the author at the end of his tetralogy, when readers realize that the narrator’s big project is already in their hands, making them believe that the author shared the writing process with them. This study also approaches the way the narrator experiments the events, that is, more than a narrative voice, Borba puts his own body in the center of the event and he explores pains and pleasures as a way to attest the lived experiences, putting his body in evidence throughout the tetralogy, what makes it possible to think that the narrated events were already registered in his flesh. However, the body protagonism shares space with the narrator’s main concern, which is to make his writings be understood by readers. In other words, Borba Filho defends art popularization and the idea that a text means nothing if its language is not accessible to readers, and he clearly manifests his intention to renew the Brazilian novel. Finally, it is possible to claim that Borba Filho’s big project is a literary work committed to ethics and human beings, and it goes beyond the literary theory expectations. Hence, considering this tetralogy, it is necessary to think of the interplay among literature, ethics and politics in Borba Filho’s literary project.eng
dc.description.provenanceSubmitted by João Costa (joaocosta@uepb.edu.br) on 2020-10-22T11:48:24Z No. of bitstreams: 1 TESE - JOSIMERE MARIA DA SILVA.pdf: 2912391 bytes, checksum: 59097fb152e1ed33a08af01c2faafbc2 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by João Costa (joaocosta@uepb.edu.br) on 2020-10-29T13:31:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE - JOSIMERE MARIA DA SILVA.pdf: 2912391 bytes, checksum: 59097fb152e1ed33a08af01c2faafbc2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-29T13:31:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE - JOSIMERE MARIA DA SILVA.pdf: 2912391 bytes, checksum: 59097fb152e1ed33a08af01c2faafbc2 (MD5) Previous issue date: 2020-02-20eng
dc.formatapplication/pdf*
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dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Educação - CEDUCpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLIpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteratura brasileirapor
dc.subjectNarrativa literáriapor
dc.subjectTetralogiapor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectPopularização da artepor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleHermilo Borba Filho: escrita do corpo, performance da escrita e resistência em “Um cavalheiro da segunda decadência”por
dc.typeTesepor
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