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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3648
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | “A cara do povo do jeito que ela é”: o nacional-popular na peça Parai-bê-a-bá, de Paulo Pontes |
Autor: | Teixeira, Lays Honório |
Primeiro orientador: | Maciel, Diógenes André Vieira |
Resumo: | Trata-se de uma pesquisa documental em busca da história do espetáculo Paraí-bê-a-bá, montado, em 1968, pelo grupo Teatro de Arena da Paraíba, tendo em vista a análise sobre como, por meio dessa peça, Paulo Pontes, coordenador geral do processo, buscou representar uma imagem relativa ao ―autêntico homem paraibano‖, através da colagem de textos literários, dados econômicos e discursos de conterrâneos notáveis que obtiveram destaque em suas áreas. Analisou-se o texto teatral através da perspectiva do projeto estético-político nacional-popular, na esteira do pensamento do filósofo italiano Antonio Gramsci, e do diálogo com pressupostos do teatro político e engajado do pós-Golpe de 1964, como o sistema teatral desenvolvido por Augusto Boal, o Sistema Coringa. Para fins de sistematização de fontes, considerou-se a pesquisa em periódicos locais, em que circularam reportagens, entrevistas, notícias e anúncios sobre o espetáculo no ano de 1968, quando de sua estreia. Ao fim da pesquisa, constatou-se que através da peça e pelo modo como foi produzida, Paulo Pontes conseguiu fazer um espetáculo que foi sucesso de público e diminuiu a distância entre o povo e o teatro, levando o paraibano para as casas de espetáculo ao longo do Estado, tanto no palco quanto na plateia. |
Abstract: | This dissertation consists of a documentary research pursuing the history of the show Paraí-bê-a-bḠperformed in 1968 by the group Teatro de Arena da Paraíba. It aims at analyzing how, through this play, Paulo Pontes, general coordinator of the process, sought to represent an image relating to the ―authentic man from Paraíba‖ via a collage of literary texts, economic data and speeches of notable fellow citizens who had achieved prominence in their areas. The theatrical text was analyzed through the perspective of the aesthetic-political national-popular project, following principles of the Italian philosopher Antonio Gramsci, and from dialogue with the politically engaged theater of the post-64 Coup, such as the theatrical system develop by Augusto Boal, the Sistema Coringa (Joker System). For the purpose of source systematization, research was conducted into local periodicals in which reports, interviews, news and advertisement were published about the show in the year of 1968, as of its premiere. By the end of the research, a conclusion was drawn that through the play and its production process, Paulo Pontes succeeded in creating a show that was a success in terms of attendance and diminished the distance between the people and the theater, leading folk from Paraíba to playhouses along the state, both in the audience as on the stage. |
Palavras-chave: | Teatro paraibano Dramaturgia paraibana Nacional-Popular |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Centro de Educação - CEDUC |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI |
Citação: | TEIXIERA, Lays Honório. “A cara do povo do jeito que ela é”: o nacional-popular na peça Parai-bê-a-bá, de Paulo Pontes. 2020.105f . Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3648 |
Data de defesa: | 19-Jun-2020 |
Aparece nas coleções: | PPGLI - Dissertações |
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