Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3589
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Renata Maria Fernandes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3764592071124706por
dc.contributor.advisor1Souza, Aldinida de Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2790523433318905por
dc.contributor.referee1Souza, Aldinida de Medeiros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2790523433318905por
dc.contributor.referee2Costa, Maria Suely da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1891779191833711por
dc.contributor.referee3Alves, José Hélder Pinheiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2352905993796166por
dc.date.accessioned2019-12-04T16:50:41Z-
dc.date.issued2019-04-11-
dc.identifier.citationOliveira, Renata Maria Fernandes de. Letramento literário: a mulher no cordel e a conscientização sobre violência no campo. 2019. 124f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3589-
dc.description.resumoEsta pesquisa é um estudo que envolve Literatura de cordel, letramento literário e conscientização sobre a violência praticada contra a mulher do campo. O principal objetivo consiste em trabalhar com os alunos o cordel Margarida Maria Alves, da autoria de Medeiros Braga (2008), que traz elementos sobre a vida e a luta desta líder sindical camponesa, a fim de proceder à aplicação da sequência de letramento literário, conforme a proposta de Rildo Cosson (2009). Considerando que a literatura popular pode representar uma experiência instigadora e favorável às práticas de leitura em sala de aula, utilizamos a proposta metodológica de pesquisa-ação, promovendo uma intervenção em uma turma de 9º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública do município de Serraria/PB, enfatizando questões relacionadas ao combate à violência no campo, através de uma aprendizagem de forma expressiva, estimulando o desenvolvimento da capacidade crítica do leitor.Norteamo-nos a partir dos pressupostos teóricos de Lajolo (1982),Melo (1982), Solé (1998),Koch e Elias (2006), Colomer (2007), Rildo Cosson (2009),Todorov (2009), Marinho e Pinheiro (2012), Kleiman (2016), entre outros. A pesquisa foi desenvolvida entre os meses de outubro e novembro de 2018 e os resultados, apresentados no capítulo V, mostram que o uso do cordel, a partir de uma temática contextualizada, contribuiu para a formação crítica dos alunos e possibilitou um exercício de conscientização.por
dc.description.abstractThis research is a study that involves Cordel Literature, literary literacy and the awareness of the violence practiced against the countryside woman. The main objective consists in working with the students the cordel Margarida Maria Alves, by Medeiros Braga (2008), which brings up elements about the life and fight of that peasant union leader, in order to proceed to the application of the sequence of literary literacy, according to the proposition of Rildo Cosson (2009). By considering that popular literature may represent an exciting and favorable experience to the practice of reading in the classroom, we utilized the methodological proposition of research-action, promoting an intervention in a class of the 9th degree of the Final Years of the Fundamental Teaching in a school of the public school network, in the city of Serraria-PB, stressing issues related to the fight against violence in the countryside, through an expressive way of learning, stimulating the development of the critical ability of the reader. We were guided by the theoretical assumptions of Lajolo (1982), Melo (1982), Solé (1998), Koch and Elias (2006), Colomer (2007), Rildo Cosson (2009), Todorov (2009), Marinho and Pinheiro (2012), Kleiman (2016), amongst others. The research was developed between the months of october and november, 2018, and the results, presented in chapter V, show that the use of the cordel, from a contextualized theme, contributed to the building of the criticism in the students and enabled an exercise of building awareness.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Bronzeado de Andrade (thiago@ch.uepb.edu.br) on 2019-12-03T18:52:51Z No. of bitstreams: 1 PDF - Renata Maria Fernandes de Oliveira.pdf: 36854350 bytes, checksum: 8ac15bdb32f50f880a3ee832bc4bd1e2 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Andreza Serafim (andreza@ch.uepb.edu.br) on 2019-12-04T16:50:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Renata Maria Fernandes de Oliveira.pdf: 36854350 bytes, checksum: 8ac15bdb32f50f880a3ee832bc4bd1e2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-04T16:50:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Renata Maria Fernandes de Oliveira.pdf: 36854350 bytes, checksum: 8ac15bdb32f50f880a3ee832bc4bd1e2 (MD5) Previous issue date: 2019-04-11eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/9203/PDF%20-%20Renata%20Maria%20Fernandes%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLetramento literáriopor
dc.subjectViolência no campopor
dc.subjectLiteratura de cordelpor
dc.subjectLiterary literacyeng
dc.subjectCountryside violenceeng
dc.subjectCordel literatureeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleLetramento literário: a mulher no cordel e a conscientização sobre violência no campopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata Maria Fernandes de Oliveira.pdfPDF - Renata Maria Fernandes de Oliveira35.99 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.