Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3578
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSales, Leidiane Torres-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6266741591138852por
dc.contributor.advisor1Souza, Moema Amélia Serpa Lopes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2781009304496825por
dc.contributor.referee1Souza, Moema Amelia Serpa Lopes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2781009304496825por
dc.contributor.referee2Nóbrega, Mônica Barros da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2520472194290148por
dc.contributor.referee3Souza, Jamerson Murilo Anunciação de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8378993010033479por
dc.date.accessioned2019-11-21T18:37:12Z-
dc.date.issued2019-11-27-
dc.identifier.citationSales, Leidiane Torres. “O devir e o vir a ser”: os dilemas à transversalidade do ensino teórico-prático na formação profissional em Serviço Social. 2019. 182f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3578-
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva analisar a transversalidade do ensino teórico-prático no curso de Serviço social da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Sousa-PB. Tem por objetivos específicos identificar como o projeto político pedagógico do curso de Serviço Social da UFCG está estruturado, evidenciando a estrutura dos componentes curriculares que possibilitam a efetividade da transversalidade do ensino teórico-prático; e investigar como os docentes apreendem a transversalidade do ensino teórico-prático na formação em Serviço Social, revelando as atividades acadêmicas e estratégias didáticopedagógicas utilizadas por estes com vistas à materialização do ensino teórico prático no curso de Serviço Social da UFCG. Temos no materialismo histórico dialético, o respaldo teórico-metodológico para desvelar o objeto em questão, situando o contexto contraditório que perpassa a efetivação da formação profissional. Trata-se de uma pesquisa empírica, documental, que se sustenta a partir analise do Projeto Político Pedagógico do curso de Serviço Social, dos planos de curso das disciplinas, da regulamentação de estágio, na busca de identificar a transversalidade teórico-prática na formação, como também da entrevista estruturada junto aos docentes da instituição, com vistas a apreender a concepção destes no tocante a transversalidade do ensino teórico-prático e os desafios a sua materialização, aos quais processou análise de natureza qualitativa. Dentre os principais resultados da pesquisa destacam-se problemáticas que corroboram com a fragmentação do ensino teórico-prático tanto: na proposta pedagógica pela centralização do debate teórico-prático e da relação de unidade das dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa nos componentes de Estágio e Supervisão Acadêmica; nas condições objetivas que se colocam para a efetivação da proposta de ensino expresso no reduzido quadro docente e na insuficiência de campos de estágio; pela reprodução de concepções equivocadas da relação de unidade entre as três dimensões que orientam o projeto de formação; e a dificuldade de mediação dos(as) docentes, de conceber e articular estratégias didáticopedagógica de fortalecimento da transversalidade do ensino teórico-prático, de trazer a dimensão técnico-operativa para o cotidiano do ensino na totalidade da formação conjugada as demais dimensões.por
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the transversality of theoretical-practical teaching in the Social Service course of the Federal University of Campina Grande (UFCG), Sousa-PB campus. Its specific objectives are to identify how the pedagogical political project of the UFCG Social Service course is structured, evidencing the structure of the curricular components that make possible the transversality of theoreticalpractical teaching; and to investigate how teachers learn the transversality of theoretical-practical teaching in Social Work training, revealing the academic activities and didactic-pedagogical strategies used by them in order to materialize practical theoretical teaching in the UFCG Social Service course. We have in the dialectical historical materialism, the theoretical-methodological support to unveil the object in question, situating the contradictory context that pervades the effectiveness of professional training. It is an empirical, documentary research that is based on the analysis of the Political Educational Project of the Social Work course, the course plans of the disciplines, the regulation of the internship, in the search to identify the theoretical-practical transversality in the formation, as well as a structured interview with the institution's teachers, with a view to apprehending their conception regarding the transversality of the theoretical-practical teaching and the challenges to their materialization, to which they processed qualitative analysis. Among the main results of the research, we highlight problems that corroborate with the fragmentation of theoretical-practical teaching both in the pedagogical proposal by the centralization of the theoretical-practical debate and the unity relationship of the theoreticalmethodological, ethical-political and technical-operative dimensions in the components of Internship and Academic Supervision; in the objective conditions that are put for the effectiveness of the proposal of education expressed in the reduced teaching staff and in the insufficiency of fields of training; by the reproduction of misconceptions of the relation of unity between the three dimensions that guide the project of formation; and the difficulty of mediation of teachers, of conceiving and articulating didactic-pedagogical strategies to strengthen the transversality of theoretical-practical teaching, to bring the technical-operative dimension to the everyday of teaching in the totality of the formation combined with the other dimensions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Wallace Arruda (wallacearruda@uepb.edu.br) on 2019-11-13T16:23:48Z No. of bitstreams: 1 DISS - Leidiane Torres Sales.pdf: 2128309 bytes, checksum: 63ed7fff78d5334e4ecf913ba293b9eb (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Gesiele Farias (gesielefarias@uepb.edu.br) on 2019-11-21T18:37:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS - Leidiane Torres Sales.pdf: 2128309 bytes, checksum: 63ed7fff78d5334e4ecf913ba293b9eb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-21T18:37:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS - Leidiane Torres Sales.pdf: 2128309 bytes, checksum: 63ed7fff78d5334e4ecf913ba293b9eb (MD5) Previous issue date: 2019-11-27eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/9142/DISS%20-%20Leidiane%20Torres%20Sales.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais e Aplicadas - CCSApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Serviço Social - PPGSSpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação profissionalpor
dc.subjectTransversalidadepor
dc.subjectEnsino teórico-práticopor
dc.subjectAssistência socialeng
dc.subjectServiço socialeng
dc.subjectProfessional qualificationpor
dc.subjectTheoretical-practical teachingpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.title“O devir e o vir a ser”: os dilemas à transversalidade do ensino teórico-prático na formação profissional em Serviço Socialpor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:PPGSS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS - Leidiane Torres Sales.pdf2.08 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.