Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3566
Tipo do documento: Dissertação
Título: Macunaíma: os devires de uma comunidade que vem
Autor: Nóbrega, Andressa Rafaela Araújo
Primeiro orientador: Justino, Luciano Barbosa
Resumo: Esta pesquisa centra-se no estudo da obra Macunaíma, o herói sem nenhum caráter (1928), da autoria de Mário de Andrade, e pretende analisar a forma pela qual se caracteriza no seu personagem central – homônimo da obra – a exposição de intensos devires e afetos reveladores de uma comunidade inessencial. Para tanto, abordamos o romance a revelia do que tem feito sua melhor crítica, rompendo com a ideia atávica e inoperante de uma comunidade essencial brasileira, desconstruindo um conceito de que há uma identidade nacional baseada numa suposta unidade étnica, linguística e cultural. Para tanto, o objetivo desse estudo é apresentar Macunaíma como um corpo bárbaro de potências do devir, vasado e atravessado por infinitas dobras e afetamentos de outros, descentrado e fora de qualquer organicidade, em todo seu contágio revelador da comunidade por vir. Tomando a escrita andradina em sua dimensão política e performativa, tratamos sua obra como um repositório de um passado que reverbera no momento atual, uma vez que concentra traços recorrentes do presente e da realidade socioantropológica brasileira, revelados em sua tessitura irreverente, metafórica, irônica e provocativa, que demanda ser analisada para além dos esquematismos identitários. Confirmando-se, assim, uma forma de devir que desarticula a lógica hegemônica e desestrutura, todo tempo, as próprias formações discursivas que tratam de estabilizá-la. Além disso, constatou-se, através dos diferentes processos sofridos em nossa formação étnica e cultural, que nascemos da diferença e da partilha. Em nossa irremediável condição de “ninguém” somos análogos ao “qualquer” e, desse modo, um povo que nasce da ninguendade não pode reivindicar esquadros totalitários e essencializantes, pois nenhuma imanência nos retém e, na condição do qualquer, Macunaíma é o ser revelador da comunidade que vem.
Abstract: Esta investigación se centra en el estudio de la obra Macunaíma, el héroe sin ningún carácter (1928), de autoría de Mário de Andrade, y pretende analizar la forma por la cual se caracteriza en su personaje central – homónimo de la obra – la exposición de intensas diligencias y afectos reveladores de una comunidad no esencial. Por consiguiente eso, abordamos la novela en contra de lo que tiene hecho su mejor crítica, rompiendo con la idea atávica e inoperante de una comunidad esencial brasileña, desconstruyendo un concepto de que hay una identidad nacional basada en una supuesta unidad étnica, linguística y cultural. Por tanto, el objetivo de ese estudio es presentar Macunaíma como un cuerpo bárbaro de potencias del descentramiento del sujeto moderno, vasado y atravesado por infinitas dobras y afectos de otros, descentrado y afuera de cualquier organicidad, en todo su contagio revelador de la comunidad. Tomando la escritura andradina en su dimensión política y performativa, tratamos su obra como un repositorio de un pasado que reverbera en el momento actual, una vez que concentra trazos recurrentes del presente y de la realidad socio/antropológica brasileña, revelados en su tesitura irreverente, metafórica, irónica y provocativa, que demanda ser analizada para además de los esquematismos identitários. Confirmándose, así, una forma de agenciar que desarticula la lógica hegemónica y desestructura, todo tiempo, las propias formaciones discursivas que tratan de estabilizarla. Además de eso, se constató, a través de los diferentes procesos sufridos en nuestra formación étnica y cultural, que nascemos de la diferencia y de la partilla. En nuestra irremediable condición de “nadie” somos análogos al “cualquier” y, de ese modo, un pueblo que nasce a don nadie no puede reivindicar escuadros totalitarios y esencializantes, pues ninguna inmanencia nos retiene y, en la condición del cualquier, Macunaíma es el ser revelador de la comunidad que viene.
Palavras-chave: 1. Análise do discurso. 2. Mário de Andrade. 3. Identidade nacional.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Citação: Nóbrega, Andressa Rafaela Araújo. Macunaíma: os devires de uma comunidade que vem. 2018. 96f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3566
Data de defesa: 24-Out-2018
Aparece nas coleções:PPGLI - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - ANDRESSA RAFAELA ARAÚJO NÓBREGA.pdf1.05 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.