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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPessoa, Herta Cristina Carneiro-
dc.contributor.advisor1Araújo, Patrícia Cristina de Aragão-
dc.date.accessioned2019-11-07T17:10:24Z-
dc.date.issued2016-12-20-
dc.identifier.citationPessoa, Herta Cristina Carneiro. Escrita nas práticas pedagógicas dos professores Tapeba no contexto da educação escolar indígena no Ceará. 2016. 147f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3560-
dc.description.resumoA Educação Escolar Indígena, desde o final do século XX, vem sendo discutida no campo da Educação. Dentre as questões relativas a esta modalidade de ensino, os estudos sobre formação de professores indígenas e suas práticas de ensino vêm se desenvolvendo na busca de contribuir para a melhoria do fazer pedagógico desses docentes. O presente trabalho tem por objetivo investigar como os professores indígenas atuantes no Ensino Fundamental I, na Escola Índios Tapeba – Ceará, desenvolvem práticas sociais de escrita que oportunizem diálogos interculturais entre a cultura indígena e não indígena na escola. A pesquisa situa-se no campo da Educação com ênfase nos estudos sobre formação de professores em interface com os estudos sobre interculturalidade. Utilizamos como referencial teórico os estudos desenvolvidos por Tardif (2002), Bergamaschi (2012), Chauí (2014), dentre outros. Como metodologia, desenvolvemos pesquisa qualitativa do tipo etnográfica, dialogando com Bogdan e Biklen (1994), utilizando a aplicação de questionário e entrevistas, análise de material didático (livros didáticos, do 1º ao 5º ano, distribuídos pelo PNLD e demais materiais pedagógicos elaborados pelos docentes e instrumentos pedagógicos, como, por exemplo, Projeto Político Pedagógico da escola. Esperamos que esta pesquisa, dada a sua relevância para o campo da formação de professores indígenas, contribua para as discussões acerca das práticas sociais de escrita desses professores e sua importância para o desenvolvimento da interculturalidade na Educação Escolar Indígena.por
dc.description.abstractIndigenous school education is a topic that has been discussed since the late 20th Century. Studies about indigenous teacher training and their educational practices are among the issues concerning this teaching method. These studies have been carried out in order to add to the pedagogical practices of indigenous teachers. The present study investigated how these teachers in the first years of elementary school (Ensino Fundamental I) developed writing social practices which could create opportunities to the interculturalism at Escola Indios Tapeba, in Caucaia – Ceará. The reserach is located in the educational field, focusing on the studies of teacher training and interfaces with the studies of intercultural education. The theoretical frame included studies by Tardif (2002), Bergamaschi (2012), Chauí (2014), among others. The methodology adopted was ethnografic qualitative reserach, in accord with Bogdan and Biklen (1994). For that purpose, the application of a questionnarie and interviews were carried out, as well as reviews of teaching material (books from first to fifth years, distributed by the National Program of Textbooks – PNLD, teaching material prepared by the teachers). Besides that, other pedagogical tools, such as the school Political Pedagogical Project (PPP), which guide the teaching practices within the Indigenous School Education in the Elementary School (Ensino Fundamental I). This research is consided of great relevance to the indigenous teacher training and it is expected that it can contribute to the discussions on the writing social practices of the indigenous teachers, and to the development of interculturalism in the indigenous school education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Bruno Roberto Nascimento e Silva (brunor.ns@uepb.edu.br) on 2019-03-28T19:58:32Z No. of bitstreams: 1 HERTHA CRISTINA CARNEIRO PESSOA.pdf: 2835707 bytes, checksum: d0b90110915cd6dcfc092f7986798363 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciana Medeiros (luciana@uepb.edu.br) on 2019-11-07T17:10:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 HERTHA CRISTINA CARNEIRO PESSOA.pdf: 2835707 bytes, checksum: d0b90110915cd6dcfc092f7986798363 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-07T17:10:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HERTHA CRISTINA CARNEIRO PESSOA.pdf: 2835707 bytes, checksum: d0b90110915cd6dcfc092f7986798363 (MD5) Previous issue date: 2016-12-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/9074/HERTHA%20CRISTINA%20CARNEIRO%20PESSOA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subject1. Educação escolar indígena. 2. Formação de professores. 3. Práticas sociais de escrita. 4. Interculturalidade.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleEscrita nas práticas pedagógicas dos professores Tapeba no contexto da educação escolar indígena no Cearápor
dc.typeDissertaçãopor
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