Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3530
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Raimundo Albenes Pereira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8531749179221472por
dc.contributor.advisor1Assis Júnior, Pedro Carlos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1991495643298837por
dc.contributor.referee1Silva, José Roberto Bezerra da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5415436305753267por
dc.contributor.referee2Vieira, Marcelo da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9812869500742205por
dc.date.accessioned2019-10-31T11:48:49Z-
dc.date.issued2018-10-26-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, R. A. P. de. Aplicações do eletromagnetismo nas telecomunicações: Uma proposta de sequência didática para o ensino médio. 2018. 102f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3530-
dc.description.resumoNeste trabalho apresenta-se uma Sequência Didática que tem como base o estudo das ondas eletromagnéticas e suas aplicações nas telecomunicações. Após a descoberta das ondas eletromagnéticas, foi necessário criar um dispositivo eletrônico capaz de emiti-las no espaço. Esse instrumento físico é essencial em telecomunicações atualmente e o chamam popularmente de antenas, utilizadas para transmitir ou receber informações em frequências bem definidas. A forma geométrica é crucial para seu funcionamento, e muitas vezes usam essa forma para dar nome à própria antena. Outro ponto relevante neste trabalho é que a sociedade utiliza diversos aparelhos eletrônicos que precisam de um sinal de antena, mas não sabe como eles funcionam na íntegra. Nessa perspectiva, propôs-se um estudo das ondas eletromagnéticas, em particular, de uma antena de microfita que transmitisse em sinal de Wi- Fi. As antenas de microfitas são de baixo custo financeiro e de fácil construção. A teoria das ondas eletromagnéticas está dentro dos conteúdos previstos para o ensino médio, porém as aplicações das ondas eletromagnéticas em antenas de microfita não está. Assim, desenvolveu- se uma Sequência Didática que proporciona um aprofundamento conceitual sobre as ondas eletromagnéticas nas telecomunicações sem fio. Iniciou-se a pesquisa fazendo um estudo amplo sobre as antenas e o formalismo matemático da equação de onda eletromagnética. Escolheu-se como aporte teórico de ensino a tipologia dos conteúdos de Antoni Zabala e a transposição didática de Yves Chevallard, por entender-se que o aluno deve ser protagonista no processo de ensino e aprendizagem. A Sequência Didática se dividiu em 5 encontros em sala de aula. Cada encontro corresponde ao tempo de 2 aulas de 45 minutos. Escolheu-se uma escola pública de ensino médio na cidade de Malta-PB para desenvolver este trabalho. Os pontos trabalhados em cada encontro foram: campo elétrico, campo de indução magnética, antenas e suas aplicações, projeto de construção de uma antena de microfita, finalizando com um workshop sobre antenas de microfita e aplicações nas telecomunicações. O produto final desta dissertação é a Sequência Didática mencionada, bem como o próprio dispositivo eletrônico que funciona na faixa das micro-ondas, dentro da frequência de 2,45 GHz. Usa-se essa frequência para transmissão em Wi-Fi.por
dc.description.abstractIn this work we will show a Didactic Sequence that is based on the study of electromagnetic waves and their applications in telecommunications. After the discovery of the electromagnetic waves was necessary to create an electronic device which was able to emit them in the space. This physical instrument is essential in telecommunications today and they are popularly called antennas. Antennas are used to transmit or receive information at well- defined frequencies. The geometric shape is important to its operation, and they are often used to name the antenna itself. Another relevant point in this work is that the society uses several electronic devices that need an antenna signal, but they do not know how they work in full. In this perspective, we proposed a study of the electromagnetic waves and, in particular, for a microstrip antenna that transmits in Wi-Fi signal. The microstrip antennas are of low financial cost and of easy construction. The theory of the electromagnetic waves is within the contents predicted for high school, but applications of the electromagnetic waves are not in microstrip antenna. Thus, this Didactic Sequence provides a conceptual deepening on the electromagnetic waves in the wireless telecommunications. We started our research by doing a broad study on the antennas and the mathematical formalism of the electromagnetic wave equation. We chose as theoretical contribution of teaching the typology of the contents of Antoni Zabala (factual, conceptual, procedural and attitudinal contents) and the Didactic Transposition of Yves Chevallard because we understand that our student should be protagonist in the teaching and learning process. We elaborated a Didactic Sequence divided in 5 meetings in the classroom. Each meeting corresponds to the time of 2 classes of 45 minutes. We chose a public high school in the city of Malta-Pb to develop this work. The points worked for each meeting were: the electric field, the magnetic induction field, antennas and their applications, the design of microstrip antenna and finalizing with a workshop about microstrip antenna and applications in telecommunications. The final product of this dissertation is the aforementioned Didactic Sequence, as well as the electronic device itself that works in the microwaves range, within the 2.45 GHz frequency. This frequency is for Wi-Fi transmission.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2019-10-29T17:08:03Z No. of bitstreams: 1 PDF - Raimundo Albenes Pereira de Oliveira.pdf: 4056015 bytes, checksum: 269daa6afc491e1ed86af9519ad94f1b (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2019-10-31T11:48:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Raimundo Albenes Pereira de Oliveira.pdf: 4056015 bytes, checksum: 269daa6afc491e1ed86af9519ad94f1b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-31T11:48:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Raimundo Albenes Pereira de Oliveira.pdf: 4056015 bytes, checksum: 269daa6afc491e1ed86af9519ad94f1b (MD5) Previous issue date: 2018-10-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/9002/PDF%20-%20Raimundo%20Albenes%20Pereira%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEFpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectFísica modernapor
dc.subjectIndução magnéticapor
dc.subjectTeoria eletromagnéticapor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleAplicações do eletromagnetismo nas telecomunicações: Uma proposta de sequência didática para o ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raimundo Albenes Pereira de Oliveira.pdfPDF - Raimundo Albenes Pereira de Oliveira3.96 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.