Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3488
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalcante Neto, João Genarte de Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9409266242462048por
dc.contributor.advisor1Onofre, Eduardo Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5339741056906369por
dc.contributor.referee1Santiago, Zélia Maria de Arruda-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8201113424737919por
dc.contributor.referee2Lira, Sonia Maria de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1745920526512067por
dc.date.accessioned2019-10-10T14:04:42Z-
dc.date.issued2019-05-29-
dc.identifier.citationCAVALCANTE NETO, J. G. de A. Projovem urbano: Discutindo a formação continuada de professores em Itaporanga. 2019. 177f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina grande, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3488-
dc.description.resumoO Projovem Urbano é um programa de inclusão de jovens com idade entre 18 e 29 anos que objetiva atender estudantes que saibam ler e escrever, mas que não tiveram condições de concluir o ensino fundamental. Considerando a relevância da formação de professores para o processo ensino-aprendizagem, o objetivo geral da pesquisa é analisar as percepções de professores do Projovem Urbano acerca da formação continuada no Município de Itaporanga, PB. A pesquisa foi realizada com amostra composta por 9 (nove) professores de escolas pertencentes ao Polo de Itaporanga. Optando-se pela abordagem qualitativa, utilização de pesquisa bibliográfica, análise documental, entrevistas e aplicação de questionário. A pesquisa de campo deste estudo foi realizada em março de 2017. Como resultado obtido, identificou-se que a formação continuada de professores do Projovem Urbano é imprescindível no aprimoramento das práticas pedagógicas. Ainda que a avaliação do processo formativo tenha sido positiva, as especificidades do currículo integrado suscitam questionamentos no tocante a sua proposta aplicada ao público alvo.por
dc.description.abstractProjovem Urbano is a program for the inclusion of young people between 18 and 29 years old that aims to assist students who can read and write but who were unable to complete elementary school. Considering the relevance of teacher education for the teaching-learning process, the general objective of the research is to analyze teachers' perceptions of Projovem Urbano about continuing education in Itaporanga, PB. The research was conducted with a sample composed of 9 (nine) teachers from schools belonging to the Itaporanga Polo. Opting for the qualitative approach, use of bibliographic research, document analysis, interviews and questionnaire application. The field research of this study was conducted in March 2017. As a result, it was identified that the continuing education of teachers in Projovem Urban is essential in the improvement of pedagogical practices. Although the assessment of the training process was positive, the specificities of the integrated curriculum raise questions regarding its proposal applied to the target audience.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2019-09-13T14:43:31Z No. of bitstreams: 1 PDF - João Genarte de Araújo Cavalcante Neto.pdf: 3900148 bytes, checksum: 6b938823b18add78b5bc652a0252a987 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2019-10-10T14:04:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - João Genarte de Araújo Cavalcante Neto.pdf: 3900148 bytes, checksum: 6b938823b18add78b5bc652a0252a987 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-10T14:04:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - João Genarte de Araújo Cavalcante Neto.pdf: 3900148 bytes, checksum: 6b938823b18add78b5bc652a0252a987 (MD5) Previous issue date: 2019-05-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/8916/PDF%20-%20Jo%c3%a3o%20Genarte%20de%20Ara%c3%bajo%20Cavalcante%20Neto.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProjovem urbanopor
dc.subjectCurrículo integradopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectUrban Projovemeng
dc.subjectContinuing educationeng
dc.subjectIntegrated curriculumeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleProjovem urbano: Discutindo a formação continuada de professores em Itaporangapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Genarte de Araújo Cavalcante Neto.pdfPDF - João Genarte de Araújo Cavalcante Neto3.81 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.