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dc.creatorSoares, Antonio Avelino-
dc.contributor.advisor1Costa, Antonio Roberto Faustino da-
dc.date.accessioned2019-10-08T19:42:08Z-
dc.date.issued2018-12-17-
dc.identifier.citationSoares, Antonio Avelino. A efetividade da educação em direitos humanos no ensino médio. 2018. 106 p. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB .por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3457-
dc.description.resumoO estudo parte do pressuposto de que, nas práticas educativas, o ato de ensinar Direitos Humanos enfrenta sérios desafios para ser trabalhado junto aos alunos do Ensino Médio. Dinamizar esse ensino implica não só ir além do “conhecer” esses Direitos, mas contribuir com a formação humana e crítica dos indivíduos, evidenciando uma sociedade com menos indignidades humanas e mais exposta a críticas, na qual o respeito à vida venha a ser uma constante percebida de modo prático no cotidiano das relações interpessoais. O problema de pesquisa envolve a seguinte pergunta-síntese: por que a efetividade da Educação em Direitos Humanos no Ensino Médio precisaria contar com referências e fundamentos que sirvam para orientar e embasar o processo educacional? Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, tendo como referencial a própria prática docente, em consonância com as referências e fundamentos que orientam e embasam a “Práxis Educativo-Coletiva”, desenvolvida junto à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Advogado Nobel Vita, localizada no município de Coremas-PB, onde o pesquisador exerce as atribuições de professor e também de pesquisador do Grupo de Pesquisa-Ação “Formação de Professores e Práxis Educativo-Coletiva”. Coloca-se, então, a hipótese de que desalheamento educacional à objetividade do referencial e fundamental da condição propriamente Humana de Direitos e de Obrigações tenderá a incidir em competência junto aos discentes para abraçarem atitudes acentuadamente minimizadoras das violências que ainda irão caracterizar as condutas das lideranças que se imponham junto aos integrantes das gerações mais velhas.por
dc.description.abstractThe study is based on the assumption that, in educational practices, the teaching of Human Rights faces serious challenges to be worked with the students of High School. To stimulate this teaching implies not only going beyond "knowing" these Rights, but contributing to the human and critical formation of individuals, showing a society with less human indignities and more exposed to criticism, in which respect for life will be a constant perceived in a practical way in the daily life of interpersonal relations. The research problem involves the following synthesis question: why should the effectiveness of Human Rights Education in Higher Education need to have references and foundations that guide and support the educational process? Methodologically, this is an exploratory research, having as reference the teaching practice itself, in line with the references and foundations that guide and support the "Educational-Collective Praxis", developed at the State School of Elementary and Middle School Nobel Vita, located in the municipality of Coremas-PB, where the researcher exercises the attributions of professor and also researcher of the Research-Action Group "Teacher Training and Educative-Collective Praxis". The hypothesis is that educational disintegration to the objectivity of the referential and fundamental human condition of Rights and Obligations will tend to focus on competence with the students, to embrace actions markedly minimizing the violence that will still characterize the conduct of leadership that still prevails with the members of the older generations.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Carrasco (ricardogc84@uepb.edu.br) on 2019-09-25T16:09:22Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO- ANTONIO AVELINO SOARES.pdf: 780091 bytes, checksum: f88627be11315bafd877b4c30f71baa1 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by João Costa (joaocosta@uepb.edu.br) on 2019-10-08T19:42:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO- ANTONIO AVELINO SOARES.pdf: 780091 bytes, checksum: f88627be11315bafd877b4c30f71baa1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-08T19:42:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO- ANTONIO AVELINO SOARES.pdf: 780091 bytes, checksum: f88627be11315bafd877b4c30f71baa1 (MD5) Previous issue date: 2018-12-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/8792/DISSERTA%c3%87%c3%83O-%20ANTONIO%20AVELINO%20SOARES.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subject1. Práxis pedagógica. 2. Educação - direitos humanos.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleA efetividade da educação em direitos humanos no ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
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