Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3449
Tipo do documento: Dissertação
Título: (Não) se incomode pela encenação: a dramaturgia de Paulo Vieira no contexto do teatro pessoense da década de 1990
Autor: Sobreira, Josefa Suzângela Lopes
Primeiro orientador: Maciel, Diógenes André Vieira
Resumo: Considerando a parca quantidade de material em torno de uma história do teatro da Paraíba, este trabalho pretende se inserir no conjunto de ações, em desenvolvimento, que se propõem a sistematizar a memória dessa atividade, mediante a análiseinterpretação de montagens de obras do dramaturgo Paulo Vieira. Assim, propõe-se uma reflexão sobre um recorte da cena teatral produzida em João Pessoa, capital da Paraíba, por meio da análise de duas peças de sua autoria: Anayde e Não se incomode pelo carnaval, tomando-se a relação travada com suas encenações teatrais, respectivamente estreadas em 1992 e 1997, por dois diferentes grupos e diretores pessoenses. Como metodologia para investigação e desenvolvimento desta pesquisa propõe-se o estudo de caso, através da análise partilhada com os documentos e testemunhos que registram essa história, mediante um debate sobre a relação texto/cena, com vistas a refletir acerca do processo que se dá na passagem do texto no papel para o palco.
Abstract: En considérant l'économe quantité de matériel autour d’une histoire du théâtre dans la Paraíba, ce travail prétend s'insérer dans l'ensemble d'actions, dans développement, qui se proposent à systématiser la mémoire de cette activité, moyennant l’análiseinterprétation de mise en scène d'oeuvres du dramaturge Paulo Vieira. Ainsi, se propose une réflexion sur un découpage de la scène du théatre produite dans João Pessoa, capitale de Paraiba, au moyen de l'analyse de deux pièces de sa responsabilité: Anayde et Não se incomode pelo carnaval, en se prenant la relation freinée avec leurs mises en scène, respectivement étrennées en 1992 et 1997, par deux différents groupes et metteurs en scène. Comme méthodologie pour recherche et développement de cette recherche se propose l'étude de cas, à travers l'analyse partagée avec les documents et les témoins qui enregistrent cette histoire, moyennant un débat sur la relation texte/scène, afin de réfléchir sur le processus dans le passage du texte à la scène.
Palavras-chave: 1. Teatro paraibano. 2. Dramaturgia. 3. Encenação. 4. História do teatro.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Citação: Sobreira, Josefa Suzângela Lopes. (Não) se incomode pela encenação: a dramaturgia de Paulo Vieira no contexto do teatro pessoense da década de 1990. 2017. 160 p. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3449
Data de defesa: 27-Mar-2017
Aparece nas coleções:PPGLI - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - JOSEFA SUZÂNGELA LOPES SOBREIRA.pdf2.44 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.