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dc.creatorSilva, Márcio Leandro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1701622111432465por
dc.contributor.advisor1Carvalho, Eneida Oliveira Dornellas de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2855891191829886por
dc.contributor.referee1Carvalho, Eneida Oliveira Dornellas de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2855891191829886por
dc.contributor.referee2Nicolau, Roseane Batista Feitosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0711800426350937por
dc.contributor.referee3Catanduba, Edilma de Lucena-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0090826789391244por
dc.date.accessioned2019-06-05T18:14:43Z-
dc.date.issued2018-02-22-
dc.identifier.citationSilva, Márcio Leandro. Referenciação, argumentatividade e interação discursiva: uma experiência didática com o texto dissertativo-argumentativo no 9° ano. 2018. 164f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira.por
dc.identifier.doiCDD 401.41por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3400-
dc.description.resumoEsta pesquisa discute o processo de referenciação enquanto atividade processual e discursiva, diretamente relacionada à argumentação e à intencionalidade comunicativa, em textos dissertativo-argumentativos de alunos de 9° ano do ensino fundamental de uma Escola Municipal localizada na cidade de Pocinhos- PB. A justificativa para sua realização se deu pela constatação das dificuldades dos alunos no tocante à escrita desses textos. Assim, a partir de uma prática sistematizada de escrita e reescrita dessa modalidade de texto, objetivamos analisar de que modo o aluno e produtor de texto dissertativo- argumentativo emprega linguística e discursivamente as marcas de referenciação para a produção de sentidos, direcionamentos argumentativo-discursivos nos textos produzidos e progressão textual. Neste sentido, a pesquisa se desenvolve a partir das contribuições da linguística textual e dos estudos sobre gênero textual. Para tanto, o trabalho está baseado nos fundamentos teóricos de autores que respaldam a perspectiva sociodiscursiva e interacional da/pela linguagem, tais como Antunes (2003, 2005); Marcuschi (2005,2008); Platão & Fiori (1990, 2006) e de autores que respaldam a perspectiva teórica dos gêneros textuais, tais como Bakhtin (1979,1981,1992,1997, 2010); Bronckart (1999); Marcuschi (2008,). Especificamente, no que diz respeito ao estudo sobre expressões referenciais e argumentação, tomamos como referenciais os estudos de Cavalcante (2003,2009); Koch (1984, 1989, 2002, 2005) e Magalhães (2013). Para fundamentar nossa discussão acerca do gênero dissertação, orientamo- nos pelos aparatos teóricos de Souza (2003) e Xavier (2010). Para orientar a nossa discussão acerca da prática de produção textual nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental recorremos às orientações dos Parâmetros Curriculares Nacional de língua portuguesa (BRASIL, 1998) e o trabalho de escrita e reescrita textual foi desenvolvido segundo a orientação metodológica do roteiro de sequência didática defendido por Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004), considerando, como hipóteses, que: 1) um ensino sistematizado de escrita a partir da sequência didática possibilita a melhoria da produção de textos argumentativos da ordem da dissertação, superando os limites engessados desse gênero e posicionando-o para além dos muros da escola; 2) esse ensino propicia o uso adequado dos elementos de referenciação e, consequentemente, o desenvolvimento da argumentação consistente, reveladora do modo como os estudantes entendem o mundo em que vivem e como defendem suas teses, situados nele. Desse modo, esse trabalho trouxe como contribuição a melhoria do processo de produção da dissertação por parte dos alunos, no tocante ao emprego de mecanismos de referenciação que desencadeiam a construção da argumentatividade.por
dc.description.abstractThis research discusses the process of reference as a procedural and discursive activity, directly related to argumentation and communicative intentionality, in argumentative- dissertative texts of 9th grade elementary school students from a Municipal School located in the city of Pocinhos-PB. The justification for its realization was due to the students difficulties regarding the writing of these texts. Thus, based on a systematized practice of writing and rewriting this type of text, Thus, based on a systematized practice of writing and rewriting of this text modality, the objective is to analyze how the student and producer of argumentative-dissertative text linguistically and discursively uses the marks of reference for the production of meanings, argumentative- discursive texts produced and textual progression. In this sense, the research develops from the contributions of textual linguistics and studies on textual genre. For this, the work is based on the theoretical fundamentals of authors that support the sociodiscursiva and interactional perspective of the language, such as Antunes (2003, 2005); Marcuschi (2005, 2008); Plato & Fiori (1990, 2006) and authors who support the theoretical perspective of textual genres, such as Bakhtin (1979,1981,1992,1997, 2010); Bronckart (1999); Marcuschi (2008). Specifically, with regard to the study on referential expressions and argumentation, we take as reference the studies of Cavalcante (2003,2009); Koch (1984, 1989, 2002, 2005) and Magellan (2013). In order to base our discussion about the dissertation genre, we are guided by the theoretical apparatuses of Souza (2003) and Xavier (2010). In order to orient our discussion about the practice of textual production in the Portuguese language classes of elementary school we used the guidelines of the National Curriculum Parameters of Portuguese (BRASIL, 1998) and the work of writing and textual rewriting was developed according to the methodological orientation of the script of a didactic sequence defended by Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004), considering, as hypotheses, that: 1) a systematized teaching of writing from the didactic sequence allows the improvement of the production of argumentative texts of the order of the dissertation, overcoming the plastered limits of this genre and positioning it beyond the walls of the school; 2) this teaching facilitates the proper use of the elements of reference and, consequently, the development of consistent argumentation revealing how students understand the world in which they live and how they defend their theses in it. Thus, this work presents as contribution to the improvement of the dissertation production process by the students, regarding the use of reference mechanisms that trigger the construction of argumentativity.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Bronzeado de Andrade (thiago@ch.uepb.edu.br) on 2019-06-03T14:47:12Z No. of bitstreams: 1 PDF - Márcio Leandro Silva.pdf: 21633481 bytes, checksum: c1c9eba63fb48a85dadca4ffabc11041 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Milena Araújo (milaborges@ch.uepb.edu.br) on 2019-06-05T18:14:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Márcio Leandro Silva.pdf: 21633481 bytes, checksum: c1c9eba63fb48a85dadca4ffabc11041 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-05T18:14:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Márcio Leandro Silva.pdf: 21633481 bytes, checksum: c1c9eba63fb48a85dadca4ffabc11041 (MD5) Previous issue date: 2018-02-22eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/8451/PDF%20-%20M%c3%a1rcio%20Leandro%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectReescritapor
dc.subjectDissertaçãopor
dc.subjectReferenciaçãopor
dc.subjectProgressão textualpor
dc.subjectArgumentaçãopor
dc.subjectWritingeng
dc.subjectRewritingeng
dc.subjectDissertationeng
dc.subjectReferenceeng
dc.subjectTextual progressioneng
dc.subjectArgumentationeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleReferenciação, argumentatividade e interação discursiva: uma experiência didática com o texto dissertativo-argumentativo no 9° anopor
dc.typeDissertaçãopor
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