Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3376
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFreitas, Maria da Conceição Macedo de-
dc.contributor.advisor1Guimarães, Kalina Naro-
dc.date.accessioned2019-06-04T14:02:04Z-
dc.date.issued2018-05-18-
dc.identifier.citationFreitas, Maria da Conceição Macedo de. Letramento literário em projetos do prêmio Mestres da Educação: reflexões e proposta. 2018. 194f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3376-
dc.description.resumoO letramento literário é um dos caminhos para a escolarização adequada da literatura. Entretanto, a visão historicista, que intenta definir e caracterizar os movimentos literários, e o cânone cristalizado ainda têm forte presença na escola, dificultando a aplicação de metodologias que favoreçam a relação entre o aluno e o texto literário, formando leitores. Este trabalho dissertativo teve a finalidade de analisar os relatórios de execução e refletir sobre as metodologias utilizadas nos projetos que se relacionam ao letramento literário inscritos, em 2015, no Prêmio Mestres da Educação, um programa de valorização do professor promovido pelo Governo do Estado da Paraíba. Além disso, a pesquisa pretendeu propor uma sequência didática cujos procedimentos metodológicos, em intensa relação com os parâmetros do letramento literário, apresentassem uma abordagem para a leitura literária, refletindo, mediante uma experiência didática concreta, sobre a viabilidade da proposta construída. Para a sua realização, este trabalho contou com aporte teórico sobre o letramento literário e a formação do leitor, destacando-se os seguintes estudiosos: Cosson (2014a, 2014b), Silva (2003), Mello (2012), Hidalgo (2014), entre outros. Metodologicamente, além da leitura da base teórica selecionada, colhemos informações e analisamos os projetos constituintes do nosso corpus, bem como construímos e executamos, mediante os resultados observados na etapa anterior e os dados obtidos com a aplicação de um questionário junto aos colaboradores da pesquisa, uma sequência didática, intervindo diretamente na realidade escolar. Por isso, esta pesquisa é bibliográfica, documental, exploratória e aplicada. Ao final do processo, concluímos que a experiência com a literatura na escola pode ser exitosa, quando, nas escolhas literárias, mesclam-se textos canônicos e contemporâneos; e quando o professor investe numa mediação de leitura que aposta na sensibilidade e no senso crítico do aluno, construindo condições para que ele observe, compare e reflita sobre a literatura e o mundo. Esperamos que os resultados desta pesquisa contribuam significativamente para o meio acadêmico-científico e que a sequência didática sugerida como produto, a partir de adaptações à realidade concreta de cada sala de aula, concorra para o letramento e a formação do leitor literário na escola.por
dc.description.abstractLiterary literacy is one of the pathways to the proper schooling of literature. However, the historical view, which attempts to define and characterize literary movements, and the crystallized canon still a have strong presence in the school, that hamper the implementation of methodologies that favor the relationship between the student and the literary text, forming readers. The porpouse of this argumentative work was to analyze the execution reports and to ponder the methodologies used in the projects that address the literary literacy enrolled. In 2015, the Masters of Education Award, a teachers appreciation program promoted by the Government of the State of Paraíba. In addition, the research intended to propose a didactic sequence whose methodological procedures, in intense relation to the parameters of literary literacy, presented an approach to literary reading, reflecting on, through a concret didactic experience, the viability of the proposal built. For its realization, this work counted on a theoretical contribution on the literary literacy and the formation of the reader. Highlighting the following specialists: Cosson (2014a, 2014b), Silva (2003), Mello (2012), Hidalgo (2014), among others. Methodologically in addition to reading of the theoretical base selected, we gathered information and analyzed the constituent projects of our corpus, as well as we built and executed through the results observed in the previous step and the data obtained from the application of a questionnaire with the collaborators of the research, a didactic senquence intervening directly on school reality. Therefore this research is bibliographical, documentary, exploratory and applied. At the end of the process, we conclude that the experience with the literature in the school can be successful, when in the literary choices, they merge with canonical and contemporary texts; and when the teacher invests in a reading mediation that bets on the sensitivity and critical sense of the student, building conditions for him to observe, compare and reflect on literature and the world. We hope that the results of this research contribute significantly to the academic-scientific environment and that the didactic sequence suggested as a product, from adaptations to the concrete reality of each classroom, compete for the literacy and the formation of the literary reader at school.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Bruno Roberto Nascimento e Silva (brunor.ns@uepb.edu.br) on 2019-04-04T16:20:48Z No. of bitstreams: 1 PDF - MARIA DA CONCEIÇÃO MACEDO DE FREITAS.pdf: 5092544 bytes, checksum: 20726663f694b0bc3b70a117c2930dba (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciana Medeiros (luciana@uepb.edu.br) on 2019-06-04T14:02:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - MARIA DA CONCEIÇÃO MACEDO DE FREITAS.pdf: 5092544 bytes, checksum: 20726663f694b0bc3b70a117c2930dba (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-04T14:02:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - MARIA DA CONCEIÇÃO MACEDO DE FREITAS.pdf: 5092544 bytes, checksum: 20726663f694b0bc3b70a117c2930dba (MD5) Previous issue date: 2018-05-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/8433/PDF%20-%20MARIA%20DA%20CONCEI%c3%87%c3%83O%20MACEDO%20DE%20FREITAS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subject1. Letramento literário. 2. Formação de leitores. 3. Prêmio Mestres da Educação. 4. Educação básica.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleLetramento literário em projetos do prêmio Mestres da Educação: reflexões e propostapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - MARIA DA CONCEIÇÃO MACEDO DE FREITAS.pdf4.97 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.