Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3335
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Izidio Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3615131669809448por
dc.contributor.advisor1Santiago, Zélia Maria de Arruda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8201113424737919por
dc.contributor.referee1Rêgo, Rogéria Gaudencio do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3882610066313180por
dc.contributor.referee2Rodrigues, Marcia Candeia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9787353864767301por
dc.date.accessioned2019-05-13T19:15:06Z-
dc.date.issued2018-09-27-
dc.identifier.citationSOARES, I. S. Leitura do texto escrito no ensino de Matemática: Compreensão textual na interação professor-aluno. 2018. 152f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3335-
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa a leitura realizada pela professora de Matemática para tratar o conteúdo Divisibilidade numa turma do 6° Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, observando estratégias de compreensão textual construídas na interação entre professor- alunos/alunos-professor/alunos-alunos por meio de perguntas/respostas. A pesquisa insere numa abordagem qualitativa de campo com observação, registros das aulas de Matemática e aplicação de questionário. Os dados foram gerados por meio das observações e gravações das aulas referentes ao conteúdo Divisibilidade, em que a professora realizou sua exposição baseada na leitura do texto escrito da Matemática. Os pressupostos teóricos da Educação Matemática, Leitura e Linguagem Matemática nortearam a análise do corpus desta pesquisa, verificando como a leitura utilizada pela professora de Matemática ao explicar o conteúdo Divisibilidade interferiu na participação dos alunos deste conteúdo por parte dos alunos, igualmente, verificando dificuldades por eles enfrentadas ao compreenderem à linguagem Matemática. A discussão revela a importância do trabalho com a leitura nas aulas de Matemática, fundamentalmente necessária à formação do aluno leitor, visto que o professor desta disciplina também é um formador de leitor. O estudo permite recomendações referentes à leitura utilizada na sala de aula para compreender a linguagem Matemática referente ao conteúdo Divisibilidade, em que os alunos tendem a participar das aulas ao expressar seu raciocínio matemático, sobretudo por meio da linguagem falada entre os alunos para tratar do conteúdo em sala de aula.por
dc.description.abstractThis research analyzes the reading made by Mathematics teacher to deal wit h the content Divisibility in a class of the 6° Year of Elementary School in a public school, observing textual comprehension strategies built in the interaction between teacher-students / student- teacher / student- through questions / answers. The research inserts a qualitative field approach with observation, records of the Mathematics classes and questionnaire application. The data were generated through the observations and class recordings regarding the content Divisibility, in which the teacher made her presentation based on reading the written text of Mathematics. The theoretical assumptions of Mathematics Education, Reading and Mathematical Language guided the analysis of the corpus of this research, verifying how the reading used by the Mathematics teacher in explaining the content Divisibility interfered in the students' participation in this content by the students, also, they are faced with understanding mathematical language. The discussion reveals the importance of working with reading in Mathematics classes, fundamentally necessary for the formation of the student reader, since the teacher of this discipline is also a reader trainer. The study allows recommendations regarding the reading used in the classroom to understand the Mathematical language referring to the content Divisibility, in which students tend to participate in class by expressing their mathematical reasoning, especially through the language spoken among students to deal with content in the classroom.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2019-04-26T15:13:21Z No. of bitstreams: 1 PDF - Izídio Silva Soares.pdf: 58133026 bytes, checksum: b83162b1b3b114bdaf8deb24dc4b8cde (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2019-05-13T19:15:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Izídio Silva Soares.pdf: 58133026 bytes, checksum: b83162b1b3b114bdaf8deb24dc4b8cde (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-13T19:15:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Izídio Silva Soares.pdf: 58133026 bytes, checksum: b83162b1b3b114bdaf8deb24dc4b8cde (MD5) Previous issue date: 2018-09-27eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/8258/PDF%20-%20Iz%c3%addio%20Silva%20Soares.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino da Matemáticapor
dc.subjectCompreensão textualpor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectDivisibilidadepor
dc.subjectMathematics Teachingeng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectText comprehensioneng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleLeitura do texto escrito no ensino de Matemática: Compreensão textual na interação professor-alunopor
dc.title.alternativeReading of text written in mathematics education: Textual comprehension in teacher-student interactioneng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Izídio Silva Soares.pdfPDF - Izídio Silva Soares56.77 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.