Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3334
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSarmento, Silvana Formiga-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0276690868545556por
dc.contributor.advisor1Dias, Marcia Adelino da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9674492903954108por
dc.contributor.referee1Germano, Marcelo Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0279191804042650por
dc.contributor.referee2Santos, Fábio Alexandre Araújo dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8334261197856331por
dc.date.accessioned2019-05-13T19:14:59Z-
dc.date.issued2018-12-17-
dc.identifier.citationSARMENTO, S. F. A natureza da ciência nos livros didáticos de Biologia: Análise de episódios em exemplares do PNLD 2018. 2018. 166f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3334-
dc.description.resumoO empreendimento científico idealizado pelos alunos da educação básica consiste na integração entre materiais de laboratório e cientistas renomados. O conteúdo presente nos livros didáticos, reforçado pelo discurso dos professores, contribui para que os alunos desenvolvam uma imagem distorcida da Ciência e os processos que envolvem sua construção. O contexto social, político ou religioso onde a Ciência se faz geralmente não é mencionado ao escrever ou falar sobre Ciência na escola. Os documentos oficiais que orientam os processos educacionais recomendam o uso de História da Ciência para facilitar a compreensão do conhecimento e desconstruir esta visão distorcida que se tem sobre o processo de construção das teorias científicas. Nesse sentido, surge o seguinte questionamento: Há uma abordagem histórica que inclui os fatores sociais (religiosos, políticos e culturais) que influenciam a construção do conhecimento científico? Para atender a estes questionamentos, a pesquisa em tela objetivou analisar como a Natureza da Ciência é apresentada nos Livros Didáticos de Biologia em exemplares do PNLD 2018. O conteúdo de nove Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio adotados pelo PNLD 2018 (três coleções) foi analisado, buscando evidenciar a presença de episódios históricos que tratam dos processos de concepção de teorias científicas e se consideram os fatores externos que influenciaram no desenvolvimento e a aceitação ou não das teorias científicas. A análise do material foi realizada através de adaptações na matriz de organização categorial presente na literatura específica, sendo estabelecidas sete categorias, a saber: tipos de história da Ciência, tipo e organização da informação histórica, materiais utilizados para apresentar a informação histórica, contextos com os quais a informação histórica está relacionada, atividades de aprendizagem utilizando a história da ciência e a consistência interna do livro. Os resultados apontam para um avanço na inserção de discussões sobre a Natureza da Ciência nos Livros Didáticos, contudo uma das coleções analisadas ainda prioriza uma abordagem centrada apenas em aspectos relacionados aos processos internos de construção da Ciência. A pesquisa enaltece a importância de conhecer sobre as Ciências e o meio em que se associa sua produção, tanto quanto os conteúdos ou produtos científicos em si, com a finalidade de contribuir para a formação do aluno, despertando sua reflexão e criticidade.por
dc.description.abstractThe scientific development idealized by students from primary school is based on integration between laboratory materials and renowned scientists. The subject present in school textbooks, ally to teachers‟ speech, supports the distortion of science view from students and the processes of building this knowledge. The social, political or religious context in which Science is usually done is not mentioned when writing or talking about Science in school. The official documents that guide the educational processes recommend using the History of Science to facilitate the understanding of knowledge as well as to provide a clearer vision about the process of construction of scientific theories. Therefore, one question emerges: Do exist a historical approach that‟s including social factors (religious, political and cultural) that influencing the construction of scientific knowledge? To answer this question, this research aimed to analyze how Nature of Science is presented in Biology Textbooks of PNLD 2018. The content of nine biology textbooks from secondary school adopt in PNLD 2018 (three collections) were analyzed, checking the presence of historical episodes about the process of conception of Scientific theories and if external factors influenced in development and the acceptance or not of scientific theories. Material analysis was realize through adaptations on matrix of categorical organization according with specific literature, establishing six categories: type of history of science, type and organization of historical information, materials used to present the historical information, contexts in which historical information is related, learning activities using the history of science and internal consistency of the book. The results indicate an advancement in the inclusion of discussions about Nature of Science in textbooks, however, one collection analyzed still emphasizing only on aspects related to intern processes of Science construction. The research underlines the need for knowledge about the sciences and the circumstances in which it was produced, as well as the subjects or scientific products themselves, with the purpose of contributing to student formation, awakening their reflection and criticality.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2019-04-25T17:40:24Z No. of bitstreams: 1 PDF - Silvana Formiga Sarmento.pdf: 24089088 bytes, checksum: bd43596a11bce3478b66f50d4f17ef6c (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2019-05-13T19:14:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Silvana Formiga Sarmento.pdf: 24089088 bytes, checksum: bd43596a11bce3478b66f50d4f17ef6c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-13T19:14:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Silvana Formiga Sarmento.pdf: 24089088 bytes, checksum: bd43596a11bce3478b66f50d4f17ef6c (MD5) Previous issue date: 2018-12-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/8252/PDF%20-%20Silvana%20Formiga%20Sarmento.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConhecimento Científicopor
dc.subjectHistória da Ciênciapor
dc.subjectLivro Didáticopor
dc.subjectNatureza da Ciênciapor
dc.subjectScientific knowledgeeng
dc.subjectNature of Scienceeng
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectHistory of Scienceeng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleA natureza da ciência nos livros didáticos de Biologia: Análise de episódios em exemplares do PNLD 2018por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Silvana Formiga Sarmento.pdfPDF - Silvana Formiga Sarmento23.52 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.