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dc.creatorSilva, Júlio Pereira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1309385251156504por
dc.contributor.advisor1Almeida, José Joelson Pimentel de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8166150091846962por
dc.contributor.referee1Azerêdo, Maria Alves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0309471026419288por
dc.contributor.referee2Pirola, Nelson Antonio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9350885456287046por
dc.date.accessioned2019-05-13T19:09:10Z-
dc.date.issued2017-12-19-
dc.identifier.citationSILVA, J. P. da. Jogos e avaliação da aprendizagem em Matemática: Percepções docentes sobre o avaliar na educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. 2017. 135f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3324-
dc.description.resumoNorteados pelo o entendimento de que os processos ensino, aprendizagem e avaliação são indissociáveis, esta produção acadêmica – mestrado acadêmico –, circunscrita à linha de pesquisa Metodologia, Didática e Formação do Professor no Ensino de Ciências e Educação Matemática, do PPGECEM, UEPB, tem como fulcro investigar as percepções que professores, que atuam na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, apresentam sobre as possíveis conexões entre o uso de jogos e avaliação da aprendizagem em Matemática. Para tanto, a pesquisa busca respaldo teórico nas discussões referentes às contribuições dos jogos matemáticos para o desenvolvimento da formação dos sujeitos e para os atos ensinar, aprender e avaliar, a partir de autores como Smole et al. (2008), Rêgo (2014), Grando (2000), Ferrarezi (2004), Gitirana (2003), Silvestre (2016) entre outros; e nos vieses de avaliação da aprendizagem, baseamo-nos em Hoffmann (2014; 2005; 1996), Luckesi (2011; 2006), Hadji (2001), Romão (2017) Santos (2014) e outros. Apresenta considerações sobre a avaliação da aprendizagem nas aulas de Matemática à luz de autores como Pavanello e Nogueira (2016), Buriasco e Soares (2008) e Santos (2014). Uma investigação de natureza qualitativa que coletou os dados por meio de um trabalho de campo realizado com 33 professores polivalentes, alunos do componente curricular Metodologia e Conteúdo do Ensino de Matemática do Curso de Licenciatura em Pedagogia, oferecido pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PAFOR), na Universidade Estadual da Paraíba, campus de Patos. Em campo, a pesquisa seguiu por quatro etapas, nas quais houve sessão com exploração de jogos matemáticos, grupo focal, propositura de uma atividade e entrevistas individuais, as quais foram analisadas à luz das orientações da técnica para tratar dados, a análise de conteúdo, concebida por Bardin (2011). Os dados coletados evidenciam que, embora haja forte indício de uma prática avaliativa classificatória e seletiva, existe possibilidade de estabelecer conexões entre jogos matemáticos e avaliação da aprendizagem, constituindo-se em momentos de avaliação, observação e reflexão contínua do fazer matemático.por
dc.description.abstractBased on the understanding that the teaching, learning and evaluation processes are indissociable, this academic production - academic master -, limited to the line of research Methodology, Didactics and Teacher Training in Mathematics Education and Science, PPGECEM, UEPB, has as essence to investigate the perceptions of the teachers who work in Early Childhood Education and in the initial years of Elementary School on the possible connections between the use of games and evaluation of learning in Mathematics. For this, the research seeks theoretical support in the discussions about the contributions of mathematical games to the development of formation of subject training and for the acts of teaching, learning and evaluation, based on authors such as Smole et al; Rêgo (2014), Grando (2000), Ferrarezi (2004), Gitirana (2003), Silvestre (2016) among others; and the learning evaluation biases, are based on Hoffmann (2014, 2005, 1996), Luckesi (2011, 2006), Hadji (2001), Romão (2017) Santos (2014) and others. It presents considerations about an evaluation of learning in Mathematics classes in the light of authors such as Pavanello and Nogueira (2016), Buriasco and Soares (2008) and Santos (2014). An investigation of a qualitative nature collected the data through a field work carried out with 33 multipurpose teachers, students of the curricular component Methodology and Content of Mathematics Teaching of the Course of Degree in Pedagogy offered by the National Program of Education of Teachers of Education (PAFOR), at the State University of Paraiba, Ducks Campus. In the field, the research followed four stages, in which there was a session with exploration of mathematical games, focus group, proposal of an activity and individual interviews, which were analyzed in the light of the technical guidelines for data processing, the content analysis, conceived by Bardin (2011). The collected data show that, although there is strong evidence of a classificatory and selective evaluative practice, it is possible to establish connections between mathematical games and learning evaluation, constituting moments of evaluation, observation and continuous reflection of mathematical doing.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2019-04-25T13:00:48Z No. of bitstreams: 1 PDF - Júlio Pereira da Silva.pdf: 33942406 bytes, checksum: c1393521e53e77b36a05bbd3de5cb1b3 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2019-05-13T19:09:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Júlio Pereira da Silva.pdf: 33942406 bytes, checksum: c1393521e53e77b36a05bbd3de5cb1b3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-13T19:09:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Júlio Pereira da Silva.pdf: 33942406 bytes, checksum: c1393521e53e77b36a05bbd3de5cb1b3 (MD5) Previous issue date: 2017-12-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/8274/PDF%20-%20J%c3%balio%20Pereira%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectAvaliação da aprendizagempor
dc.subjectJogos matemáticospor
dc.subjectMathematics Teachingeng
dc.subjectLearning Assessmenteng
dc.subjectMathematical gameseng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleJogos e avaliação da aprendizagem em Matemática: Percepções docentes sobre o avaliar na educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
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