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dc.creatorBarbosa, Jéssica de Sousa-
dc.contributor.advisor1Aragão, Patrícia Cristina de-
dc.date.accessioned2019-04-09T16:49:40Z-
dc.date.issued2018-12-17-
dc.identifier.citationBarbosa, Jéssica de Sousa. A identidade da criança negra na educação infantil: representações a partir dos brinquedos e brincadeiras. 2018. 161f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, 2019.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3278-
dc.description.resumoOs brinquedos e as brincadeiras fazem parte do universo lúdico da criança, uma vez que permitem a integração e interação no contexto infantil. Nessa relação instituída com a infância, eles atuam de maneira a desenvolver sua comunicação, estabelecendo relações sociais e construindo conhecimentos para que se desenvolvam integralmente. Na educação infantil, tais instrumentos, no que se refere à produção da identidade da criança, podem contribuir para trabalhar as questões de preconceito e discriminação, principalmente com relação às crianças negras. Partindo deste pressuposto, o estudo propõe, como objetivo geral, desenvolver, na educação infantil, utilizando brinquedos e brincadeiras, um trabalho que possibilite a construção da identidade étnico-racial na criança negra a partir de atividades lúdico-pedagógicas. Para subsidiar tal estudo, foram utilizados como aportes teóricos as contribuições de Stuart Hall (2006), Bento (2012) e Silva (2000), pautadas nos estudos da identidade; Sarmento (2004), Áries (1973), Heywood (2004), que trabalham com o conceito de infância; Chartier (1991), com o conceito de representação como instrumento pelo qual um indivíduo, ou um grupo de indivíduos, dá significação para o mundo que os cerca; Corsaro (2009), que aborda acerca das culturas infantis; Oliveira (2006), que traz discussões acerca da pesquisa no cotidiano escolar; Gomes (2002), que trata a temática étnico-racial no campo da educação; Kramer (1987), Drouet (1997), que abordam sobre a historicidade da educação infantil; Brougère (1995), Silva (2003), que se referem ao uso de brinquedos e brincadeiras na educação infantil e Kishimoto (1996, 2008, 2011), que discute acerca da importância do uso dos brinquedos para o desenvolvimento da criança. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação. Como técnicas, trabalhamos a partir da observação participante e dos documentos oficiais referentes à temática investigada. A pesquisa foi realizada na Creche Municipal Isabele Barbosa da Silva, na Cidade de Campina Grande, na Paraíba. Os colaboradores dela foram crianças da educação infantil e uma professora que atua nessa modalidade de ensino. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa questionários, entrevista, atividades lúdico-pedagógicas, brinquedos e brincadeiras, os quais nos deram suporte para a coleta de dados e plano de ação. Acreditamos que a criança, ao sair do âmbito familiar para seu primeiro contato fora deste grupo, tem a escola/creche como primeira referência, estando diante de um mundo novo, em busca de identificação e de conhecer diferentes historicidades para construir a própria identidade.por
dc.description.abstractThe toys and games are part of the children's ludic universe, once they allow the integration and interaction in the children's context. In this relation instituted with the childhood, they act by developing children's communication, establishing social relationships and building knowledge in order to develop integrally. In child education, such instruments, regarding the child's identity production, may contribute to work on the issues of prejudice and discrimination, mainly concerning black children. Based on this assumption, the study proposes, as a general objective, to develop, in child education, using toys and games, a work that enables the ethnic and social identity on black children parting from ludic and pedagogic activities. In order to subside such study, there have been used, as theoretical contribution, the contributions of Stuart Hall (2006), Bento (2012), and Silva (2000), lined on the identity studies; Sarmento (2004), Áries (1973), Heywood (2004), that work with the concept of childhood; Chartier (1991), with the concept of representation as an instrument by which the individual, or a group of individuals, give meaning to the world arround them; Corsalo (2009), that approaches children's cultures; Oliveira (2006), that brings discussions about the research on everyday school; Gomes (2002), that deals with the ethnic and racial subject on the education field; Kramer (1987), Drouet (1997), that approach the historicity of child education; Brougère (1995), Silva (2003), that refer to the use of toys and games in child education, and Kishimoto (1996, 2008, 2011), that discusses about the importance of the use of toys to the child's development. In methodological terms, it is a qualitative research of the research-action type. As techniques, we have worked parting from the participant observation and the official documents referring to the studied theme. The research has been carried out on the Creche Municipal Isabele Barbosa da Silva (Municipal Nursery Isabele Barbosa da Silva), in the city of Campina Grande, Paraíba. Its collaborators were children from child education and a teacher that works in this teaching modality. There have been used, as research instruments, questionnaires, interviews, ludic-pedagogical activities, toys and games, which have given us support to the data gathering and action plans. We believe that the children, when leaving the family scope to their first contact outside this group, have the school/nursery as first reference, being in front of a new world, searching for identification and knowing different historicities in order to build their own identities.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Bruno Roberto Nascimento e Silva (brunor.ns@uepb.edu.br) on 2019-04-03T14:05:22Z No. of bitstreams: 1 JÉSSICA DE SOUSA BARBOSA.pdf: 6718243 bytes, checksum: 22a124712aac45c58f3c6bcdc8431daa (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciana Medeiros (luciana@uepb.edu.br) on 2019-04-09T16:49:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JÉSSICA DE SOUSA BARBOSA.pdf: 6718243 bytes, checksum: 22a124712aac45c58f3c6bcdc8431daa (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-09T16:49:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JÉSSICA DE SOUSA BARBOSA.pdf: 6718243 bytes, checksum: 22a124712aac45c58f3c6bcdc8431daa (MD5) Previous issue date: 2018-12-17eng
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dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/7992/J%c3%89SSICA%20DE%20SOUSA%20BARBOSA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subject1. Educação infantil. 2. Identidade étnico-racial. 3. Criança negra. 4. Brinquedos. 5. Brincadeirapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleA identidade da criança negra na educação infantil: representações a partir dos brinquedos e brincadeiraspor
dc.typeDissertaçãopor
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