Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3268
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Kleriston Christy Vital-
dc.contributor.advisor1Liebig, Sueli Meira-
dc.date.accessioned2019-04-01T12:17:47Z-
dc.date.issued2018-04-25-
dc.identifier.citationSantos, Kleriston Christy Vital. Paralelos fantásticos: o real, o insólito e as teorias contísticas de Edgar Allan Poe e Júlio Cortázar. 2018. 122f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3268-
dc.description.resumoConforme afirmam Berger e Luckmann (2003), não existe uma única realidade, mas múltiplas submissas a uma, compreendida como comum: a realidade enquanto convenção, determinante de padrões e crenças, cambiável ao contexto e a época em que se apresenta. Na literatura, surgiram diversos movimentos em que essa questão vigorava como subtexto. A literatura de horror, gótica, fantástica, dentre outras, traz à cena as discussões que se perpetuaram na coxia da sociedade. Dentre os gêneros literários que buscam abarcar as facetas do real, ante o discurso cotidiano, o fantástico se apresenta como um dos mais antigos (BESSIÈRE, 2012) e, paralelamente ao fator oralizante do conto, perpetuam um espaço adequado para essa criação (CORTÁZAR, 2006). Nessa pesquisa, a partir da obra contística e teórica de Edgar Allan Poe e Júlio Cortázar, observamos como esses dois autores se ambientam nesse gênero, considerando-o reconfigurado, e como as suas respectivas teorias sobre o conto servem para maximizar e potencializar as suas narrativas curtas. O nosso corpus é composto de quatro contos, dois de cada contista, a saber, “A queda da casa de Usher” e “Revelação Mesmeriana” de Poe e “A autoestrada do sul” e “O perseguidor” de Cortázar. Iniciamos nosso percurso introduzindo a discussão do real e do insólito, nos debruçando sobre os conceitos do fantástico oitocentista e sua reconfiguração na contemporaneidade, de tal modo, observamos como a contística de Poe e Cortázar refletem em seu fazer, para por fim chegarmos a análise do contos. Nessa análise, observamos como cada obra ambienta-se em fatores temporais e históricos e como as teorias de ambos os autores podem se aplicar aos seus escritos, tecendo um paralelo entre suas consonâncias e divergências.por
dc.description.abstractAccording to what argue Berger and Luckmann (2003), there is not one single reality, but multiple ones, submissive to a certain other, understood as common: The reality, as a convention, which determines standards and beliefs, interchangeable with the context and the time in which it shows up. There appeared in literature several movements in which this question worked as a subtext: horror, gothic, and fantastic literatures, among other literary genres, brought to the stage discussions that were perpetuated in the aisle of society. Among the literary genres that seek to embrace the facets of the real, in the face of everyday discourse, the fantastic presents itself as one of the oldest (BESSIÈRE, 2012), and parallel to the moralizing factor of the short story, it perpetuates an adequate space for this creation (CORTÁZAR, 2006). In this research, up from the literary and theoretical works of both Edgar Allan Poe and Julio Cortázar, we can perceive how they are acquainted to such a genre, considering it reconfigured, and how each one´s theories about the short-story serve to maximize and potentiallyze their narratives. Our corpus is composed of four short stories, two by each writer, namely, "The Fall of the House of Usher" and "Mesmeric Revelation", by Poe, and "The Southern Highway" and "The Persecutor", by Cortázar. We begin our journey by introducing the discussion of the real and the unusual, focusing on the concepts of the nineteenth century fantastic and its reconfiguration in contemporaneity, in such a way, we observe how Poe and Cortázar's literary reflect in their work, finally arriving at the analysis of the short stories. In this analysis, we observe how each narrative is based on temporal and historical factors and how their respective theories can be applied to their writings, considering their consonances and divergences.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Carrasco (ricardogc84@uepb.edu.br) on 2018-07-23T13:58:53Z No. of bitstreams: 1 PDF - Kleriston Christy Vital Santos.pdf: 1190884 bytes, checksum: d2127bbc79f04f1262ff9bc728068004 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciana Medeiros (luciana@uepb.edu.br) on 2019-04-01T12:17:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Kleriston Christy Vital Santos.pdf: 1190884 bytes, checksum: d2127bbc79f04f1262ff9bc728068004 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-01T12:17:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Kleriston Christy Vital Santos.pdf: 1190884 bytes, checksum: d2127bbc79f04f1262ff9bc728068004 (MD5) Previous issue date: 2018-04-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/7967/PDF%20-%20Kleriston%20Christy%20Vital%20Santos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLIpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subject1. Literatura fantástica. 2. Gênero literário. 3. Conto. 4. Realidadepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleParalelos fantásticos: o real, o insólito e as teorias contísticas de Edgar Allan Poe e Júlio Cortázarpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGLI - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kleriston Christy Vital Santos.pdf1.16 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.