Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3254
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaciel, Tiago Beserra-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8827514794907780por
dc.contributor.advisor1Louredo, Aldo Trajano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7824999669236398por
dc.contributor.referee1Silva, Valdenilza Ferreira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6609440201091310por
dc.contributor.referee2Oliveira, Davis Matias de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8918814404711884por
dc.date.accessioned2019-03-27T18:40:07Z-
dc.date.issued2018-07-27-
dc.identifier.citationMACIEL, T. B. Matemática e música: Uma proposta pedagógica. 2018. 56f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3254-
dc.description.resumoO presente trabalho buscou, através de uma análise histórica, refletir a cerca da temática, matemática e música, e como estas estão relacionadas, observando que ambas surgem a partir da necessidade da vida em comunidade, como elementos de organização e manifestação cultural. Ainda discutimos como se deu o surgimento das escalas musicais, e como os matemáticos Pitágoras, D’Alembert e outros, foram fundamentais para a evolução da teoria musical, assim também como os conceitos matemáticos de frações, sequências e logaritmos, por exemplo. Verificamos o quanto esses dois elementos, matemática e música, são importantes para diversas culturas em destaque para o povo indígena Xukuru do Ororubá. Desenvolvendo uma atividade prática de construção de um pífano, com alunos da terceira série do ensino médio da Escola de Referência em Ensino Médio Senador Vitorino Freire, localizado na cidade de Arcoverde no sertão pernambucano, foi possível apresentar ao estudantes de maneira lúdica, como a música pode ser utilizada para facilitar o ensino/aprendizagem da matemática, obtendo um resultado bem significativo com relação à prática e à teoria.por
dc.description.abstractThe present work sought, through a historical analysis, to reflect on the theme, mathematics and music, and how these are related, noting that both arise from the necessity ofcommunity life aselements of organization and culturalmanifestation. We have discussed how the emergence of musical scales took place, and how the mathe- maticians Pythagoras, D’Alembert, and others, were fundamental to the evolution of musical theory, aswell asmathematical concepts of fractions, sequencesandlogarithms, for example. We verified how much these two elements, mathematics and music, are important for diverse cultures in prominence for the indigenous people Xukuru of the Ororub ´a. Developing a practical activity of construction of a fife, with students of the third grade of the High School Reference School Senador Vitorino Freire, located in the city of Arcoverde in the hinterland of Pernambuco,it was possible to present to the students in a playful way, how music can be used to facilitate teaching/learning of the mathematics, obtaining a very significant result in relation to practice and theory.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2019-03-25T15:15:52Z No. of bitstreams: 1 PDF - Tiago Beserra Maciel.pdf: 36103388 bytes, checksum: 156ab1927f92ce4bd03487e775825fe8 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2019-03-27T18:40:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Tiago Beserra Maciel.pdf: 36103388 bytes, checksum: 156ab1927f92ce4bd03487e775825fe8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-27T18:40:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Tiago Beserra Maciel.pdf: 36103388 bytes, checksum: 156ab1927f92ce4bd03487e775825fe8 (MD5) Previous issue date: 2018-07-27eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/7895/PDF%20-%20Tiago%20Beserra%20Maciel.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMATpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino da Matemáticapor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectPitágoraspor
dc.subjectEscalas musicaispor
dc.subjectXukuro do Ororubápor
dc.subjectMathematics Teachingeng
dc.subjectMusiceng
dc.subjectPythagoraseng
dc.subjectMusical Scaleseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleMatemática e música: Uma proposta pedagógicapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tiago Beserra Maciel.pdfPDF - Tiago Beserra Maciel35.26 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.