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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAvelino, Karla Cristina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5107230037551160por
dc.contributor.advisor1Ataide, Ana Raquel Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5414171594917501por
dc.contributor.referee1Freire, Morgana Ligia de Farias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6756464691141246por
dc.contributor.referee2Freitas, Heron Neves de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5999148176771819por
dc.date.accessioned2019-03-21T19:26:49Z-
dc.date.issued2017-10-09-
dc.identifier.citationAVELINO, K. C. Sequência didática investigativa para o ensino de ondas sonoras. 2017. 104f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3216-
dc.description.resumoNesse trabalho foram desenvolvidas algumas atividades voltadas à experimentação no contexto das Sequências de Ensino por Investigação sendo estas realizadas com uma turma do Ensino Médio de uma escola pública estadual localizada na cidade de Areia-PB. A experimentação é uma importante metodologia de ensino dentro da área das ciências da natureza, pois muitos dos conceitos dessa área podem ser construídos através de atividades experimentais. Nesse contexto nosso trabalho teve como objetivo principal verificar as potencialidades de utilizar as atividades experimentais com uma abordagem investigativa, como estratégia para construção de conceitos de Física, mais especificamente conceitos relacionados às ondas sonoras. A avaliação da proposta foi realizada através da observação e acompanhamento dos estudantes durante as aulas usando situações de problemas experimentais e abordagem investigativa, ocorreu a partir da análise de dois momentos: o primeiro, relativo às observações durante as intervenções e foi construído a partir do material produzido durante a utilização da proposta, onde foi o diário de campo, para facilitar as análises posteriores. O segundo a partir de um questionário avaliativo, com o qual pretendíamos entender qual a opinião dos estudantes acerca da intervenção vivenciada e das atividades e metodologia utilizadas. Dessa maneira, pretendermos fornecer ao professor de Física do Ensino Médio, uma sequência didática que possa promover a utilização de situações problema experimentais em atividades investigativas como elemento facilitador para a construção de conceitos de Física.por
dc.description.abstractIn this work, some activities were developed, aimed at experimentation in the context of the Sequences of Teaching by Investigation, being carried out with a high school class of a state public school located in the city of Areia-PB. Experimentation is an important teaching methodology within the area of the natural sciences, since many of the concepts of this area can be constructed through experimental activities. In this context, our main objective was to verify the potential of using experimental activities with a research approach, as a strategy for the construction of concepts of physics, more specifically concepts related to sound waves. The evaluation of the proposal was made through the observation and monitoring of the students during classes using situations of experimental problems and investigative approach, occurred from the analysis of two moments: the first one, related to the observations during the interventions and was constructed from the material produced during the use of the proposal, where it was the field diary, to facilitate subsequent analyzes. The second one was based on an evaluative questionnaire, with which we wanted to understand the students' opinion about the intervention and the activities and methodology used. In this way, we intend to provide the high school Physics teacher with a didactic sequence that promotes the use of experimental problem situations in investigative activities as a facilitator element for the construction of Physics concepts.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2019-03-20T12:29:04Z No. of bitstreams: 1 PDF - Karla Cristina Avelino.pdf: 31443180 bytes, checksum: 19add7d9dcdcfbe52d1fff8fd5411c2c (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2019-03-21T19:26:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Karla Cristina Avelino.pdf: 31443180 bytes, checksum: 19add7d9dcdcfbe52d1fff8fd5411c2c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-21T19:26:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Karla Cristina Avelino.pdf: 31443180 bytes, checksum: 19add7d9dcdcfbe52d1fff8fd5411c2c (MD5) Previous issue date: 2017-10-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/7743/PDF%20-%20Karla%20Cristina%20Avelino.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectOndas sonoraspor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectAtividades experimentaispor
dc.subjectInvestigative activitieseng
dc.subjectSound waveseng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleSequência didática investigativa para o ensino de ondas sonoraspor
dc.typeDissertaçãopor
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