Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3160
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Valdson Davi Moura-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4018422210858566por
dc.contributor.advisor1Barbosa, José Lamartine da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6154502536150355por
dc.contributor.referee1Barboza, Pedro Lucio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1399033210518957por
dc.contributor.referee2Fernandes, Jose de Arimateia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9776386122552122por
dc.date.accessioned2019-02-18T14:18:51Z-
dc.date.issued2018-06-12-
dc.identifier.citationSILVA, V. D. M. A abordagem da História da Matemática no Ensino da Probabilidade nos livros didáticos do Ensino Médio. 2018. 62f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3160-
dc.description.resumoReconhecendo a importância de aliar a História da Matemática ao conteúdo de Probabilidade, bem como a relevância de avaliar o material didático utilizado pelo professor no seu dia a dia, neste trabalho analisaremos quatro coleções de livros didáticos de Matemática, sugeridos pelo PNLD 2018. Nosso objetivo é responder o seguinte questionamento: “Qual a abordagem conferida à História da Matemática no conteúdo de probabilidade nos livros didáticos do Ensino Médio?". Os dados analisados revelam que os livros didáticos tratam do conteúdo em questão, reportando-se à História da Matemática, todavia, em alguns casos, deixam lacunas quanto à exposição do mesmo e/ou limitação no resgate histórico apresentado. Verificamos que a contextualização histórica do conteúdo de probabilidade varia de um autor para outro, alguns deles fazem-na de forma breve, outros de maneira mais aprofundada. Entretanto, em todos os Livros Didáticos observados não são apresentadas questões para estudo dos textos que trazem a história relacionada ao conteúdo, como também não sugerem atividades de pesquisas para ampliar as aprendizagens. Dessa forma, nossos dados nos levam a reforçar a compreensão da necessidade de o professor recorrer a materiais complementares que levem o aluno a refletir que toda cultura científica e tecnológica é resultado e instrumento da evolução social e econômica, na atualidade e ao longo da história.por
dc.description.abstractRecognizing the importance of allying the History of Mathematics to the probability content, as well as the relevance of evaluating the courseware used by the teacher in his daily life, in this work we will analyze four collections of mathematics textbooks suggested by PNLD 2018. Our objective is to answer the following question: “What is the approach given to the History of Mathematics in the content of probability in the textbooks of high school?” The analyzed data reveal that the textbooks deal with the content in question , referring to the History of Mathematics, however, in some cases, they leave gaps in the exposition of the same and/or a kind of limitation in the historical retrieval that was presented. We verified that the historical contextualization of the probability content varies from one author to another, some of them do it briefly, while others do it in a detailed way. However, by observing all the textbooks, we found that there are no questions for the study of the texts that bring the history related to the content. They also don’t suggest research activities in order to increase learning. In this way, our data lead us to the conclusion that it is necessary for the teacher to use complementary materials that can give the student the opportunity to reflect that all the scientific and technological culture is the result and instrument of social and economic evolution, today and throughout history.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2018-10-19T17:54:27Z No. of bitstreams: 1 PDF - Valdson Davi Moura Silva.pdf: 18563106 bytes, checksum: a782c9b14a064248555e10f40aff50df (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2019-02-18T14:18:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Valdson Davi Moura Silva.pdf: 18563106 bytes, checksum: a782c9b14a064248555e10f40aff50df (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-18T14:18:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Valdson Davi Moura Silva.pdf: 18563106 bytes, checksum: a782c9b14a064248555e10f40aff50df (MD5) Previous issue date: 2018-06-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/7597/PDF%20-%20Valdson%20Davi%20Moura%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistória da Matemáticapor
dc.subjectProbabilidadepor
dc.subjectLivros didáticospor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectHigh Schooleng
dc.subjectTextbookseng
dc.subjectProbabilityeng
dc.subjectHistory of Mathematicseng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleA abordagem da História da Matemática no Ensino da Probabilidade nos livros didáticos do Ensino Médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valdson Davi Moura Silva.pdfPDF - Valdson Davi Moura Silva18.13 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.