Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3124
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBezerra, Jônatas Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0457252149743957por
dc.contributor.advisor1Santos, José Jamilton Rodrigues dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5465012466654473por
dc.contributor.referee1Silveira, Alessandro Frederico da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3694934576040433por
dc.contributor.referee2Dantas, Joseclécio Dutra-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9578968519982943por
dc.date.accessioned2018-06-18T18:14:56Z-
dc.date.issued2018-04-13-
dc.identifier.citationBEZERRA, J. C. A realidade virtual como ferramenta didática para o ensino de astronomia e cosmologia na educação básica. 2018. 127f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEF) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3124-
dc.description.resumoA presente dissertação aborda uma sequência de procedimentos educacionais voltada à utilização de tecnologias de informação e comunicação (mais especialmente o uso de smartphones e o cardboard), na aplicação de metodologias ativas para o ensino de Física na educação básica. Fundamentada na teoria histórico-cultural de Vygotsky, a mesma visa discutir a utilização da realidade virtual imersiva, por meio do cardboard, para a inserção dos conteúdos de Astronomia e Cosmologia em intervenções realizadas durante a execução das atividades escolares regulares. Para tal, foi desenvolvido um produto educacional composto de uma sequência didática, que foi aplicada a uma turma do 2º ano do curso técnico de Manutenção e Suporte a Informática, integrado ao ensino médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Foram planejadas e ministradas oito aulas, desenvolvendo ao longo desses momentos quatro temas: Óptica, Gravitação Newtoniana, Astronomia e Cosmologia. A partir do uso das tecnologias empregadas nesse trabalho, os alunos puderam se aproximar de temas abstratos e considerados distantes da sua realidade no quadro de discussões programáticas; ao mesmo tempo, a execução desta atividade buscou aprofundar a curiosidade, incentivando o interesse dos discentes envolvidos sob a perspectiva de um estudo da Física interligado a questões contemporâneas e desafiadoras para a Ciência.por
dc.description.abstractThe present dissertation approaches a sequence of educational procedures aimed at the use of information and communication technologies (especially the use of smartphones and cardboard), in the application of active methodologies for the teaching of Physics in basic education. Based on Vygotsky's historical-cultural theory, it aims to discuss the use of immersive virtual reality, through the cardboard, to insert the contents of Astronomy and Cosmology into interventions performed during the regular school activities. To this end, an educational product composed of a didactic sequence was developed, which was applied to a class of the 2nd year of the technical course of Maintenance and Support to Informatics, integrated to the high school, of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraíba ( IFPB). Eight classes were planned and taught, developing during these moments four themes: Optics, Newtonian Gravitation, Astronomy and Cosmology. From the use of the technologies employed in this work, the students were able to approach abstract themes and considered distant from their reality within the framework of programmatic discussions; at the same time, the execution of this activity sought to deepen the curiosity, encouraging the interest of the students involved from the perspective of a study of Physics interconnected to contemporary and challenging questions for Science.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2018-06-14T14:36:27Z No. of bitstreams: 1 PDF - Jônatas Costa Bezerra.pdf: 74669008 bytes, checksum: 0991adf6b463a05b4cacade198056b79 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2018-06-18T18:14:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Jônatas Costa Bezerra.pdf: 74669008 bytes, checksum: 0991adf6b463a05b4cacade198056b79 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2018-06-18T18:14:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Jônatas Costa Bezerra.pdf: 74669008 bytes, checksum: 0991adf6b463a05b4cacade198056b79 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-18T18:14:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Jônatas Costa Bezerra.pdf: 74669008 bytes, checksum: 0991adf6b463a05b4cacade198056b79 (MD5) Previous issue date: 2018-04-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/7284/PDF%20-%20J%c3%b4natas%20Costa%20Bezerra.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física - PPGPEFpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicaçãopor
dc.subjectCardboardpor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectPhysics teachingeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApor
dc.titleA realidade virtual como ferramenta didática para o ensino de astronomia e cosmologia na educação básicapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGPEF - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jônatas Costa Bezerra.pdfPDF - Jônatas Costa Bezerra72.92 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.