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dc.creatorSilva, Luiz Antonio Gonçalves da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8754198753074024por
dc.contributor.advisor1Barbosa, José Lamartine da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6154502536150355por
dc.contributor.referee1Oliveira, Maria Marly de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9718244453537361por
dc.contributor.referee2Almeida, José Joelson Pimentel de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8166150091846962por
dc.date.accessioned2018-06-18T18:12:34Z-
dc.date.issued2016-10-03-
dc.identifier.citationSILVA, L. A. G. da. História da prática docente no Ensino de Matemática em colégios militares de Pernambuco. 2016. 175f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3120-
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa a evolução do ensino de matemática nos colégios militares, comparando o ensino dessa disciplina no colégio da polícia militar de Pernambuco, com o ensino da matemática numa formação militar histórica. Metodologicamente, optou-se pela abordagem qualitativa, em função de melhor servir a proposta de trabalho. Recorreu-se às teorias de: COSTA (2004); FOUCOULT (1987); DESSIE (2004); FERNANDES (2004); LOUREZ (1998); MARTINEZ (2014); MORMELLO (2010); SILVEIRA DA SILVA (2014); VALENTE (2007). Ademais, utilizaram-se como métodos entrevistas com professores de matemática, pedagogos da seção técnica de ensino e observação no desenvolvimento da aula de matemática, no colégio da polícia militar de Pernambuco como fonte da presente pesquisa, além de analises de documentos (regulamentos internos, RI). Foi concluído, que o nosso estudo histórico sobre o ensino de matemática nos colégios militares secundarista, iniciada na capital do Rio de Janeiro, a expansão dos colégios da força armada e forças auxiliares e sua prática atual, apesar dos documentos e livros atuais apontarem para uma evolução na de matemática, as questões disciplinares observadas permanecem, e os cálculos desenvolvidos na geometria e álgebra, num raciocínio filosófico, foram conservados pelos militares, caracterizando uma matemática militar, estudada meramente pelo seu aspecto que lhe é próprio. Foi constatado, também, que a inserção do ensino da matemática pelos militares no Brasil sempre se mostrou como um modelo da sua forma própria de ensinar, passando pela época da Ditadura Militar adotando o modelo de outras instituições não militares, mas de universidades e escolas religiosas que têm, também, características disciplinares idênticas.por
dc.description.abstractThis research analyzes the evolution of mathematics education in military schools, comparing the teaching of this discipline in college Military Police of Pernambuco, with the teaching of mathematics in a historical military training. Methodologically, we opted for a qualitative approach, better function serve the proposed work. It was use the theories: COSTA (2004); FOUCOULT (1987); Dessie (2004); Fernandes (2004); LOUREZ (1998); MARTINEZ (2014); MORMELLO (2010); SILVEIRA DA SILVA (2014); VALENTE (2007). In addition, was used as methods, interviews with math teachers, teachers teaching technical section and observing the development of math class in college Military Police of Pernambuco as a source of our research, and analysis of documents (internal regulations, RI). It was conclude that our historical study of the teaching of mathematics in secondary school military schools, started in the capital of Rio de Janeiro, the expansion of colleges of armed force and auxiliary forces and their current practice, despite the current documents and books suggest a trend in math, disciplinary issues remain observed, and the calculations developed in geometry and algebra, a philosophical reasoning, were retained by the military, featuring a military mathematics, studied merely by its appearance of its own. We note also that the inclusion of the military mathematics teaching in Brazil has always been as a model of its own way of teaching, through the time of the military dictatorship following the model of other non-military institutions, but universities and religious schools they have also disciplinary identical characteristics.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2018-06-14T13:38:31Z No. of bitstreams: 1 PDF - Luiz Antônio Gonçalves da Silva.pdf: 82140845 bytes, checksum: f870ff553cb69b4dccda688e5feadbb2 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2018-06-18T18:12:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Luiz Antônio Gonçalves da Silva.pdf: 82140845 bytes, checksum: f870ff553cb69b4dccda688e5feadbb2 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/7268/PDF%20-%20Luiz%20Ant%c3%b4nio%20Gon%c3%a7alves%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectColégios militarespor
dc.subjectPrática docentepor
dc.subjectEnsino de Matemática militarpor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectMilitary schoolseng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleHistória da prática docente no Ensino de Matemática em colégios militares de Pernambucopor
dc.typeDissertaçãopor
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