Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3116
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCardoso, Vera Lucia Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7342799102190574por
dc.contributor.advisor1Lins, Juarez Nogueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3990899335296722por
dc.contributor.referee1Martins, Iara Ferreira de Melo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3624042741764952por
dc.contributor.referee2Bonifácio, Carla Alecsandra de Melo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1966955409336714por
dc.date.accessioned2018-06-14T15:20:13Z-
dc.date.issued2015-08-27-
dc.identifier.citationCardoso, Vera Lucia Oliveira. Tiras cômicas nas aulas de língua portuguesa: possibilidades discursivas para além das atividades propostas no livro didático. 2015. 157f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3116-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo levar para a sala de aula de Língua Portuguesa uma proposta de investigação dos mecanismos que provocam o humor nas tiras cômicas, explorando, assim, potencialidades discursivas desse gênero. Como fundamento teórico, adotamos a visão bakhtiniana acerca do caráter dialógico da linguagem e sua definição dos gêneros discursivos – sobretudo, o capítulo Gêneros discursivos da Estética da Criação Verbal (Bakhtin, 2011); os estudos de Possenti (1998, 2013) sobre humor; os estudos de Cagnin (2014), Acevedo (1990), Ramos (2007, 2009, 2011, 2012, 2013, 2014) e Vergueiro (2012a, 2012b, 2013) sobre a linguagem dos quadrinhos, bem como os estudos de Dolz & Schneuwly (2004) acerca da produção de sequências didáticas. Por isso, este trabalho teve como principal metodologia a pesquisa-ação, uma vez que se propôs à realização de uma sequência didática com estudantes do 9ºano do Ensino Fundamental. Não obstante, utilizou-se, também, a pesquisa bibliográfica e documental, já que teve como corpus um conjunto de 35 tiras cômicas recolhidas do livro didático analisado. Os resultados da análise apontaram o grande potencial linguístico e discursivo da tira cômica, bem como a necessidade de se redirecionar o olhar e sugerir atividades além das propostas no livro didático.por
dc.description.abstractThis study aimed to bring to the classroom Portuguese Language a research proposal of the mechanisms that cause the humor in comic strips, exploring thus discursive potential of this kind. As a theoretical foundation, we have adopted Bakhtin's vision of the dialogic nature of language and its definition of genres – especially the chapter Discursive Genres Aesthetics of Verbal Creation (Bakhtin, 2011); studies of Possenti (1998, 2013) on mood; studies of Cagnin (2014), Acevedo (1990), Ramos (2007, 2009, 2011, 2012, 2013, 2014) and Vergueiro (2012a, 2012b, 2013) on the language of comics, as well as studies of Dolz & Schneuwly (2004) about the production of didactic sequences. Therefore, this study was principal methodology action research, since it is proposed to hold a teaching sequence with students from 9th grade of elementary school. Nevertheless, it was used also bibliographic and documentary research, as had the corpus a set of 35 comic strips collected the analyzed textbook. The test results showed the great linguistic and discursive potential of the comic strip, as well as the need to redirect the look and suggest activities beyond the proposals in the textbook.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Bronzeado de Andrade (thiago@ch.uepb.edu.br) on 2018-06-14T14:14:45Z No. of bitstreams: 1 PDF - Vera Lucia Oliveira Cardoso.pdf: 37786037 bytes, checksum: 7a50addb183e00c1443cabeca94a30c9 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Milena Araújo (milaborges@ch.uepb.edu.br) on 2018-06-14T15:20:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Vera Lucia Oliveira Cardoso.pdf: 37786037 bytes, checksum: 7a50addb183e00c1443cabeca94a30c9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-14T15:20:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Vera Lucia Oliveira Cardoso.pdf: 37786037 bytes, checksum: 7a50addb183e00c1443cabeca94a30c9 (MD5) Previous issue date: 2015-08-27eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/7258/PDF%20-%20Vera%20Lucia%20Oliveira%20Cardoso.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGêneros textuais/discursivospor
dc.subjectTiras cômicaspor
dc.subjectEnsino de língua portuguesapor
dc.subjectDiscourse genreseng
dc.subjectComic stripseng
dc.subjectPortuguese language teachingeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleTiras cômicas nas aulas de língua portuguesa: possibilidades discursivas para além das atividades propostas no livro didáticopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vera Lucia Oliveira Cardoso.pdfPDF - Vera Lucia Oliveira Cardoso36.9 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.