Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3110
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Carlos Valmir do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6252355438829970por
dc.contributor.advisor1Martins, Iara Ferreira de Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3624042741764952por
dc.contributor.referee1Silva, Rosângela Neres Araújo da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2398653747944135por
dc.contributor.referee2Bonifácio, Carla Alecsandra de Melo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1966955409336714por
dc.date.accessioned2018-06-12T17:05:35Z-
dc.date.issued2015-07-28-
dc.identifier.citationNascimento, Carlos Valmir do. Práticas de leitura e escrita na segunda fase do Ensino Fundamental. 2015. 276f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3110-
dc.description.resumoA escola enquanto instituição social organizada tem falhado em duas funções muito importantes para as sociedades letradas: a formação de leitores proficientes, e a ampliação da competência discursiva e linguística dos educandos, de forma a se tornarem bons produtores de textos escritos, levando-se em consideração os gêneros mais usados no meio social. Os atos de ler e escrever, além de expressarem ações exclusivamente humanas, são atividades de interação, pois envolvem um diálogo entre os sujeitos participantes de um processo comunicativo. A importância da leitura e da escrita está relacionada às funções sociais que os indivíduos estabelecem e aos muitos benefícios a eles proporcionados. Assim, este trabalho fundamentou-se nas concepções de Solé (1998), Martins (1994), Gotlib (2006), Lajolo e Zilberman (2007), Koch (1994), Kleiman (2002), Gancho (2010), Antunes (2009) e Marcuschi (2008), dentre outros, e tem o objetivo de analisar as práticas de leitura e de escrita a partir do gênero conto, em uma turma do 9º Ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública e avaliar os efeitos dessas práticas sobre a aprendizagem dos alunos. Com essa finalidade, desenvolvemos uma pesquisa qualiquantitativa, sob a hipótese de que procedimentos metodológicos fundamentados em uma sequência didática que envolva teoria e atividades práticas, concretizadas por meio de uma oficina, possibilitando aos estudantes a ampliação dos seus conhecimentos sobre o gênero conto, além de instruí-los quanto à produção escrita desse referido gênero e ampliar as suas possibilidades de leitura. Portanto, como procedimentos metodológicos, realizamos uma entrevista com os educandos, por meio da aplicação de um questionário, para verificar as suas práticas de leitura e solicitamos a produção de um conto sem intervenção. Após a realização da análise dos textos escritos pelos alunos, colocamos em prática um processo interventivo por meio de uma sequência didática, baseada nos equívocos por eles cometidos, em relação aos aspectos estruturais característicos do gênero solicitado, aos fatores da textualidade e às falhas de adequação linguística. No final das atividades, os estudantes produziram um novo conto, cuja análise revelou resultados positivos, uma vez que a maioria dos aprendizes superou os problemas cometidos na produção inicial e ampliou a sua competência comunicativa, o que comprova a importância em se trabalhar a leitura e a escrita no ensino fundamental, no contexto dos gêneros textuais, adotando-se uma concepção sociointeracionista de ensino.por
dc.description.abstractThe school as an organized social institution has failed in two very important functions for the literate societies: the formation of proficient readers, and the expansion of discursive competence and language of the students in order to become good producers of written texts, taking into account the genres most commonly used in the social environment. The acts of reading and writing, as well as express exclusively human actions are interactive activities, involve a dialogue between the subjects participating in a communicative process. The importance of reading and writing is related to the social functions that individuals establish and the many benefits they provided. This work was based on conceptions of Solé (1998), Martins (1994), Gotlib (2006), Lajolo and Zilberman (2007), Koch (1994), Kleiman (2002), Gancho (2010), Antunes (2009) and Marcuschi (2008), among others, and aims to analyze the practices of reading and writing from the genre tale, in a class of 9th year of elementary school in a public school and evaluate the effects of these practices on student learning. To this end, we developed a qualitative-quantitative research under the assumption that methodological procedures based on a teaching sequence involving theory and practical activities, implemented through a workshop, enabling students to expand its knowledge of the genre tale, and instruct them regarding the written production that referred to gender and expand their reading possibilities. Therefore, as methodological procedures, we conducted an interview with the students through the application of a questionnaire to check their reading practices and request the production of a story without intervention. Upon completion of the analysis of texts written by the students, we put in place an intervention process through a didactic sequence based on the mistakes they committed in relation to the characteristic structural features of the requested gender, the textuality factors and suitability failures linguistics. At the end of the activities, the students produced a new tale, whose analysis revealed positive results, since the majority of learners overcome the problems committed in the initial production and expanded their communicative competence, which proves the importance of working the reading and writing in elementary school, in the context of genres, adopting an educational sociointeractionist design.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Bronzeado de Andrade (thiago@ch.uepb.edu.br) on 2018-06-12T14:44:02Z No. of bitstreams: 1 PDF - Carlos Valmir do Nascimento.pdf: 56421637 bytes, checksum: 3c171b7cacea0a1ec72dc45f87e17dbe (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Milena Araújo (milaborges@ch.uepb.edu.br) on 2018-06-12T17:05:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Carlos Valmir do Nascimento.pdf: 56421637 bytes, checksum: 3c171b7cacea0a1ec72dc45f87e17dbe (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-12T17:05:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Carlos Valmir do Nascimento.pdf: 56421637 bytes, checksum: 3c171b7cacea0a1ec72dc45f87e17dbe (MD5) Previous issue date: 2015-07-28eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/7228/PDF%20-%20Carlos%20Valmir%20do%20Nascimento.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectReadingeng
dc.subjectWritingeng
dc.subjectLearningeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titlePráticas de leitura e escrita na segunda fase do Ensino Fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carlos Valmir do Nascimento.pdfPDF - Carlos Valmir do Nascimento55.1 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.