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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, José Augusto Pereira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2602598631923103por
dc.contributor.advisor1Lins, Juarez Nogueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3990899335296722por
dc.contributor.referee1Carvalho, Eneida Oliveira Dornellas de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2855891191829886por
dc.contributor.referee2Cavalcanti, Marineuma de Oliveira Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3535418783422124por
dc.date.accessioned2018-06-11T13:57:27Z-
dc.date.issued2015-08-14-
dc.identifier.citationSilva, José Augusto Pereira da. Escrita e constituição de identidades no ensino fundamental: reflexões sobre identidade discente a partir do gênero artigo de opinião. 2015. 119f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3103-
dc.description.resumoPartindo das considerações de Hall (2003) e Bauman (2005) que veem a identidade como uma construção social pela linguagem; e, ainda, pela necessidade de novas práticas escolares que se adéquem às necessidades contemporâneas, objetivamos analisar a constituição de identidades discentes a partir do uso da escrita no espaço escolar, mais precisamente nas aulas de Língua Portuguesa (LP) na Escola Estadual Teresa Alves de Moura. As seguintes questões nortearam a pesquisa: ao produzirem o gênero textual artigo de opinião, os alunos se constituem enquanto sujeitos dessa escrita? De que discursos eles se apropriam para constituir os seus discursos – rígido-sólidos ou móvel-líquidos1? Que “marcas discursivas/identitárias” desses sujeitos pós-modernos se fazem presentes neste gênero textual? De que forma o professor de LP pode contribuir no sentido de facilitar a constituição de sujeitos a partir da produção textual? Nossa hipótese: em virtude de práticas tradicionais, sedimentadas ao longo do processo de ensino-aprendizagem de LP, torna-se possível que, ao produzir um artigo de opinião, a voz do sujeito-aluno seja suprimida por vozes de outros sujeitos. No entanto, acreditamos que o aluno não é apenas um sujeito descaracterizado que, ao produzir o artigo, devolve a palavra dita pela escola, pois ele também traz as suas marcas identitárias. E ainda que o professor de Língua Portuguesa, através de sequências didáticas, pode favorecer a constituição de sujeitos que têm direito à palavra e se constituem a partir dela. O que justifica esta pesquisa é a necessidade de contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem de LP, bem como a formação de novos sujeitos-escritores, donos dos seus dizeres, cidadãos através da palavra escrita. Esta pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e documental, subsidiada pela pesquisa-ação, foi realizada na cidade de Queimadas/PB. O seu corpus foi constituído por vinte (20) textos, produzidos por alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Teresa Alves de Moura. Tomamos como referencial teórico as contribuições de Hall (2003, 2014), Bauman (2005), Bakhtin (2011), Moita Lopes (1998; 2003), Dolz e Schneuwly (2004), dentre outros. A análise das produções nos fez ver a presença de elementos linguísticos que remetem tanto à identidade antiga (iluminista) quanto à identidade contemporânea, sendo oriundos de vários discursos: familiar, escolar, religiosa, midiático. Na realidade, os sujeitos-alunos repetem outros dizeres, já desgastados, sem reflexão – o familiar e o escolar. E não mobilizam, no caso do discurso escolar, os conteúdos para fundamentar seus ditos e refletir sobre os outros discursos, a exemplo do religioso, midiático... A voz da escola se faz presente a partir dos princípios morais, que se juntam aos valores morais familiares para constituir o discurso do discente - voz sem reflexão.por
dc.description.abstractPartindo das considerações de Hall (2003) e Bauman (2005) que veem a identidade como uma construção social pela linguagem; e, ainda, pela necessidade de novas práticas escolares que se adéquem às necessidades contemporâneas, objetivamos analisar a constituição de identidades discentes a partir do uso da escrita no espaço escolar, mais precisamente nas aulas de Língua Portuguesa (LP) na Escola Estadual Teresa Alves de Moura. As seguintes questões nortearam a pesquisa: ao produzirem o gênero textual artigo de opinião, os alunos se constituem enquanto sujeitos dessa escrita? De que discursos eles se apropriam para constituir os seus discursos – rígido-sólidos ou móvel-líquidos1? Que “marcas discursivas/identitárias” desses sujeitos pós-modernos se fazem presentes neste gênero textual? De que forma o professor de LP pode contribuir no sentido de facilitar a constituição de sujeitos a partir da produção textual? Nossa hipótese: em virtude de práticas tradicionais, sedimentadas ao longo do processo de ensino-aprendizagem de LP, torna-se possível que, ao produzir um artigo de opinião, a voz do sujeito-aluno seja suprimida por vozes de outros sujeitos. No entanto, acreditamos que o aluno não é apenas um sujeito descaracterizado que, ao produzir o artigo, devolve a palavra dita pela escola, pois ele também traz as suas marcas identitárias. E ainda que o professor de Língua Portuguesa, através de sequências didáticas, pode favorecer a constituição de sujeitos que têm direito à palavra e se constituem a partir dela. O que justifica esta pesquisa é a necessidade de contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem de LP, bem como a formação de novos sujeitos-escritores, donos dos seus dizeres, cidadãos através da palavra escrita. Esta pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e documental, subsidiada pela pesquisa-ação, foi realizada na cidade de Queimadas/PB. O seu corpus foi constituído por vinte (20) textos, produzidos por alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Teresa Alves de Moura. Tomamos como referencial teórico as contribuições de Hall (2003, 2014), Bauman (2005), Bakhtin (2011), Moita Lopes (1998; 2003), Dolz e Schneuwly (2004), dentre outros. A análise das produções nos fez ver a presença de elementos linguísticos que remetem tanto à identidade antiga (iluminista) quanto à identidade contemporânea, sendo oriundos de vários discursos: familiar, escolar, religiosa, midiático. Na realidade, os sujeitos-alunos repetem outros dizeres, já desgastados, sem reflexão – o familiar e o escolar. E não mobilizam, no caso do discurso escolar, os conteúdos para fundamentar seus ditos e refletir sobre os outros discursos, a exemplo do religioso, midiático... A voz da escola se faz presente a partir dos princípios morais, que se juntam aos valores morais familiares para constituir o discurso do discente - voz sem reflexão.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Bronzeado de Andrade (thiago@ch.uepb.edu.br) on 2018-06-08T11:47:16Z No. of bitstreams: 1 PDF - José Augusto Pereira da Silva.pdf: 26880559 bytes, checksum: fac0577180b60f86348a5788b558c4e4 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Milena Araújo (milaborges@ch.uepb.edu.br) on 2018-06-11T13:57:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - José Augusto Pereira da Silva.pdf: 26880559 bytes, checksum: fac0577180b60f86348a5788b558c4e4 (MD5)eng
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dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/7213/PDF%20-%20Jos%c3%a9%20Augusto%20Pereira%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSujeitopor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectProdução escritapor
dc.subjectSubjecteng
dc.subjectLanguageeng
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectWritten productioneng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleEscrita e constituição de identidades no ensino fundamental: reflexões sobre identidade discente a partir do gênero artigo de opiniãopor
dc.typeDissertaçãopor
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