Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3092
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Joana Paula Costa Cardoso e-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8144951865462528por
dc.contributor.advisor1Silva, Rosângela Neres Araújo da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2398653747944135por
dc.contributor.referee1Cavalcanti, Marineuma de Oliveira Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3535418783422124por
dc.contributor.referee2Aquino, Maria de Fátima de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0974910766203330por
dc.date.accessioned2018-06-06T15:21:56Z-
dc.date.issued2016-01-29-
dc.identifier.citationAndrade, Joana Paula Costa Cardoso e. Gêneros textuais virtuais: aspectos dialógicos e colaborativos da produção de postagens em Blog. 2016. 103f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3092-
dc.description.resumoO presente trabalho teve por objetivo tornar a prática da leitura e da escrita uma atividade significativa, através da produção textual de gêneros discursivos virtuais, com destaque para construção colaborativa de um blog, identificando a emergência de um estilo pessoal na produção textual escrita, possibilitando o estudo dos aspectos estilísticos dos textos informativos disseminados no mundo midiático. Para empreendermos esta análise, buscamos os estudos bakhtinianos (2000, 2009), acerca dos gêneros discursivos, bem como os estudos de Marchuschi (2008), sobre os gêneros textuais virtuais. Além disso, contamos com as contribuições de Pierre Lévy (2010) acerca do fenômeno da Cibercultura. Em seguida, realizamos a análise do corpus, a fim de observar os elementos que concorrem para construção de uma prática textual significativa. Os estudos realizados demonstraram que a participação dos alunos em espaços virtuais pode favorecer os processos de comunicação real, de autonomia do aluno em desenvolver o uso da língua, da utilização da prática de representação de papéis sociais, e por fim, da utilização de instrumentos que sejam capazes de ultrapassar as fronteiras do espaço físico da sala de aula. Podemos reconhecer, ainda, que uma abordagem mediada pelo trabalho com os gêneros textuais/discursivos humaniza as relações no espaço na sala de aula e fora dele, já que traz em si a preocupação de conceber a língua não apenas como um sistema com regras, estruturas e usos, mas como algo que representa uma comunidade, uma cultura.por
dc.description.abstractThis study aimed to make the practice of reading and writing a meaningful activity, through textual production virtual genres, highlighting collaborative construction of a blog, identifying the emergence of a personal style in writing textual production, allowing the study of the stylistic aspects of informational texts that is disseminated in the media world. To accomplish this analysis, we seek the Bakhtinian studies (2000, 2009), about the genres, as well as studies of Marchuschi (2008) on the virtual genres. In addition, we rely on the contributions of Pierre Lévy (2010) about the Ciberculture phenomenon. Then we conducted the analysis of the corpus, in order to observe the elements that contribute to building a meaningful textual practice. The studies carried have shown that the participation of students in virtual spaces can favor the real communication processes, learner autonomy in developing the use of language, the use of the practice of representation of social roles, and finally, the use of instruments be able to overcome the boundaries of physical space of the classroom. We recognize also that an approach mediated work with genres / discursive humanizes the relationships within the classroom and outside it, as it brings with it the concern of conceiving language as not only a system with rules, structures and uses, but as something that is a community, a culture.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Bronzeado de Andrade (thiago@ch.uepb.edu.br) on 2018-06-06T11:56:07Z No. of bitstreams: 1 PDF - Joana Paula Costa Cardoso e Andrade.pdf: 16296406 bytes, checksum: e355234c37b132b0fb5b6e1c8d2dc6a0 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Milena Araújo (milaborges@ch.uepb.edu.br) on 2018-06-06T15:21:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Joana Paula Costa Cardoso e Andrade.pdf: 16296406 bytes, checksum: e355234c37b132b0fb5b6e1c8d2dc6a0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-06T15:21:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Joana Paula Costa Cardoso e Andrade.pdf: 16296406 bytes, checksum: e355234c37b132b0fb5b6e1c8d2dc6a0 (MD5) Previous issue date: 2016-01-29eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/7171/PDF%20-%20Joana%20Paula%20Costa%20Cardoso%20e%20Andrade.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCiberculturapor
dc.subjectGêneros discursivospor
dc.subjectAprendizagem colaborativapor
dc.subjectCibercultureeng
dc.subjectCollaborative Learningeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleGêneros textuais virtuais: aspectos dialógicos e colaborativos da produção de postagens em Blogpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joana Paula Costa Cardoso e Andrade.pdfPDF - Joana Paula Costa Cardoso e Andrade15.91 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.