Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3083
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Dimas Bento-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5506802173630299por
dc.contributor.advisor1Silva, Rosângela Neres Araújo da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2398653747944135por
dc.contributor.referee1Cavalcanti, Marineuma de Oliveira Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3535418783422124por
dc.contributor.referee2Martins, Iara Ferreira de Melo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3624042741764952por
dc.date.accessioned2018-06-05T17:55:14Z-
dc.date.issued2018-02-20-
dc.identifier.citationFerreira, Dimas Bento. A multimodalidade nas aulas de língua portuguesa do nono ano: leitura e produção de tirinhas no site Toondoo. 2018. 99f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3083-
dc.description.resumoA presente pesquisa objetivou a análise das práticas de leitura e de produção textual de textos multimodais no contexto das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TIDIC). De acordo com Bakhtin (2014), a linguagem está relacionada às práticas sociais que contribuem para o funcionamento da sociedade. A medida que a sociedade evolui, as práticas mudam, bem como os gêneros produzidos para mediá-las. O surgimento dos gêneros textuais multimodais são um exemplo acarretado por esse fenômeno. Como a escola, enquanto agência de letramento, tem visto essas mudanças? Como preparar indivíduos para que possa se posicionar, de forma crítica e consciente mediante o contexto da hipermodernidade? É preciso que a perspectiva dos multiletramentos esteja presente nas práticas escolares. Para tal, escolhemos como locus da pesquisa, a turma do nono ano de uma escola Municipal da cidade de Logradouro-PB. Nossa pesquisa fundamenta-se nos estudos de Bakhtin (2014) que tratam dos gêneros discursivos; Rojo; Barbosa (2015) que abordam os gêneros no contexto da hipermodernidade; Moran (2013); que aborda a importância da inserção das tecnologias no ambiente escolar; Rojo; Moura (2012); Rojo (2013); Coscarelli (2016) que situam os multiletramentos, dentre outros que realizam estudos relacionados ao tema. Os resultados da pesquisa afirmam que o trabalho com os textos advindos das tecnologias favorece o letramento digital e crítico dos alunos. É preciso que a escola repense sua função e que se adeque as novas necessidades sociais, de forma que trabalhe para formação de alunos multiletrados.por
dc.description.abstractThe present research aimed at analyzing the reading and textual production of multimodal texts in the context of Digital Information and Communication Technologies (DICT). According to Bakhtin (2014), language is related to social practices that contribute to the functioning of society. As society evolves, practices change as well as the genres produced to mediate them. The emergence of multimodal textual genres is an example entailed by this phenomenon. How has the school, as a literacy agency, seen these changes? How to prepare individuals so that they can position themselves critically and consciously through the context of hypermodernity? It is necessary that the perspective of multiliteracies be present in school practices. For this, we chose as the research locus, the ninth grade class of a municipal school in the city of Logradouro-PB. Our research is based on the studies of Bakhtin (2014) that deal with the discursive genres; Rojo; Barbosa (2015) that approach the genres in the context of hypermodernity; Moran (2013); which addresses the importance of the insertion of technologies in the school environment; Rojo; Moura (2012); Rojo (2013); Coscarelli (2016) that situate multiliteracies The results of the research affirm that the work with the texts coming from the technologies favor the digital and critical literacy of the students. It is necessary that the school rethink its function, and that the new social needs adapt so that it works for the formation of multilevel students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Bronzeado de Andrade (thiago@ch.uepb.edu.br) on 2018-05-22T15:52:12Z No. of bitstreams: 1 PDF - Dimas Bento Ferreira.pdf: 20226701 bytes, checksum: 978e37793c1690ac9eca290fd98d8314 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Milena Araújo (milaborges@ch.uepb.edu.br) on 2018-06-05T17:55:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Dimas Bento Ferreira.pdf: 20226701 bytes, checksum: 978e37793c1690ac9eca290fd98d8314 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-05T17:55:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Dimas Bento Ferreira.pdf: 20226701 bytes, checksum: 978e37793c1690ac9eca290fd98d8314 (MD5) Previous issue date: 2018-02-20eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/7146/PDF%20-%20Dimas%20Bento%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectMultiletramentospor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectMultiletramentoseng
dc.subjectTecnologyeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleA multimodalidade nas aulas de língua portuguesa do nono ano: leitura e produção de tirinhas no site Toondoopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dimas Bento Ferreira.pdfPDF - Dimas Bento Ferreira19.75 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.