Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3064
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Benedito Olinto da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6226710452883028 | por |
dc.contributor.advisor1 | Lins, Juarez Nogueira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3990899335296722 | por |
dc.contributor.referee1 | Sales, Laurenia Souto | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7144884304424302 | por |
dc.contributor.referee2 | Silva Júnior, Leônidas José da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3968129915385876 | por |
dc.date.accessioned | 2018-06-04T18:05:05Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-28 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Benedito Olinto da. Encontro com a leitura literária - O texto dramático e a formação de leitores no ensino fundamental. 2018. 93f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3064 | - |
dc.description.resumo | Diante da necessidade de se buscar alternativas viáveis para o ensino-aprendizagem da leitura e escrita do texto literário, com vista à formação de leitores críticos, no ensino fundamental II, este estudo objetiva: (a) discutir a importância do texto dramático na formação de “leitores literários” na escola e (b) propor alternativas didáticas que estimulem o uso produtivo desses gêneros nas aulas de Língua Portuguesa. Para fundamentar a pesquisa, o referencial teórico utilizado trouxe as contribuições de Roubine (2003), Stalloni (2001), D’Onofrio (2001), Magaldi (1998), Piqué (1997), Cabral (1995), Brandão (1990) e Aristóteles (1975) sobre discussões acerca do texto dramático. Para as discussões acerca da leitura e escrita do texto literário – interpretação, compreensão e produção – buscou-se as contribuições de Cosson (2014), Solé (1998), Marcuschi (2008) entre outros. A pesquisa ancorou-se em uma perspectiva qualitativa, de cunho documental e pesquisa-ação. Resultou-se com esse trabalho a percepção de que o texto dramático aparece superficialmente no Livro Didático de Língua Portuguesa (LDLP), que a leitura e a produção do texto dramático no ensino fundamental contribuem para aproximar os alunos da literatura, percebendo-a como possibilidade de refletir acerca de nossa realidade utilizando a linguagem teatral como modalidade discursiva. | por |
dc.description.abstract | In view of the need to find viable alternatives for teaching and learning the reading and writing of the literary text, in order to train critical readers in elementary education II, this study aims to: (a) discuss the importance of dramatic text in the formation of "Literary readers" at school and (b) propose didactic alternatives that stimulate the productive use of these genres in Portuguese Language classes. In order to base the research, the theoretical reference used brought the contributions of Roubine (2003), Stalloni (2001), D'Onofrio (2001), Magaldi (1998), Piqué (1997), Cabral (1995), Brandão (1990) and Aristotle (1975) on discussions about the dramatic text. For the discussions about the reading and writing of the literary text - interpretation, comprehension and production - the contributions of Cosson (2014), Solé (1998), and Marcuschi (2008) among others. The research was anchored in a qualitative, documentary and action-research perspective. This work resulted in the perception that the dramatic text appears superficially in the Portuguese Language Didactic Book (LDLP), that the reading and the production of the dramatic text in the elementary school brings the students closer to literature, perceiving it as a possibility to reflect on of our reality using theatrical language as a discursive modality. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Bronzeado de Andrade (thiago@ch.uepb.edu.br) on 2018-06-04T15:49:05Z No. of bitstreams: 1 PDF - Benedito Olinto da Silva.pdf: 23860914 bytes, checksum: 7fb9324f237ec911231d2c2cc9100a0a (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Milena Araújo (milaborges@ch.uepb.edu.br) on 2018-06-04T18:05:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Benedito Olinto da Silva.pdf: 23860914 bytes, checksum: 7fb9324f237ec911231d2c2cc9100a0a (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-06-04T18:05:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Benedito Olinto da Silva.pdf: 23860914 bytes, checksum: 7fb9324f237ec911231d2c2cc9100a0a (MD5) Previous issue date: 2018-02-28 | eng |
dc.description.sponsorship | CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/7124/PDF%20-%20Benedito%20Olinto%20da%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Letramento literário | por |
dc.subject | Texto dramático | por |
dc.subject | Peça teatral | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Literary literature | eng |
dc.subject | Dramatic text | eng |
dc.subject | Theatrical play | eng |
dc.subject | Primary school | eng |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | por |
dc.title | Encontro com a leitura literária - O texto dramático e a formação de leitores no ensino fundamental | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PROFLETRAS - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Benedito Olinto da Silva.pdf | PDF - Benedito Olinto da Silva | 23.3 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.