Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3064
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Benedito Olinto da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6226710452883028por
dc.contributor.advisor1Lins, Juarez Nogueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3990899335296722por
dc.contributor.referee1Sales, Laurenia Souto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7144884304424302por
dc.contributor.referee2Silva Júnior, Leônidas José da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3968129915385876por
dc.date.accessioned2018-06-04T18:05:05Z-
dc.date.issued2018-02-28-
dc.identifier.citationSilva, Benedito Olinto da. Encontro com a leitura literária - O texto dramático e a formação de leitores no ensino fundamental. 2018. 93f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3064-
dc.description.resumoDiante da necessidade de se buscar alternativas viáveis para o ensino-aprendizagem da leitura e escrita do texto literário, com vista à formação de leitores críticos, no ensino fundamental II, este estudo objetiva: (a) discutir a importância do texto dramático na formação de “leitores literários” na escola e (b) propor alternativas didáticas que estimulem o uso produtivo desses gêneros nas aulas de Língua Portuguesa. Para fundamentar a pesquisa, o referencial teórico utilizado trouxe as contribuições de Roubine (2003), Stalloni (2001), D’Onofrio (2001), Magaldi (1998), Piqué (1997), Cabral (1995), Brandão (1990) e Aristóteles (1975) sobre discussões acerca do texto dramático. Para as discussões acerca da leitura e escrita do texto literário – interpretação, compreensão e produção – buscou-se as contribuições de Cosson (2014), Solé (1998), Marcuschi (2008) entre outros. A pesquisa ancorou-se em uma perspectiva qualitativa, de cunho documental e pesquisa-ação. Resultou-se com esse trabalho a percepção de que o texto dramático aparece superficialmente no Livro Didático de Língua Portuguesa (LDLP), que a leitura e a produção do texto dramático no ensino fundamental contribuem para aproximar os alunos da literatura, percebendo-a como possibilidade de refletir acerca de nossa realidade utilizando a linguagem teatral como modalidade discursiva.por
dc.description.abstractIn view of the need to find viable alternatives for teaching and learning the reading and writing of the literary text, in order to train critical readers in elementary education II, this study aims to: (a) discuss the importance of dramatic text in the formation of "Literary readers" at school and (b) propose didactic alternatives that stimulate the productive use of these genres in Portuguese Language classes. In order to base the research, the theoretical reference used brought the contributions of Roubine (2003), Stalloni (2001), D'Onofrio (2001), Magaldi (1998), Piqué (1997), Cabral (1995), Brandão (1990) and Aristotle (1975) on discussions about the dramatic text. For the discussions about the reading and writing of the literary text - interpretation, comprehension and production - the contributions of Cosson (2014), Solé (1998), and Marcuschi (2008) among others. The research was anchored in a qualitative, documentary and action-research perspective. This work resulted in the perception that the dramatic text appears superficially in the Portuguese Language Didactic Book (LDLP), that the reading and the production of the dramatic text in the elementary school brings the students closer to literature, perceiving it as a possibility to reflect on of our reality using theatrical language as a discursive modality.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Bronzeado de Andrade (thiago@ch.uepb.edu.br) on 2018-06-04T15:49:05Z No. of bitstreams: 1 PDF - Benedito Olinto da Silva.pdf: 23860914 bytes, checksum: 7fb9324f237ec911231d2c2cc9100a0a (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Milena Araújo (milaborges@ch.uepb.edu.br) on 2018-06-04T18:05:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Benedito Olinto da Silva.pdf: 23860914 bytes, checksum: 7fb9324f237ec911231d2c2cc9100a0a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-04T18:05:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Benedito Olinto da Silva.pdf: 23860914 bytes, checksum: 7fb9324f237ec911231d2c2cc9100a0a (MD5) Previous issue date: 2018-02-28eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/7124/PDF%20-%20Benedito%20Olinto%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLetramento literáriopor
dc.subjectTexto dramáticopor
dc.subjectPeça teatralpor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectLiterary literatureeng
dc.subjectDramatic texteng
dc.subjectTheatrical playeng
dc.subjectPrimary schooleng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleEncontro com a leitura literária - O texto dramático e a formação de leitores no ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Benedito Olinto da Silva.pdfPDF - Benedito Olinto da Silva23.3 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.