Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3036
Tipo do documento: Dissertação
Título: “Eu senti que faltava alguma coisa”: Uma análise do retorno à atividade para professores universitários
Autor: Lima, Anna Karenyna Guedes de Morais 
Primeiro orientador: Máximo, Thaís Augusta Cunha de Oliveira
Primeiro membro da banca: Silva, Josevânia da
Segundo membro da banca: Araújo, Anísio José da Silva
Resumo: A aposentadoria é vista como um processo de mudança, que pode trazer implicações em termos de inclusão social e da própria saúde e subjetividade dos sujeitos. Diante do movimento social que tem feito com que, vários trabalhadores posterguem a aposentadoria ou retornem à atividade, mesmo após a decisão pela mesma, esta dissertação teve por objetivo geral analisar os motivos para a volta ou não afastamento ao trabalho após a aposentadoria de docentes de ensino superior. Como aporte teórico foi utilizado a Psicodinâmica do trabalho, por meio dos pressupostos da centralidade do trabalho, e os conceitos de prazer, sofrimento e reconhecimento. Participaram desta pesquisa 10 docentes do ensino superior, sendo eles professores de Universidades Estadual, Federal e Particular da Paraíba, que já se aposentaram e retornaram ou permaneceram no trabalho docente após a aposentadoria, permanecendo de forma, voluntaria ou remunerada, selecionados pela instituição através de concurso publico ou contrato. Para a coleta de dados foram utilizados como instrumento um questionário sócio demográfico e uma entrevista semi-estruturada, abordando os seguintes temas: trabalho, aposentadoria e retorno à atividade. Os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo temática de Laville e Dione. Como resultado emergiram as seguintes categorias: escolha profissional, sentido do trabalho, sentido da aposentadoria e retorno a atividade, destacando assim em resposta aos objetivos, os elementos que contribuíram para a decisão de retorno ou não afastamento ao trabalho de docentes aposentados, dentre eles a interação social, o reconhecimento, o gosto pela atividade, o financeiro e o retorno à sociedade. Assim pode-se perceber que os dados trazidos pelos respondentes corroboram com a literatura quando a mesma apresenta interação social e o reconhecimento como determinantes para volta à atividade, estando esses fatores intimamente ligados aos alunos ou colegas de profissão.
Abstract: Retirement is seen as a process of change, which can have implications in terms of social inclusion and the subjects' own health and subjectivity. In the face of the social movement that has caused several workers to postpone retirement or return to work, even after the decision, the main objective of this dissertation was to analyze the reasons for returning or not leaving work after the retirement of higher education. As a theoretical contribution was used the Psychodynamics of work, through the assumptions of the centrality of work, and the concepts of pleasure, suffering and recognition. Ten higher education teachers participated in this study, being teachers of State, Federal and Private Universities of Paraíba, who have already retired and returned or remained in the teaching work after retirement, remaining in a voluntary or remunerated way, selected by the institution through Public tender or contract. To collect data, a socio-demographic questionnaire and a semi-structured interview were used as instruments, addressing the following themes: work, retirement and return to activity. The data were analyzed from the Thematic Content Analysis of Laville and Dione. As a result, the following categories emerged: professional choice, sense of work, sense of retirement and return to activity, thus highlighting in response to the objectives, elements that contributed to the decision to return or not to work retired teachers, among them Social interaction, recognition, the taste for activity, the financial and the return to society. Thus, it can be seen that the data presented by the respondents corroborate with the literature when it presents social interaction and the recognition as determinants to return to the activity, being these factors closely related to the students or colleagues of the profession.
Palavras-chave: Aposentadoria
Psicodinâmica do trabalho
Trabalho docente
Retirement
Teaching work
Work psychodynamics
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPS
Citação: LIMA, A. K. G. de M. “Eu senti que faltava alguma coisa”: Uma análise do retorno à atividade para professores universitários. 2017. 103f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde - PPGPS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3036
Data de defesa: 17-Mar-2017
Aparece nas coleções:PPGPS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anna Karenyna Guedes de Morais Lima.pdfPDF - Anna Karenyna Guedes de Morais Lima49.34 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.